joi, noiembrie 15, 2007

Romênia: o País do Fotbal!

Pois então, amigos. Faltando pouco mais de 15 dias para o recesso de fim de ano, o Bola Romena resolve aproveitar para fazer um apanhado geral das competições em curso no fotbal mais sangrento e aguerrido do planeta. Tentaremos, nos parágrafos a seguir, atualizar dados das competições e apontar algumas tendências para o futuro imediato – e, por que não dizer, para o começo de 2008 também. Ajeite-se no banco giratório, que agora é fotbal al romaniei, na nuca e na canela!


LIGA 1

O relato da etapa 15 do campeonatul romanesc já foi brilhantemente realizado por nosso colega de redação Marcelo Allgayer, e está disponível no post anterior. No momento, a liderança é toda do CFR Cluj, com impressivos 39 ‘puncte’ e 12 ‘victorii’ em 15 jogos – oito pontos na frente do vice-líder, o surpreendente Unirea Urziceni, que segue somando vitórias simplórias porém efetivas e calando a boca dos críticos que tachavam os ‘leões azuis’ como fogo de palha. O Rapid está tomando fôlego aos poucos e já é terceiro (29 puncte), ultrapassando o Poli Timisoara, que até tropeçar diante do Gloria Buzau estava na vice-liderança do campeonatul. Dínamo Bucuresti e FC Vaslui estão empatados com 26, e o Steaua, agora com apenas um ‘meci’ a menos, tem 25, e vai vendo os líderes se distanciando.

Com a pausa necessária para as partidas da Eurocopa, só teremos jogos pela Liga 1 no dia 24 de novembro, um simbata. A última rodada de 2007 será a seguir, com jogos ocorrendo no dia 1º de decembrie. Em uma análise rápida, é possível constatar que o CFR Cluj tem boas condições de manter a boa campanha – enfrenta fora de casa o inconstante Gloria Bistrita e termina em Cluj fazendo o clássico dos extremos contra o Universitatea local, lanterninha do campeonatul com míseros 9 ‘puncte’. O Poli Timisoara também pega jogos relativamente fáceis contra Ceahlaul Piatra Neamt e Farul Constanta, mas para os demais times da ponta de cima é só pedreira, com uma série de confrontos diretos – jogos como FC Vaslui x Unirea Urziceni e Rapid x FC Vaslui prometem sangue e escoriações, no mínimo. Isso que nem falei no clássico da próxima rodada: Steaua x Dinamo, os mais tradicionais clubes romenos em um confronto de morte para ver quem se recupera no Romenão. Abaixo, a tabela das rodadas finais de 2007, para vocês sentirem o drama:

ETAPA 16 - 24 noiembrie
Gloria Bistrita x CFR Cluj
Universitatea Craiova x Gloria Buzau
Steaua x Dinamo
FC Vaslui x Unirea Urziceni
Dacia Mioveni x Pandurii Targu Jiu
U Cluj x Poli Iasi
Otelul Galati x Farul Constanta
Poli Timisoara x Ceahlaul
UTA Arad x Rapid

ETAPA 17 - 01 decembrie
CFR Cluj x U Cluj
Gloria Buzau x Steaua Bucuresti
Dinamo x UTA Arad
Ceahlaul x Universitatea Craiova
Farul x Poli Timisoara
Unirea Urziceni x Dacia Mioveni
Rapid x FC Vaslui
Pandurii Targu Jiu x Gloria Bistrita
Poli Iasi x Otelul Galati

LIGA II

Na Seria 1, só dá FC Brasov. Na rodada do fim de semana, venceu o rival Forex por 1 a 0 na casa do inimigo e disparou na liderança com 37 ‘puncte’. Detalhe: nevou em Brasov na noite anterior, e a partida teve que ser atrasada em 30 minutos para que os funcionários pudessem retirar a camada de neve que cobria o campo (fotos). De qualquer maneira, são agora oito pontos de vantagem do FC Brasov para o vice líder, o CS Otopeni, que venceu o Municipal Bacau por 2 a 0. O Concordia Chiajna é terceiro (26 puncte), enquanto FC SA Botosani e Sportul Studentesc Bucuresti estão empatados em 25, com vantagem do primeiro na ‘golaveraj’. O Petrolul Ploiesti, time que conta com a indisfarçável simpatia da redação, segue manquitolante, e ficou num modesto 1 a 1 em casa contra o já citado SA Botosani. E, considerando que na rodada do final de semana a raposa amarela enfrenta o líder FC Brasov, fora de casa, a coisa não tende a melhorar muito, infelizmente.

Já na Seria 2, a briga pela primeira posição é bem mais acirrada. No momento, lidera a disputa o FC Arges Pitesti, tentando voltar à Divizia A depois de ter sido relegado na temporada 2006/2007. Com um massacrante 4 a 0 registrado fora de casa contra o Targoviste, os ‘Alb-Violeţii’ chegam aos 33 ‘puncte’, um a mais que o Ramnicu Valcea e três a mais que o antigo líder, o Muresul Deva. Que, aliás, foi derrotado em casa por 2 a 0 pelo próprio Ramnicu, em uma partida pródiga em lances violentos e demonstrações do mais puro traquejo romanesc. O Gaz Metan vai em quarto, e o Liberty Oradea ocupa a quinta posição na clasamentul.

CUPA ROMANIEI

Os confrontos válidos pelos optimi de finala da Cupa Romaniei ocorreram no dia 05 de dezembro – e devemos ter alguns jogos bem sangrentos, meus amigos. O CFR Cluj, sensação atual do fotbal romeno, enfrenta fora de casa o Jiul Petrosani, relegado na temporada 2006/2007 e que hoje é meramente sétimo lugar na Seria B da Liga II. Unirea Urziceni x Steaua Bucuresti e Poli Timisoara x Rapid Bucuresti prometem ser dois jogaços, e o Dinamo, que eliminou na fase anterior os concidadãos do Progresul (foto), enfrenta fora de casa o Sanatatea Servicii Pubice Cluj – que está em 13º lugar na Seria 6 da Liga III, mas enfim. Abaixo, a tabela completa:

FC Brasov x Otelul Galati
Gloria Buzau x Poli Timisoara
U Cluj x Pandurii Targu Jiu
Dacia Mioveni x Ceahlaul Piatra Neamt
Poli Iasi x Rapid Bucuresti
Unirea Urziceni x Steaua Bucuresti
SSP Cluj x Dinamo Bucuresti
Jiul Petrosani x CFR Cluj

Lembrando que a Cupa Romaniei não tem essas frescuras de dois jogos ou saldo qualificado, como algumas competições de certos países sul-americanos: é jogo único, em campo careca e de grama amarelada, e quem conseguir sobreviver à batalha segue em frente. Coisa bonita de se ver, com o verdadeiro espírito do mais puro fotbal.

LIGA CAMPIONILOR


Pobre Steaua. Pelo segundo ano consecutivo, vem desempenhando o pouco redentor papel de saco de pancadas da Champions League. Em quatro jogos, quatro traulitadas – a última delas em casa, no último dia 07, quando perdeu de 2 a 0 para o Sevilha. O resultado, compreensivelmente, encheu de desconsolo o ‘antrenor’ Marius Lacatus (foto), e mergulhou as ruas de Bucuresti em um desagradável e fúnebre silêncio. Não chega a ser tão surpreendente, portanto, o comportamento irascível de Gigi Becali nos últimos tempos: convenhamos, uma ‘echipa’ que já conquistou o título da competição em 1986 não pode aceitar passivamente semelhante papelão. Já alijado da disputa pelas vagas na próxima fase, resta aos ‘militarii’ irem em busca de duas vitórias nos confrontos restantes para chegarem a seis ‘puncte’ e tentarem, ao menos, uma qualificação para a Cupa UEFA. Mas a perspectiva não é muito animadora: se em Noiembre 27 enfrentam em casa o Slavia Prague, terminarão o ano com a desagradável tarefa de derrotar o Arsenal, dia 12 de dezembro, em pleno Emirates Stadium. Considerando que o clube tem zero ‘puncte’, dois ‘goluri’ marcados e uma pouco animadora ‘golaveraj’ de cinco gols negativos, as coisas parecem pouco animadoras para os ‘ros-albastrii’ – que, como não vai muito bem das pernas no Romenão também, já começa 2008 com uma temporada inteira comprometida, o que não é exatamente uma coisa das mais agradáveis.

Por enquanto, é isso. Mas não desanimem, ainda tem muita coisa por vir. Por exemplo, o confronto épico do dia 17, quando os guerreiros romenos enfrentarão os rivais búlgaros e, esperamos, farão com que engulam seus insultos em seu próprio covil. Não a seco, evidentemente: um pouco de sangue e dentes quebrados pode ajudar na digestão deles, de qualquer modo. Certamente faremos uma reportagem extensa sobre esse conflito titânico, do jeito que o leitor merece. Além disso, ainda estamos devendo o panorama da Liga III, e é claro que cobriremos de modo atento as últimas rodadas das demais competições disputadas em solo romeno. Ou seja, amigo(a) leitor(a) do Bola Romena, prepare a caneleira, porque botinada é o que não vai faltar. Saudações a todos, e até breve.

2 comentarii:

Jay Jay Ococha spunea...

Saudações aos bravos guerreiros do Bola Romena
após longa hibernação, vocês voltam no melhor estilo trava na canela

agora é esperar o louco do Becali trazer o T.Neves

Anonim spunea...

Obrigado, Sandro. Pode ter certeza que continuaremos firmes e fortes, trazendo o fotbal romaniei a todos os que sabem o que é bom. Quanto ao Steaua, parece que aos poucos nosso querido 'fiara' Lacatus está pondo sanidade na cachola de Gigi Becali e vergonha na cara dos 'jucatori' do 'ros-albastrii'. Torçamos para que o mais vitorioso clube da Romênia se recupere dos percalços. Abraço!