SIMBATA, DECEMBRIE 08
- Farul Constanta 3x1 Universitatea Craiova: de início, parecia que o Farul ia tropeçar em casa, e se cristalizar ainda mais na zona do descenso. Aos 13mins, Costea abriu o placar para o time de Craiova, lançando pânico entre os já ressabiados ‘suporteri’ do ‘marinarii’. Mas a reação viria na segunda etapa: com goluri de Maxim (cobrando ‘panalty’), Gerlem e Forlea, os ‘tubarões azuis’ viraram o jogo, e agora estão a um ponto de sair da zona do desespero. Azar do Universitatea Craiova, que com a ‘infrangeri’ está agora na rabeira, podendo ser superado na próxima rodada pelo próprio Farul e mergulhar no lodo do possível relegamento à Liga II. Mundo irônico, não?
- UTA Arad 1x1 FC Vaslui: meci deveras emocionante, esse. Primeiramente, um festival de cartonase – incluindo dois consagradores ‘rossi’, um para o Vaslui e outro para o UTA, conquistado gloriosamente por Varga aos 47 do segundo tempo. E, além disso, o jogo também teve emoção com a bola rolando, não só com as agressões covardes e o entra-e-sai de padioleiros. O time de Arad, que está desesperado para sair da zona da degola, saiu ganhando – gol de Alexander Baltoi nos primeiros instantes da segunda etapa. Mas o Vaslui, que bem ou mal está lutando por coisas melhores no Romenão, não se intimidou e foi atrás da ‘egalitate’ – conquistada, ao preço de muito sangue, aos 44 minutos da etapa final, gol do corajoso ‘atacant’ Vasile Buhăescu. Desnecessário dizer que ‘jucatori’ e ‘suporteri’ do UTA não encararam placidamente esse empate no apagar das luzes, e então tivemos o gran finale de uma noite de puro fotbal – a batalha campal, cobrindo a grama do UTA Stadium e, posteriormente, as próprias ruas de Arad de alegre e festiva guerra civil. Lindo mesmo, acreditem.
- Dinamo Bucuresti 2x0 Gloria Buzau: o meci mais significativo em termos de tabela foi, também, o mais chato do simbata. Os ‘canii rossi’ ficaram o jogo inteiro cozinhando em fogo brando os ‘Glorioşii’, e no fim do embate meteram duas buchas chochas mas efetivas, ganhando a partida sem maiores sobressaltos. Em suma, um jogo chocho, no qual aconteceu o que todo mundo esperava, e era isso. Foi, de qualquer modo, uma estréia promissora para os novos ‘antrenori’ do Dinamo, Cornel Dinu e Cornel Talnar, que substituem o italiano Walter Zenga, que acabou não ficando mais que três meses no comando do time.
DUMINICA, DECEMBRIE 09
- Pandurii Tg Jiu 2x2 U Cluj: esse foi um confronto chato, apesar dos quatro goluri – afinal, as duas ‘echipa’ estão entre as mais fracas do campeonatul romanesc, e tem sido uma tortura para os ‘suporteri’ assistir os jogos molengas e sem traquejo proporcionados pelos dois times. Mas, para os torcedores do clube brazilianul Grêmio que lêem esse portal, tenho ao menos o prazer de dar uma bela notícia. O jogo estava 2 a 1 para o U Cluj até os 44 do segundo tempo, quando o recém-contratado ‘fundas’ Clujiano Fabio Bilica – que, eu tenho certeza, é lembrado com carinho pela torcida gremista graças a sua passagem gloriosa pelo tricolor gaúcho – se encarregou de fazer o gol contra e empatar a partida. Óbvio que o cidadão foi recebido com festa pela torcida na volta para Cluj. Óbvio.
- Unirea Urziceni 2x0 Gloria Bistrita: recuperação do Unirea, depois da inesperada derrota em casa para o Dacia Mioveni. Foi um jogo pouco movimentado, no qual o sempre respeitável time de Bistrita mostrou-se apático e pouco determinado, garantindo aos ‘voluntari’ de Urziceni uma ‘victori’ sem maiores sobressaltos.
- Poli Iasi 2x1 Poli Timisoara: no confronto dos ‘Politehnicas’, o time de Iasi deu uma ducha de água fria no até então embalado clube de Timisoara. Balba abriu o placar para o time da casa logo aos 11 minutos, mas os ‘Bănăţenii’ foram corajosos e na metade do segundo tempo empataram por meio do ‘atacant’ esloveno Dejan Rušič. Pouco depois, porém, Iosic Kalay calou a voz do time de Timisoara, complicando um pouco as pretensões do time violeta no campeonatul.
- Rapid 3x0 Dacia Mioveni: confirmando sua ascensão no Romenão, os ‘giulesteni’ não tomaram conhecimento do Dacia Mioveni, que vinha faceirinho depois de ter ganhado fora de casa do Unirea Urziceni, mas que em Bucuresti acabou comendo o pão que o diabo amassou. Foi um massacre, que só não resultou numa goleada estrondosa porque os ‘jucatori’ do Rapid resolveram tirar o pé nos momentos finais do meci, poupando o time de Mioveni de um vexame ainda maior.
- Ceahlaul Piatra Neamt 0x1 Steaua Bucuresti: outro que está crescendo mais e mais na clasamentul é o Steaua. Aparentemente, a entrada do lendário ‘fiara’ Marius Lacatus como ‘antrenor’ causou forte efeito sobre os ‘jucatori’, que passaram a respeitar a história do manto ‘ros-albastrii’ e estão empilhando ‘victorii’ desde então. A vítima da vez foi o pobre Ceahlaul, que tomou o gol de Badea logo aos 18 minutos e, prostrado, foi incapaz de buscar reação. Os ‘militarii’, depois de estarem em situação periclitante, já estão na briga pelas vagas nos torneios continentais – e não duvido que, se o CFR Cluj bobear, eles consigam beliscar o título. Problema vai ser o CFR Cluj bobear...
- CFR Cluj 3x1 Otelul Galati: não tem para ninguém. O CFR Cluj é, disparado, o mais qualificado e competente clube do Romenão, e parece mesmo que vai comemorar seu centenário de maneira gloriosa, com o primeiro título nacional. Depois da tristeza de 2005, quando o clube perdeu a Intertoto na finalíssima para o Lens, da França (depois de ter batido Athletic Bilbao e Saint-Ettiene), o clube parece ter aprendido a lição, e está encarando a possibilidade de título com seriedade e dedicação invulgares. No duminica, o atropelado da vez foi o Otelul Galati: com gols de Didi, Tony e Fabbiani, o CFR passou por cima dos pobres adversários, que só descontaram no final através de Jula, em um lance de legalidade discutível. De qualquer modo, é uma bela campanha, e se o título ficar mesmo com o CFR Cluj, será sem dúvida justo – além de, pelas circunstâncias, um tanto quanto poético, na medida em que poesia pode se encaixar com as rudezas do fotbal romeno.
No momento, o CFR Cluj lidera isoladaço, com 46 ‘puncte’, onze na frente dos adversários diretos e impressionantes 14 vitórias em 18 jogos – uma campanha, diga-se, semelhante à do Dinamo no campeonatul passado, competição que foi ganha pelos ‘canii rossi’ com um pé nas costas. Nada, até aqui, nos dá a entender que a temporada 2007-2008 vá ser muito diferente nesse sentido. Na segunda ‘pozitia’, três times embolados com 35 ‘puncte’ – Rapid, Unirea e Steaua – separados apenas pelos critérios de desempate. O Dinamo, com 32, está à espreita, ao lado do antes vice-líder Poli Timisoara, que graças aos últimos maus resultados caiu um pouco na clasamentul. E a próxima rodada, a última do ano, promete. O Poli Timisoara, por exemplo, recebe o líder CFR Cluj, em confronto titânico que terá grandes conseqüências independentemente de qual seja o placar final. O Unirea Urziceni visita Cluj para pegar o desmilingüido Universitatea local e seu zagueiro artilheiro Fabio Bilica, enquanto o Steaua vai a Constanta tentar bater o Farul, touca histórica dos ‘militarii’. Outros jogos significativos são FC Vaslui x Dinamo (duas echipa em busca de ascensão na tabela) e Gloria Bistrita x Rapid Bucuresti. Ou seja, vários confrontos de morte, para a alegria dos que curtem as emoções do mais puro e contagiante fotbal. Faremos a cobertura, obviamente – afinal, se tem uma coisa que o Bola Romena não tem medo é de dar o devido valor ao melhor fotbal do mundo, doa a quem doer. Saudações a todos, e até lá.
Fotos: ProSport.ro e fansite do Dinamo Bucuresti.
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu