No simbata (Martie 22), tivemos dois jogos pródigos em emoções e lances do mais puro fotbal. Comecemos nosso giro em Iasi, onde o Politehnica local fez um grande favor à maioria das echipa do Romenão, derrotando o líder CFR Cluj por 1 a 0. Foi um meci que exigiu dos atletas, antes de tudo, bravura: um festival de faltas estrepitosas e uma chuva de cartonase, com menção honrosa a Andrei Cristea (Poli Iasi) e Eugen Trica (CFR Cluj), que depois de um lance especialmente ríspido decidiram resolver suas diferenças de maneira, digamos, não-verbal. O arbitru, reconhecendo o esforço de ambos na aplicação de socos e voadoras, recompensou ambos com o cartona rossi (foto acima) - e, se considerarmos que Trica havia recebido o galbene há pouco mais de um minuto, só nos resta aplaudir os jucatori por essa sensacional demonstração de espírito esportiva à moda romena. De qualquer modo, Cristea foi quem saiu como herói maior do meci - não apenas por ter sido expulso, mas por ter cobrado o panalty que garantiu a vitória do Poli, em um jogo especialmente complicado por ser contra uma echipa que se credencia como favorita ao título - mesmo que as últimas rodadas do time de Cluj evidenciem uma considerável queda de rendimento. Estará o CFR Cluj perdendo o fôlego na reta final, justamente quando está prestes a conseguir seu primeiro Romenão no ano do centenário? O tempo dirá. No outro jogo do dia, o Dinamo Bucuresti levou um susto, chegou a estar empatando com o frágil Universitatea Cluj, mas recuperou-se e garantiu o 2 a 1 no finzinho do jogo, bucha certeira do atacant Ianis Zicu.
O duminica teve um número maior de jogos (cinco, para ser mais exato), e algumas surpresas dignas de registro. O vice-líder Steaua Bucuresti, por exemplo, chegou a dar um susto nos seus suporteri, levando gol aos míseros sete minutos de jogo contra o pouco temível UTA Arad. Depois de todo um primeiro tempo sofrível, os ros-albastrii voltaram com um novo espírito para a segunda etapa (como se pode ver na bonita foto ao lado), possivelmente efeito da cruel carraspana do presedinte Gigi Becali, e retomaram as rédeas do jogo. O Ghencea, antes silencioso como um mausoléu, se incendiou com a reação dos militarii, e o resultado acabou sendo a virada, sacramentada aos 44 mins da etapa final com um gol de Badea. Com o 2 a 1, e contando com a ajudinha do Poli Iasi, o Steaua está a apenas seis pontos do líder - o que, considerando a campanha demolidora que o CFR Cluj estava fazendo até o recesso do Romenão, é uma diferença perfeitamente alcançável. Já o Rapid, que vinha sendo a sombra mais próxima do líder, tropeçou novamente e acabou perdendo de 1 a 0 para o aguerrido mas modesto Gloria Buzau, que briga para não voltar para a Liga II na temporada 2008-2009. Outro a tropeçar foi o Poli Timisoara, que perdeu em casa para o Dacia Mioveni por 2 a 1 e perdeu a chance de entrar de vez na briga pela ponta de cima da tabela. Nos outros dois jogos, o Universitatea Craiova venceu em casa o FC Vaslui por 2 a 1, e o Otelul Galati detonou o Gloria Bistrita, em um jogo no qual o 2 a 0 final não faz justiça à ampla superioridade do time de Galati.
Por fim, os jogos de ontem. Foram dois meci sem maior impacto na tabela, para falar a verdade. O Unirea Urziceni, que outrora estava entre as sensações do campeonatul e chegou a estar por várias rodadas na vice-liderança, parece ter perdido o fôlego de vez e se resumiu a um insípido empate sem gols contra o igualmente chocho Ceahlaul. Aparentemente, a explosão de eficiência dos leões azuis deu o que tinha para dar, e considerando os últimos resultados do time (uma vitória, quatro egaluri e uma derrota nos últimos seis jogos) dificilmente o clube de Urziceni vai conseguir recuperar o ritmo a tempo de pleitear algo mais que uma posição intermediária no campeonatul. Por fim, em jogo de candidatos ao descenso, o Pandurii Tg Jiu se encarregou de afundar um pouco mais o Farul Constanta e de tirar os próprios pés do lodaçal, derrotando fora de casa os marinarii por 2 a 1 - que, vocês devem ter reparado, foi o placar preferido nessa rodada, ocorrendo em cinco dos nove jogos da etapa.
No momento, o CFR Cluj ainda lidera a peleja, com 56 puncte - seis a mais que o vice líder Steaua Bucuresti, que depois da entrada do 'antrenor' Marius Lacatus parece finalmente ter se recuperado no Romenão e começa a ameaçar o outrora virtual campeão. Na terceira posição, ainda um pouco distante (46 puncte) vai o atual campeão Dinamo, e Rapid, Unirea Urziceni e Poli Timisoara dividem a quarta pozitia, com um ponto a menos que o Dinamo e uma ligeira vantagem do Rapid na golaveraj (16 contra 12 e 11, respectivamente). E que os cardíacos se preparem: na etapa 26 do Romenão, teremos nada menos que Dinamo x CFR Cluj, confronto de morte pela ponta de cima da tabela. Diretamente interessado nesse confronto, o Steaua vai a Vaslui enfrentar o inconstante FC local - e uma eventual derrota do CFR Cluj conjugada a um triunfo dos militarii diminuiria a distância entre ambos para míseros três puncte. Rapid e Unirea terão jogos relativamente simples, enfrentando em casa o Ceahlaul Piatra Neamt e o Farul Constanta, respectivamente - enquanto o Poli Timisoara viaja a Bistrita para enfrentar o pouco confiável Gloria local. Em resumo, podem esperar para a semana que vem uma cobertura detida da próxima rodada do campeonatul romanesc, com destaque especial para Dinamo x CFR Cluj, mas sem ignorar os demais jogos dessa rodada pródiga em emoções. No meio tempo, vamos ver se damos um jeito de incluir alguma outra coisa por aqui, numas de recuperar o tempo perdido mesmo. Abraços a todos, e até breve.