vineri, noiembrie 02, 2007

ETAPA 13: Rodada do cachorro louco

Cluj 2 x 0 UTA Arad
Não adianta mandinga, reza, alho, água benta, choro nem vela. Os transilvânicos clujistas resistem até as piores maldições dos ciganos e seguem invictos e liderando a Liga 1, com 33 puncti. Ontem foi o dia de empalar sem dó os atletas aradenses, penúltimos colocados, que mesmo sabendo sua fortuna, bravos romenos que são, enfrentaram ferozmente seus oponentes. Tendo os gols saído cedo, aos 11 e 23 do primeiro tempo, pelo pé de Fabbiani e pelo cotovelo de Semedo, respectivamente, Cluj e Arad tiveram quase setenta minutos e o segundo tempo inteiro para trocarem empurrões, carrinhos, socos e ofensas dignas de bestas-feras, sem terem que se preocupar com o fóotbal propriamente dito.

Unirea Urziceni 0 x 0 Dinamo
O Unirea (2º, 27 P.) empatou em casa com o atual campeão Dinamo, que depois de amargar posições intermediárias já é o terceiro colocado, com 25 puncti. Resultado ruim pro Unirea, que deixou o Cluj abrir vantagem e fica a menos de uma vitória à frente dos cães vermelhos, que prometem chegar a liderança ou quebrar os dentes dos membros do Conselho de Árbitros. Destaque pro fundas brasileiro Ricardo Gomes, que, contagiado pelo espírito festivo do dia das bruxas, deu um chute na nuca de Gabriel Bostina e foi expulso aos 40’, deixando o Urirea com um a menos o segundo tempo inteiro. Em sua defesa, o antrenor Dan Petrescu disse que ”jogar com um brasileiro na equipe é jogar com 10 homens e meio”, ou seja, não foi uma perda tão grande.

Steaua 3 x 1 Otelul Gatali
No dia do coisa-ruim o gigante adormecido Steaua (7°, 21p.) reencontra o caminho da vitória. Com o monstro Marius Lacatus estreiando no banco, e o cartola Gigi Becali com um 38 e uma carteira novas, o time bucurestino se motivou e quase não tomou conhecimento do Otelul (10°, 15p.), a não ser pelas marcas de travas na barriga, as camisetas rasgadas e os implantes dentários necessários. Nicolae Dica abriu o placar logo aos 7 minutos, e o fundas galatense Dorin Semeghin ampliou em seguida num gol contra, para alívio de sua família, mantida refém por capangas de Becali. Sem noção do perigo, Janus Szekely diminuiu no inicio da segunda etapa, gol que causou alguns disparos “acidentais” por parte de Becali. Exames de balística ainda não divulgados esclarecerão se Becali realmente acertou Janus no ombro ou, em caso contrário, alimentarão a tese do segundo-atirador. No fim do jogo, para alegria da nação rubro-azul que lotava o Stadionul Ghencea, Dica fechou o placar em 3 a 1, e a festa que se seguiu deixou 12 mortos, 34 feridos e três bairros sem energia elétrica.

Gloria Buzau 3 x 2 U. Cluj
No clássico-zumbi de terça-feira, o lanterninha Universitatea Cluj entregou a rapadura para os mortos-vivos do Gloria Buzau, antepenúltimos. Depois de levar um gol no segundo minuto, Milan Jovanovic empatou para os visitantes aos 32’. Míseros cinco minutos depois, novo gol do Gloria, marcado quase que por engano pelo brasileiro Kleyr dos Santos, camiseta 99, numero comemorativo à quantidade de entradas no departamento médico desde que chegou no clube buzauense, no início do ano. O U Cluj seguiu lutando bravamente, e chegou novamente ao empate, aos 22 do segundo tempo. Segurando o empate fora de casa, eis que o sul-coreano Park Jae-Hong, fundas u-clujense, marca contra. Aos 47 da etapa complementar. Simplesmente não existe palavras no vocabulário português para explicar o que aconteceu com o asiático, digamos apenas que a embaixada coreana já prepara a repatriação do atleta, e que o Human Rights Watch prometeu uma manifesto violento contra a instituição educacional que sustenta o U Cluj, que ocupa o outro extremo do tabela liderada pelo seu rival local.

Park Jae-Hong é o jogador que não está comemorando o gol.
Nos outros jogos da rodada, Gloria Bistrita perdeu de 2 a 0 pro Ceahlaul; o Rapid fez 3 a 1 no Pandurii; Farul Constanta e Dacia Mioveni empatarem em 1 a 1; a Universitatea Craiova conseguiu vitória simples sobre a Poli Timisoara; e perdeu por 1 a 0 também a outra Poli, de Iasi, para o Vaslui.

Un comentariu:

Anonim spunea...

Acho que merece um breve lembrete a vitória do FC Vaslui sobre Poli Iasi, 1 a 0 fora de casa. Com o resultado, o clube já está com 25 puncte, quarto lugar pelos critérios. Aliás, é CFR Cluj com 33, Unirea com 27 e a partir daí embolou geral: do 3º (Dinamo) ao 6º (Poli Timisoara), todos estão com 25, e o sétimo é o Steaua, com 21 mas dois 'meci' a menos. Depois querem me dizer que o Brasil é o país do futebol... Pfff!