luni, decembrie 17, 2007

Fim de temporada: hora de cuspir sangue!

Pois é, amigos(as). Encerrando-se a temporada 2007 do melhor fotbal do mundo, nada mais justo e adequado do que darmos uma revisada no que andou ocorrendo nas competições em que os romenos participam. Ou seja, hora de passar a régua e fechar a conta – e vamos fechar a conta com categoria, chegando de carrinho por cima da bola como tem que ser. Preparados? Então, lá vai:

LIGA I

De cara, falemos no evento mais importante da etapa 19 do Romenão: a perda do selinho do CFR Cluj, ocorrida em Timisoara diante do Poli local. Foi um jogo renhido, com muita correria e jogadas de puro fotbal de ambos os lados (foto) – pena que o ‘arbitru’ teve atuação discutível, e deu apenas dois ‘cartonase galbene’ durante todo o match, sendo que a pujança do jogo merecia muito mais, quem sabe até um ‘rossi’ ou dois para cada lado. Foi, enfim, um meci movimentado e emocionante, mas que no entanto só resultou em um solitário gol – e aos 44 do segundo tempo, obra de uma bela jogada coletiva do Poli e concluída com perfeição pelo ‘miljocas’ Aliuta. Com o resultado, pouca coisa muda realmente na clasamentul – CFR Cluj segue líder isoladaço, e os bănăţenii estão em quinto lugar, lutando para se manterem na faixa de luta pelos torneios continentais. Na verdade, o grande valor desse resultado de 1x0 para o Poli Timisoara é simbólico – mostrar que, mesmo vivendo uma fase excepcional, o CFR Cluj não é imbatível e que ainda há chances de reversão no panorama do campeonatul romanesc. Se vão se concretizar ou não, são outros quinhentos – mas o triunfo dos bănăţenii dá um ânimo novo aos que lutam pelo topo, e pode incendiar o romenão a partir de março, caso o time de Cluj dê mais algumas tropeçadas. É esperar para ver.

De qualquer modo, alguns times gostaram deveras do escorregão do CFR Cluj. Um deles foi o Unirea Urziceni, que se mantém em excelente fase para um time que joga apenas a segunda temporada na Liga I em toda a sua história. Jogando fora de casa em um gramado coberto de neve (foto), os leões azuis – que, curiosamente, jogaram com uniforme laranja - não tomaram conhecimento do pobre Universitatea Cluj, e aplicaram 2 a 0 com firmeza e sem nenhuma piedade. Os ‘goluri’ foram marcados por Bilasco e Danalache. Outro que se deu bem foi o Rapid, repetindo o feito do Unirea: venceu fora de casa o Gloria Bistrita, desta feita pelo placar de 2 a 1. Mas foi um meci mais complicado: os giulesteni fizeram 2 a 0, buchas de Buga e Dica, mas os ‘Vampirii Albaştri’ descontaram com o ‘atacant’ sérvio Hadzibulic e por pouco não alcançaram a ‘egalitate’ antes do apito final. Já o Steaua, que está embolado com Unirea e Rapid na segunda ‘pozitia’, ganhou fácil do Farul Constanta, 3 a 0 com direito a ‘autogol’ de Schiopa para fechar a noite com chave de chumbo.

No pelotão intermediário, o placar mais significativo foi a vitória do FC Vaslui sobre o atual campeão Dinamo Bucuresti: 2 a 1, com atuação luxuosa do ‘miljocas’ Sorin Frunza. O homem abriu o placar aos 17mins, em um momento no qual os Galben-Verzii mandavam no jogo – mas os ‘canii rossi’ foram se aprumando na partida, e finalmente empataram no comecinho da segunda etapa, golaço de Bratu. Depois do gol do Dinamo, tudo apontava para o empate – até Frunza tomar as dores do jogo e colocar o Vaslui na frente de novo, com um gol do mais puro traquejo romanesc. Com a infrangeri, os cães vermelhos se distanciam bastante da luta pelo bicampeonato, enquanto o FC Vaslui retoma fôlego e passa a ser um candidato a ser considerado na luta pelas vagas na Cupa Uefa ou na Intertoto. Nos demais jogos, o Dacia Mioveni tropeçou em casa diante do modesto UTA Arad (0x1), enquanto o Universitatea Craiova triunfou de virada sobre o Poli Iasi (2x1). Curiosos, mesmo, foram os dois jogos restantes: o Gloria Buzau saiu perdendo em casa para o Ceahlaul, mas não só virou o jogo como aplicou retumbantes 4 a 1 nos ‘Ursos da Carpathia’, reduzidos no fim das contas a mimosos bichinhos de pelúcia. Já Otelul Galati 3x1 Pandurii Tg Jiu foi praticamente uma disputa de pênaltis – três dos quatro gols do meci saíram assim, sendo que só o segundo gol do Otelul aconteceu com a bola rolando de fato. De qualquer modo, se foi derrotado nos ‘panalty’, o Pandurii aplicou 2 a 0 nos ‘cartona rossi’ – com destaque para Ilie Iordache, que não precisou de mais do que três minutos de jogo para garantir com honras a sua consagração. Esse tem o espírito do fotbal romaniei!

Na clasamentul, o CFR Cluj mantém a ponta, com ainda folgados 46 ‘puncte’ – Rapid Bucuresti, Unirea Urziceni e Steaua Bucuresti estão empatados com 38, separados apenas pela ‘golaveraj’. Poli Timisoara está um pouco atrás, com 35, e o Dinamo se mantém numa pouco agradável sexta ‘pozitia’ com 32 ‘puncte’. Na ponta de baixo, o U Cluj (11) é forte candidato ao relegamento, enquanto Pandurii (15), Farul Constanta (17) e UTA Arad (18) vão ficando com as outras vagas para a Liga II – da qual, aliás, falaremos logo em seguida. Na verdade, ainda falta um jogo atrasado para encerrar o ano na Liga I – Ceahlaul Piatra Neamt x Rapid Bucuresti, confronto que acontece nessa quarta feira, decembrie 19. Partida importante, pois se os giulesteni vencerem chegam aos 41 ‘puncte’ e se isolam na segunda ‘pozitia’ – a apenas cinco ‘puncte’ do CFR Cluj, o que colocaria de vez fogo no Romenão. Claro que cobriremos essa partida com toda a atenção, fiquem tranqüilos...

LIGA II

Seria 1: O FC Brasov segue tranquilamente sua jornada rumo à Divizia A na temporada 2008/2009 do Romenão. Na última rodada do ano – ocorrida nos dias 23 a 25 de novembro – os ‘stegarii’ despacharam o Sportul Studentesc Bucuresti, marcando 3 a 0 em uma partida relativamente tranqüila (foto). No momento, o time galbeni-negrii tem 46 ‘puncte’, onze a mais que o vice-líder CS Otopeni – que fez um desfavor a si mesmo e perdeu de 2 a 1 para o FC AS Botosani, distanciando-se na busca pela liderança. O Concordia Chiajna, terceiro lugar com 32 ‘puncte’, também tropeçou, tomando 3 a 1 do Prefabricate 05 Modelul Calarasi – o que acaba permitindo a aproximação do Delta Tulcea, que triunfou fora de casa sobre o FC Sacele e aos poucos começa a bafejar na nuca dos líderes. A lamentar, as campanhas ruins de clubes de certa tradição como Progresul Bucuresti (décimo-segundo, com 17) e o nosso bem-quisto Petrolul Ploiesti, que parece que vai ficar fora da festa de novo: perdeu para o time II do Dinamo Bucuresti e viceja na oitava ‘pozitia’, com modestíssimos 25 ‘puncte’. Parece que a raposa amarela não sobe tão cedo – uma pena.

Seria 2: O FC Arges Pitesti vai cumprindo com dignidade sua tarefa, e é forte candidato a regressar para a Liga I na próxima temporada. Meteu estrepitosos 6 a 0 no infeliz Muresul Deva, e lidera com certa folga a Seria 2, acumulando 14 ‘victorii’ e 42 ‘puncte’’ no campeonatul. O segundo posto é do surpreendente Gaz Metan, que sempre ficava em posições intermediárias, mas que nessa temporada está indo muito bem, e periga até conseguir uma vaga na Liga I – coisa que, até hoje, conseguiu apenas na temporada 2000/2001, sendo relegado logo depois. Na rodada final de 2007, o Gaz Metan venceu uma partida importante, metendo 2 a 0 no quarto colocado Liberty Oradea e enchendo as ruas da pequena cidade de Medias de alegre arruaça. É de se imaginar se vai sobrar muita coisa da pequena cidade de 55 mil habitantes caso o Gaz Metan consiga de fato regressar à Divizia A no ano que vem. Em terceiro vai o Ramnicu Valcea (34), enquanto o já citado Liberty se mantém em quarto (30) e o também já citado e goleado Muresul Deva permanece em quinto, também com 30 ‘puncte’. O Jiul Petrosani, outro relegado da temporada 2006/2007, está em sexto (28), e parece fadado a penar um pouco mais nas agruras da Liga II.

CUPA ROMANIEI

Foram disputados em decembrie 5 os jogos válidos pelas optimi de finala da Cupa Romaniei. As maiores surpresas, se é que podemos falar assim, foram duas. Por um lado, o FC Brasov – que, como visto acima, faz campanha excelente na Liga II - superou nos pênaltis ao Otelul Galati, depois de uma ‘egalitate’ de 2 a 2 no tempo normal. Considerando que um time está na divisão principal e o outro na acessória, a desclassificação do primeiro seria inesperada – mas nem tanto no caso, afinal, o FC Brasov vem jogando bem e o Otelul, bem, meio que está se especializando em dar desgostos à sua torcida. A outra quase-surpresa das eliminatórias foi a vitória de 2 a 0 do Unirea Urziceni sobre o Steaua Bucuresti. Seria um placar inesperado há uma ou duas temporadas atrás, quando o Steaua era soberano no fotbal romeno e o Unirea uma echipa modesta lutando para se sustentar na Liga I. Mas, considerando as atuais circunstâncias, o placar só comprova que a) os leões azuis vivem mesmo uma fase privilegiada e b) que os “militarii” estão numa maré de azar da qual está meio difícil de livrarem-se. De qualquer modo, o Steaua não poupou críticas à 'arbitrajul', e Adrian Ilie em especial acabou soltando o verbo, sobrando até para os tataravôs dos juízes envolvidos na condução do meci.

Nos outros jogos, o que era surpresa pouca vira surpresa nenhuma. O Dinamo, como previsto, patrolou o Sanatatea Servicii Pubice Cluj por folgados 4 a 0, enquanto o CFR Cluj foi mais modesto e aplicou um singelo porém eficiente 1 a 0 no Jiul Petrosani. O Dacia Mioveni meter 3 a 0 no Ceahlaul talvez pareça um pouco exagerado, mas as vitórias fora de casa de Rapid Bucuresti (3x0 no Poli Iasi) e do Pandurii Tg Jiu (2x0 no desmilingüido U Cluj) não podem ser tidas de modo algum como impressionantes. Por fim, o Gloria Buzau conseguiu em casa uma classificação dramática contra o Poli Timisoara, empatando em 2 a 2 no tempo normal e tendo que resolver tudo nas cobranças de “panalty” – quando, de modo muito eficiente, o Gloria acertou todos os chutes, fazendo 5 a 3 na decisão final. Não há definição de confrontos ou datas para os jogos das quartas de final – o sorteio deve ser realizado apenas no início de março. Seja como for, o páreo vai ser bem corrido, sem a menor dúvida.

LIGA CAMPIONILOR

Bem, digamos que os suporteri do Steaua devem estar aliviados de poderem dizer: enfim, acabou. Foi uma das campanhas mais medíocres feitas pelos ‘militarii’ em todos os tempos: em seis jogos, cinco derrotas, um empate e míseros quatro ‘goluri’ marcados, em uma campanha que rendeu um solitário ponto e a inevitável lanterna na Grupo H da Liga Campionilor 2007/2008. Nada deu certo desde o início, para sermos honestos, e a sucessão de desastres dentro e fora de campo não poderia mesmo ter dado em outra coisa. Os dois últimos jogos do ‘ros-albastrii’ nem foram tão estrepitosamente ruins, na verdade, embora longe tenham estado de salvar a pátria. O empate no dia 27 de novembro contra o Slavia Prague (1x1) foi o fim definitivo das já raquíticas chances do Steaua qualificar-se na Cupa Uefa, mas ao menos deu aos ‘suporteri’ a chance de ver sua echipa jogar uma partida internacional sem perder, o que nas circunstâncias se revelou uma grande coisa. O time romeno saiu ganhando logo no início do meci, com uma bucha caprichada de Valentin Badea, e tomou conta da primeira etapa – poderia ter garantido uma victorie nos primeiros 45mins sem maiores problemas. No entanto, o Slavia conseguiu equilibrar as coisas no segundo tempo, e acabou achando o empate em um cabeceio de Senderik. Já o jogo de 12 de dezembro teve ares de despedida para o Steaua – e das mais melancólicas, pois a equipe foi derrotada na Inglaterra pelo Arsenal, em um 2 a 1 pouco honroso, mas pelo menos não fiasquento como alguns imaginavam. No primeiro tempo só deu Arsenal, e os ‘militarii’ voltaram ao vestiário no intervalo com dois gols nas costas, marcados pelos ‘gunners’ Diaby e Bendtner. No entanto, a carraspana cruel de Marius Lacatus deve ter mexido com os brios do Steaua, que voltou bem melhor ao cotejo e acabou descontando através de Zaharia. Na verdade, o ‘ros-albastrii’ poderia ter até chegado a uma muito digna ‘egalitate’, em um chute de Petre que passou tirando tinta da trave defendida pelo ‘portar’ Lehmann. Seja como for, o fim de tanto suplício acabou sendo um alívio para quem gosta do fotbal romaniei – e, como o Steaua já se deu mal na Cupa Romaniei e está em uma disputa sangrenta pelas primeiras posições da Divizia A do Romenão, restará ao primeiro semestre de 2008 dos ‘militarii’ lutar por uma vaga nas competições continentais, de modo que seja logo possível apagar a má impressão de 2007 e correr atrás de coisas melhores. É o que torcemos para que aconteça, pelo bem do melhor fotbal do planeta.

E era isso. Depois de Ceahlaul x Rapid no meio dessa semana, férias coletivas no fotbal romaniei e campeonatos paralisados até o início de março. Mas não pense que isso implica em férias no Bola Romena também, caro leitor(a): na verdade, vamos manter o portal ativo, com uma programação de férias preparada especialmente para os admiradores do que de fato interessa no esporte internacional. Antes do fim do ano, traremos um relato cuidadoso do último jogo do calendário romeno de 2007, e se tudo der certo vamos também publicar o há muito prometido e adiado panorama da Liga III, explicando em minúcias o funcionamento e particularidades da divisão de acesso mais cruenta e belicosa do esporte mundial. E guardamos também algumas surpresas para vocês, incluindo alguns perfis de atletas históricos e, possivelmente, melhorias na navegação e funcionalidade do portal. Muito obrigado a todos pelo apoio e interesse, e podem ter certeza de que nos veremos em breve. Até lá.

Un comentariu:

Anonim spunea...

O período após as férias promete muito,principalmente pelo fato do CFR Cluj ter perdido sua primeira partida .A dúvida fica no ar,será que o ritmo será mantido ou o Cluj vai "amarelar".quem viver verá...