Após considerável ausência causada pelo falecimento repentino de meu Windows XP (flores podem ser enviadas para meu email pessoal, obrigado), estamos de volta e dando início a nossa programação de férias. Para início de conversa, citemos um problema complicado, mas que infelizmente é realidade no futebol mundial e chega perigosamente na Romênia: a venda indiscriminada dos jovens talentos do futebol local. Uma situação triste, que no entanto é utilizada de modo ainda mais triste por veículos da imprensa que buscam apenas caluniar a Romênia e a pujança de seu fotbal.
Os dirigentes do Minerul Lupeni, clube que atualmente está na terceira posição na Seria 2 da Divizia B do Romenão, estão acertando os detalhes da negociação de seu 'portar' Cristian Belgradean (foto)para o Jiul Petrosani, clube que como sabemos anda passando por maus bocados na Liga I. O 'portar' em questão tem 19 anos, é tido como uma das grandes revelações do país e inclusive já foi convocado para a seleção de juniores do país em mais de uma oportunidade. Até aí, nada de mais, não fosse a pressão de parte dos dirigentes do Minerul, ligados à prefeitura do município de Lupeni, que viram no negócio a chance de melhorarem a infra-estrutura da cidade. Pressionado por um dos dirigentes mais influentes do clube (que, não por acaso, vem a ser Cornel Rasmerita, prefeito de Lupeni), o Minerul ofereceu ao Jiul Petrosani a troca de seu guarda-redes por um gasoduto para a cidade sede do clube - obra que seria financiada por Alin Simota, dono do Jiul e um dos homens de negócio mais bem-sucedidos do país (apesar do péssimo momento do clube, mas enfim). Aparentemente, o clube de Petrosani ainda não respondeu a essa, digamos, inusitada proposta. Uma nota em língua portuguesa, como de hábito cheia de imprecisões e exageros sensacionalistas, pode ser encontrada no link:
http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu2006/interna/0,,OI1313391-EI7486,00.html
A parte final do artigo é especialmente preconceituosa, associando o futebol romeno a uma série de negociações esdrúxulas e tentando passar a (falsa) impressão de que nos lados da Walachia e da Transilvânia não se dá qualquer valor à vida e à dignidade de um guerreiro do futebol. Falácia pura! Em poucas nações do globo um guerreiro do futebol é tão saudado por seus 'suporteri' quanto na Romênia: de fato, o espírito belicoso é generalizado, e muitas vezes verdadeiras batalhas campais ocorrem devido a pequenos insultos e insinuações sobre a honra de certos 'jucatori'. Fotbal é assunto muitíssimo sério na Romênia, e é absurdo que queiram associar essa atividade tão importante no espírito romeno com frivolidades e patuscadas - ainda mais porque até parece que só por lá ocorrem essas barbaridades. Ou alguém esquece de Aírton, zagueiro de história gloriosa, adquirido pelo Grêmio junto ao Força e Luz por um pavilhão (daí o apelido Aírton Pavilhão), ou de vários outros atletas trocados por pares de chuteiras, uniformes ou mesmo pela quitação de contas de água e luz - tudo isso aqui mesmo, no tão cantado e decantado "País do Futebol"? Façam-me o favor.
Sem contar que originalidade não é o forte do site brasileiro que publicou essa notícia. Vejam como termina a nota publicada nesse sítio português:
http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=13910
Lá, pelo menos, eles têm a justificativa da hostilidade declarada criada entre os países depois das falhas lamentáveis do também 'portar' Carlos Fernandes em jogos decisivos do Steaua Bucuresti: apelam à calúnia, na tentativa de salvarem o seu lado. Mas e os brazilianul? Será inveja? Despeito? Ou ignorância e preguiça, mesmo?
De qualquer maneira, que estejam avisados. O Bola Romena está alerta, e não engolirá tentativas de calúnia e deboche vindas de quem quer que seja. Que desprezem o fotbal romaniei, recusando-se a transmitir seus jogos e mesmo os 'goluri' dos 'campeonatul', vá lá; agora, na honra romena ninguém mexe. MESMO.
Abonați-vă la:
Postare comentarii (Atom)
5 comentarii:
Hummmm
Meus sentimentos pelo seu WindowsXP. Sentimentos por Igor Eastwood [que apenas conhecí hoje].
E...vejamos... posso fazer alguma coisa pelos jovens do futebol Romeno?
Obrigada pela visita lá no blog. Espero mudá-lo, logo.
Obrigada por ter dito que gostou.."mesmo".
E juro que mandaria as flores, se soubesse seu e-mail.
Abs e ótimo 2007
Revoltante. Caro Natusch, siga com seu incansável trabalho de valorização do futebol romeno aqui no Rio Grande. Já estava sentindo falta do Bola Romena.
Obrigado, Natusch!
Eu acho que sei o porquê da revolta lusitana contra o futebol romeno... a Romenia está em 7o na classificação por países e Portugal em 6o, porém muito próximo de perder esse lugar. Caso o Dinamo passe pelo Benfica na copa UEFA... aí são dois times romenos diretamente classificados para a CL e um no terceiro turno preeliminar.heheheh.
Eu diria que faz sentido, Alexandre =)
Obrigado pelas opiniões. Seja sempre bem vindo.
Trimiteți un comentariu