marți, noiembrie 06, 2007

LIGA 1: onde o canelaço é a lei!

Pois é, amigos(as). Depois das emoções sangrentas do feriado de Dia das Bruxas, voltamos com o relato da etapa 14 do Romenão – uma rodada que reforçou indicativos, apontou tendências e nos reservou surpresas consideráveis, tudo sempre com a marca bruta e festiva típica do país do fotbal. Como estou sem muito tempo para relatos minuciosos e, ao mesmo tempo, não gostaria de deixar passar essa bela etapa em branco, teremos então um relato breve mas fidedigno do que foi a rodada, encerrando com a atual situação da clasamentul e uma rápida projeção da décima-quinta volta do campeonatul romanesc. Pode ser?

Então vamos lá. No simbata 03 de noiembre, tivemos três jogos. Em Cluj, o Universitatea local não obteve mais do que um empate em 1 a 1 sobre o Ceahlaul Piatra Neamt, gols de Jovanovici para o time da casa e do leão moldovar Viorel Frunza para o Ceahlaul. Já o Otelul Galati confirma sua sina de derrotas espetaculares e incompreensíveis, tendo perdido de 2 a 3 para o mediano Gloria Buzau em pleno Otelul Stadion. Curiosamente, até os 35 minutos do segundo tempo os donos da casa estavam sendo goleados por 3 a 0 – aparentemente, a abertura do placar logo no primeiro minuto de jogo pelo Gloria desestabilizou o Otelul, e rendeu aos ‘suporteri’ presentes o duvidoso e já quase freqüente privilégio de assistir o seu time tomar um verdadeiro totó em casa. As buchas do Buzau foram marcadas por Vlaicu, Simion e Ionescu, e só depois de uma série de humilhações os atletas locais acordaram no jogo, marcando aos 36 por meio de Tadas Labukas e aos 41 por intermédio de Gabriel Jula. Foi uma reação digna, mas incapaz de evitar a nona derrota do clube na competição – um time que, aliás, não sabe o que é infrangeri, posto que ganhou os cinco jogos restantes. Um time de extremos, esse Otelul Galati. No jogo restante do dia, o Dinamo Bucuresti mostrou que não é mais o mesmo e ficou num modesto 1 a 1 contra o frágil Universitatea Craiova (foto acima). Apesar de ter sido fora de casa e depois de ter saído atrás no placar, o empate acaba sendo pouco interessante para os ‘canii rossi’, por ocorrer contra uma ‘echipa’ frágil e por manter o time distante da ponta de cima da tabela – atualmente tem 26 ‘puncte’, dez a menos do que o líder CFR Cluj.

O orgulho dos cidadãos de Cluj-Napoca, aliás, segue derrubando todos que ousam ficar em seu caminho. No duminica (noiembre 04) foi a vez do simpático mas indefeso FC Vaslui sentir a fúria assassina do CFR, tombando por 2 a 0 diante de seus torcedores, no Stadionul Municipal de Vaslui (foto). Foi mais uma jornada vibrante do líder do campeonatul, subjugando completamente os ‘galben-verzii’ e assinalando os goluri da vitória através de Eugen Trica e Emmanuel Culio – jogador argentino que está tão integrado ao espírito do fotbal romaniei que, menos de três minutos depois de fazer seu gol, recebeu o segundo ‘cartona galbene’ e acabou premiado com um portentoso ‘rossi’, saindo de campo ovacionado pela torcida. De qualquer modo, o CFR Cluj já está oito pontos na frente do vice-líder – que no momento é o Poli Timisoara, alçado à segunda ‘pozitia’ na tabela depois de um respeitável 2 a 0 em casa sobre o sempre perigoso Steaua Bucuresti. Os ‘ros-albastrii’ não fizeram boa jornada – apesar dos gritos frenéticos do novo ‘antrenor’ Marius Lacatus, ressuscitando por meio de apupos e imprecações seus tempos de ‘Fiara’ (A Besta). Os ‘banatenii’, que não são bobos nem nada, aproveitaram o momento de desequilíbrio dos ‘militarii’ e somaram três úteis pontinhos, com gols assinalados no início (Dejan Rusic, aos 12) e no final do match (Mansour Gueye, aos 47 do segundo tempo, quando o Dan Paltinisanu já estava quase vazio e os técnicos de luz já se preparavam para desligar os refletores do estádio).

A obtenção da segunda ‘pozitia’ pelo clube de Timisoara se tornou possível graças, principalmente, ao empate em 1 a 1 entre Rapid e Unirea (foto), adversários diretos do ‘banatenii’ na briga pela parte de cima da tabela. Os ‘giulesteni’ saíram ganhando logo aos 8 mins, golaço de Maftei, mas o Unirea Urziceni não se abalou e passou a impor considerável pressão, recompensada aos 6 do segundo tempo através do ‘atacant’ Bogdan Mara. Agora, o Unirea está em terceiro, separado do Poli Timisoara apenas pela ‘golaveraj’ – o saldo do Poli é 10, enquanto o time de Urziceni tem saldo 8. Uma campanha prodigiosa, ainda mais se considerarmos que esta é apenas a segunda temporada na Liga 1 de toda a história do clube – e já estar lutando pelas cabeças é um feito e tanto. Outro jogo emocionante ocorreu em Mioveni: o Dacia local vencia por 1 a 0 o Poli Iasi até os 37 do segundo tempo, quando Tincu empatou para o time visitante. Mas o Clubul Sportiv Dacia Mioveni não se abalou, e aos 45 minutos do segundo tempo retomou a vantagem em um gol chorado de Trofin, confirmando o 2 a 1 final e dando início a uma empolgante e violenta festa que encheu Mioveni de cores, sorrisos e ossos quebrados. Nos jogos restantes da etapa, o Pandurii Tg Jiu conseguiu um heróico empate em 3 a 3 fora de casa contra o UTA Arad (jogo que perdia de 3 a 1 até os 37 do segundo tempo, quando Ilie Ordache fez duas buchas salvadoras e garantiu a ‘egalitate’) e o Gloria Bistrita obteve uma humilde mas efetiva vitória de 1 a 0 sobre o Farul Constanta.

No momento, o CFR Cluj é mais líder do que nunca, com sólidos 33 ‘puncte’ e 11 ‘victorii’, tendo já aberto oito pontos de vantagem sobre os vice-líderes Poli Timisoara e Unirea Urziceni, que como já dissemos estão separados apenas pelo saldo de gols. Na seqüência temos Dinamo (26), Rapid (também 26, mas com saldo inferior), FC Vaslui (25) e Steaua (21, mas dois ‘meci’ a menos). Um clube que nos parece digno de maior atenção é o Dacia Mioveni – echipa que chegou a estar na lanterna do campeonatul, mas que não perde há quatro jogos e parece ter finalmente achado seu melhor futebol, obtendo até vitórias sofridas como a que contamos logo acima. No momento estão em décimo, com 16 – mas poderão eles seguir o exemplo do Vaslui na temporada passada e alcançarem as cabeças do Romenão? Veremos. Na ponta de baixo, a briga está encardida, e fora o U Cluj (que apesar dos bons resultados nas últimas rodadas segue lanterna com 8 ‘puncte’) é uma embolação desgraçada, com míseros 3 pontinhos separando o penúltimo (Poli Iasi, 11) do décimo-segundo lugar (Universitatea Craiova, 14).

Na próxima etapa, como não poderia deixar de ser, o pau vai comer solto. O CFR Cluj, maior surpresa do campeonatul, enfrenta em casa o ascendente Dacia Mioveni, em jogo que deve render uma crônica em chamas, em mais de um sentido. O também surpreendente Unirea Urziceni tem um jogo teoricamente fácil, enfrentando em casa o mediano UTA Arad – mais ou menos como o Poli Timisoara, que embora jogue fora de seu covil enfrentará o pouco assustador Gloria Buzau. Dinamo e Rapid fazem o sempre trepidante clássico bucurestino, enquanto Steaua x Universitatea Craiova e Pandurii x FC Vaslui também merecem observações atentas e cuidadosas. Faltando cerca de um mês para o recesso futebolístico de inverno, as coisas devem esquentar – e é claro que o Bola Romena, agora sim vendendo saúde, lá estará cobrindo tudo para vocês. Obrigado pelo apoio contínuo, e até lá.

Fotos: ProSport.ro e sites oficiais do CFR Cluj e do Universitatea Craiova.

Un comentariu:

Marcelo spunea...

rodada deveras agitada, só perdendo para o movimento nos hospitais romenos nas horas seguintes aos jogos.