marți, decembrie 12, 2006

Fim de temporada: é trava na canela!

LIGA DOS CAMPEÕES

Parece que, finalmente, o Steaua Bucuresti está relembrando os anos 80 e jogando como de fato se deve disputar competições continentais: com bravura, galhardia e dedicação incansável. Basta ver os resultados recentes: Contra o Real Madrid, tomou 4 a 1 em pleno Ghencea e, lá na Espanha, jogou com qualidade e só levou 1 a 0 em uma falha lamentável de Nicolita. Já no meio da semana passada, jogando contra o Lyon em seu próprio covil, conseguiu um respeitável 1 a 1 em um jogo que poderia ter vencido, sendo que na fase inicial o time francês tinha aplicado sonoros 3 a 0 nos romenos, fora de casa. Verdade que o Olympique Lyon já estava classificadíssimo, líder do grupo e entrou em campo de chinelas em clima de férias total. Mas os ‘militarii’ foram superiores durante todo o match, de modo que o bom desempenho deve ser frisado aqui.


Nicolae Dica abriu o placar bem cedo, mais precisamente aos dois minutos de jogo, aparando no peito cruzamento de Paraschiv e fuzilando sem piedade o pobre guarda-redes de Coupet – que, se não estivesse usando colete à prova de balas em campo, certamente estaria no necrotério a essa altura. Diarra empataria o jogo aos 12mins, aparando cobrança de escanteio, mas mesmo após conquistar o empate os franceses mantiveram-se apáticos em campo, e o Steaua não deu sossego, pressionando com sofreguidão e sem trégua. No entanto, a ‘echipa’ francesa manteve o jogo em suspenso, tocando a bola calmamente quando tinha a posse da mesma e amorcegando o jogo ao máximo sempre que viável. Como resultado, não houve mais nenhuma mexida no placar, apesar da bela atuação de vários ‘jucatori’ do Steaua (com destaques especiais para Dica e para o regresso Mirel Radoi, que comandou o time dentro de campo com a velha sede de vitórias sangrentas) e das variadas oportunidades construídas.

De qualquer modo, o Steaua demonstra ter capacidade para fazer boa figura na UEFA Cupei, que irá disputar a partir do início do ano vindouro, e parece ter aprendido boas lições das traulitadas que impediram seu progresso na Liga dos Campeões. Se jogar com a raça que está demonstrando, e acertar um pouco a pontaria no ataque, pode fazer bonita figura. Veremos se esses prognósticos se confirmam, e mais um grande representante do fotbal romaniei se une a Rapid e Dinamo na disputa da competição.

LIGA 1

Vineri, decembrie 08: jogos trepidantes nesse primeiro dia da ‘etapa 19’ do Romenão. De cara, falemos da vitória fora de casa do FC Vaslui sobre o UTA Arad, partida que prevíamos na semana passada seria das mais interessantes. E, como dito, a disputa foi mesmo entre Frunza e Lacatus, e Frunza se deu melhor no fim das contas. Mas não Viorel Frunza, o leão moldovar – e sim seu xará Sorin Frunza, romeno e ‘miljocas’ reserva do Vaslui. Foi dele (que, frisemos, não é mais do que parente distante do grande herói das partidas anteriores) o gol salvador do FC Vaslui, marcado no finalzinho do primeiro tempo do ‘meciuri’. Antes e depois do gol, o time de verde armou uma lindíssima retranca, como pode ser visto na foto acima, e segurou com galhardia um resultado de alta importância na sua irresistível ascensão no campeonatul romanesc. O outrora relegado clube já é sétimo na clasamentul, e começa a ser tornar um candidato a uma vaga na UEFA Cupei, caso continue com esse desempenho impressionante. Resta-nos saber o que será do FC Vaslui caso se confirme o boato corrente de que o moldovar Viorel Frunza está se acertando com o CFR Cluj por 300 000 euros: o que será do clube sem seu talismã e guerreiro-mor? Bom, talvez o outro e emergente Frunza possa honrar o sobrenome e manter a escalada da equipe, vá saber...

Nos outros dois jogos, duas surpresas. Quer dizer, o desmilingüido Ceahlaul Piatra Neamt perder em casa para o Poli Iasi não chega a ser tão insólito assim, o que surpreende mesmo é o placar: 0 a 4, uma tunda de laço em pleno Stadionul Ceahlăul. Já aos 7mins Marius Onofras abria o placar para o Poli Iasi, e a partir daí foi um domínio absoluto do time de azul e branco, transformando os ‘ursos da Carphatia’ em mimosos e frágeis bichinhos de pelúcia. Destaque para o próprio ‘atacant’ Onofras, autor de dois ‘goluri’. Depois do fiasco, Ioan Mironas, o diretor esportivo do time de Piatra Neamt, já anunciou o que fará para evitar que o clube retorne à Divizia B, da qual saiu na temporada anterior: forçará os atletas a um retiro espiritual na montanha Ceahlau, que dá nome ao clube, para tentarem recuperar o espírito guerreiro agora evadido. Nada de festas ocidentais nesse fim de ano para os ‘jucatori’ do Ceahlaul, pelo jeito.

E o vineri nos ofereceu também a primeira zebra da rodada. O FC National, verdadeiro saco de pancadas do campeonatul, resolveu mostrar serviço e, contra todos os prognósticos, venceu o Gloria Bistrita por 1 a 0. O Cotroceni não estava acostumado a receber um National tão aguerrido, e os ‘bancarii’ de fato fizeram uma partida de grande bravura, surpreendendo completamente os ‘vampiros azuis’. O gol foi assinalado por Savu, ainda aos 19min da etapa inicial, e se o resultado não chega a reabilitar de vez os pobres bucurestinos (continuam lanternas, agora com 13 ‘puncte’), lança um lampejo de esperança nas trevas nas quais os ‘bancarii’ e seus ‘suporteri’ se afundavam – para desconsolo dos torcedores do Gloria, mas aí são outros quinhentos.

Simbata, Decembrie 09: Dos três jogos do dia, dois foram de pouco interesse e/ou emoção, para sermos honestos. Otelul Galati e Farul Constanta ficaram num 0 a 0 deveras insípido, e o Poli Timisoara não tomou conhecimento do FC Arges, detendo a reação incipiente do clube de uniforme roxo e só não fazendo um estrago ainda maior porque Prepelita descontou no finalzinho, deixando o placar em 3 a 1 pró-Poli.

Por fim, a grande zebra da rodada: Jiul Petrosani 1 x 0 Rapid Bucuresti. Sim, o resultado é surpreendente e deve ter posto em bancarrota inúmeros apostadores do mercado negro, então repetiremos: Jiul Petrosani 1 x 0 Rapid Bucuresti. Foi um jogo feio, no qual os ‘giulesteni’ demonstraram uma apatia totalmente contrastante com o vigor assassino de rodadas anteriores. Já o Jiul jogou sem talento, mas com bravura, e não raro chegaram a tomar a iniciativa da partida – tanto no ‘fotbal’ quanto na pancadaria. O Rapid (que bateu o recorde romeno de ‘meciuri’ em um só ano, tendo disputado 55 jogos nesse 2006 que vai chegando ao fim), muito mais time, tentou impor-se na base da bola no chão e da firulinha, mas os deuses do futebol romeno não gostam de frescura, e puniram exemplarmente os ‘feroviari’ aos 41 do segundo tempo: Bogdan Vrajitoarea fez uma jogada esdrúxula, e de algum modo a bola entrou nas redes do Rapid, sendo assinalado o 1 a 0 e a vitória inesperada do Jiul. O Rapid não perde só a chance de se manter firme na briga pelo título, mas também o rebolado e boa parte de sua moral – enquanto o Jiul, embora ainda longe do fim do túnel pútrido da fuga da Divizia B, ganha um certo alento e pode começar a sonhar com coisas melhores daqui por diante.

Duminica, decembrie 10: O último dia de atividades nos campeonatos romenos de futebol em 2006 teve na Liga 1 vários acontecimentos e resultados até certo modo imprevisíveis. Dois jogos, para sermos honestos, terminaram em insípidos 0 a 0. O CFR Cluj perdeu a oportunidade de vencer o Unirea Urziceni, certo – mas isso não se compara à tropeçada do Steaua Bucuresti, que deixou escapar a chance dos três ‘puncte’ em um jogo dificílimo contra o Universitatea Craiova. Desde antes do ‘meciuri’, o clima no Stadionul Ion Oblemenco e arredores era de guerra civil declarada. Inúmeros confrontos eclodiram entre os ‘suporteri’ do Universitatea e do Steaua antes e durante o jogo, com momentos de barbárie explícita (fotos). Os cerca de 300 ‘militarii’ presentes ficaram acuados num pequeno espaço no estádio, e o pau comeu solto o tempo inteiro, com a conivência da força policial e dos dirigentes do clube de Craiova. Dentro do campo, a batalha foi tão cruenta quanto nas arquibancadas, e os ‘jucatori’ do Craiova, inflamados pela selvageria fora do campo, apelaram bonito dentro dele, distribuindo uma saraivada de jogadas espetacularmente desleais. O Steaua respondia como podia, e dois ‘jucatori’ do Universitatea foram premiados com ‘cartonas rossi’: Velcovici (que, sentindo-se diminuído por ter recebido um simplório ‘galbene’ pôs-se a insultar ruidosamente todos os parentes vivos e mortos do ‘arbitru’ até que esse reconsiderasse e aplicasse o vermelhão) e Stoica (que já nos descontos resolveu aplicar uma voadora acrobática no adversário, por pouco não o mandando direto para o necrotério). De qualquer modo, nenhum dos dois times balançou as redes, e o resultado acabou sendo pouco interessante para os dois – e os prejuízos no Íon Oblemenco vão custar uma nota aos combalidos cofres do clube de Craiova.

O resultado do Steaua fica ainda mais desanimador combinado com os estrepitosos 3 a 0 aplicados pelo Dinamo contra o Pandurii Tg Jiu, fora de casa. O estraga-prazer do campeonatul nem viu a cor da bola, e os golos de Danciulescu (2) e Ganea foram até modestos diante da enorme superioridade dos ‘canii rossi’ durante todo o embate. Agora, a vantagem do líder para o vice aumentou para quase inexpugnáveis 13 ‘puncte’, e é cada vez menos provável que seja possível recuperar esse terreno todo nas 15 ‘etapa’ que faltam, ainda mais considerando que o Dinamo simplesmente não perde para quase ninguém. O Rapid Bucuresti e o CFR cluj também perderam terreno, e a verdade é que muito dificilmente o Dinamo vai escorregar ao ponto de realmente dar emoção ao romenão, sendo já nesse momento o virtual campeão do campeonatul. Isso se as coisas não mudarem, claro.

E era isso. Nada de Divizias A e B até março – medida necessária, na medida em que a neve cobre o leste europeu e fica impraticável o nobre esporte romeno nas inóspitas temperaturas negativas dessa época do ano. Ainda tem alguns jogos pela UEFA Cupei, mas fora isso é recesso até o início do ano que vem. Mas não esmoreça, fiel leitor: o Bola Romena seguirá firme e forte, e passaremos esse período de recesso relatando várias histórias curiosas da maravilhosa cosmogonia do fotbal romaniei e da Romênia de modo geral. Permaneçam ligados, pois.

Un comentariu:

Anonim spunea...

Fiquei surpreso positivamente com o fato de o Steaua conseguir empatar com o Lyon em pleno Gerland. E o Rubro-celeste do Cáucaso ainda saiu na frente!