marți, mai 06, 2008

Liga I: agora eu quero ver!

Ao contrário da temporada passada, quando o Dinamo Bucuresti levou a taça para o armário com várias rodadas de antecipação, em 2007-2008 teremos a satisfação de um campeonatul romanesc emocionante, que irá para a rodada decisiva com uma disputa vivíssima pelo título. CFR Cluj era favoritaço até o recesso de inverno, mas desde que o Steaua Bucuresti encostou na tabela a disputa tem se mantido emocionante, com várias idas e vindas na liderança do campeonatul. Para a Etapa 33 (a penúltima do Romenão), o Steaua marchava com dois pontos de vantagem (72 a 70), depois de algumas vitórias convincentes (a última fora de casa, 2 a 1 no Universitatea Craiova) e contando com sucessivos tropeços do CFR Cluj (o último, uma derrota em casa de 2 a 1 para o frágil Farul Constanta). Na penúltima rodada, CFR pegava em casa o instável Gloria Bistrita, enquanto os ros-albastrii encaravam um clássico contra o Dinamo, na casa do inimigo. Promessa de emoções, meus amigos(as) - e assim foi.

CFR Cluj x Gloria Bistrita aconteceu no simbata, e para sermos honestos foi um jogo arrastado e meio monótono. No primeiro tempo, praticamente não ocorreram lances de registro para qualquer um dos lados – mesmo porque o Gloria ainda enfrenta chances remotas de rebaixamento, e armou um ferrolho para cima do time da casa. Não que o CFR Cluj estivesse especialmente entusiasmado para rompê-lo, mas enfim. Talvez uma carraspana do ‘antrenor’ Ioan Andone tenha acordado os jucatori, pois a echipa voltou mais animada para a segunda etapa – e já aos nove minutos o miljocas argentino Dubarbier abriu o placar, com uma bucha de rara eficiência, se não exatamente um show de plasticidade para os padrões ocidentais. Confira o gol, surgido da rápida cobrança de uma falta:

http://www.youtube.com/watch?v=U5yUYnZX90c

Feito o gol, o time local tratou de segurar o resultado, sem maior preocupação em ampliar o escore – e, como o Gloria Bistrita desta temporada não é exatamente a melhor echipa que o fotbal romanesc já viu, o placar não teve mais alterações e ficou nesse minguado mas efetivo 1 a 0 para o CFR Cluj.

E o clássico bucurestino, vocês me perguntam? Bem, Dinamo x Steaua se deu no duminica, e esse eu diria que foi bem mais interessante e movimentado. Do início ao fim do meci, tivemos duas equipes interessadas no jogo e em busca do resultado – mesmo o Dinamo, que mesmo sem chances de alcançar a Liga dos Campeões queria muito a vitória, porque afinal de contas vencer em clássico sempre vale a pena. E foi aos 40mins, após uma rápida triangulação ofensiva do Dinamo, que o jucatori Danciulescu (o melhor em campo, sem dúvida alguma) acabou sendo derrubado por Zapata, portar colombiano do Steaua, sendo assim assinalado o panalty. Bratu cobrou com categoria, assinalando o 1 a 0 para os canii rossi – e comemorando de maneira provocativa, arrancando a bandeirinha de escanteio do chão e apontando-a, tal uma baioneta ou metralhadora, para os suporteri do Steaua. Uma atitude confrontadora e belicosa, que tão bem se encaixa no espírito guerreiro do povo romeno e que foi reconhecida pelos torcedores do ros-albastrii com o entusiasmo sangrento que era de se esperar. O gol parece ter pesado sobre os atletas do Steaua, que voltaram a campo após o intervalo um pouco desfocados do meci – o que foi punido pelos deuses do futebol da maneira esperada: aos 12mins, Danciulescu receptou de carrinho um cruzamento pela esquerda, assinalando sem dó o 2 a 0 para o Dinamo. Resultado, sem dúvida, trágico para as pretensões de título dos militarii – que, animados pelos gritos coléricos do antrenor Marius Lacatus (e provavelmente também pelas ameaças de corte de salário do presedinte Gigi Becali, colérico como sempre), começaram a esboçar uma lenta mas perceptível reação. Aos 24mins da etapa final, Ghionea cabeceou entre os zagueiros e descontou para o Steaua – o que, compreensivelmente, botou fogo no jogo. Mais do que o esperado, inclusive: ao final do jogo, um quebra-pau de grandes proporções tomou conta do gramado, e depois de muito dedo no olho e chute na canela tivemos Bratu (Dinamo) e Dica (Steaua) premiados com o sempre inspirador cartona rossi. Não que isso tenha interferido no placar final, que acabou mesmo sendo 2-1 para o Dinamo, mas serviu para encher de requinte o final de um clássico agitadíssimo.

Com a combinação de rezultate, o CFR Cluj retomou a liderança do campeonatul, tendo agora 73 puncte – um a mais que o Steaua, que com a infrangeri acabou estacionando nos 72. Como só falta uma rodada para o fim do Romenão, o time de Cluj só depende de si mesmo para conquistar, no ano em que comemora 101 anos de existência, o primeiro título nacional de sua história. E a partida que talvez seja a mais importante da história do clube não poderia ser mais adequada: um clássico local contra o Universitatea Cluj, clube que aliás já garantiu sua volta para a Liga II e que pela lógica dificilmente conseguirá fazer frente ao atual líder do campeonatul. Vencendo, o CFR Cluj mete a mão na taça e entra para a história do Romenão, sem se preocupar com resultados paralelos. Já o Steaua Bucuresti vai precisar vencer o Gloria Buzau – que luta para não cair e ainda tem boas chances de fugir do precipício – e torcer desesperadamente para que aconteça no máximo uma egalitate no confronto de Cluj-Napoca. Gigi Becali, aliás, já entrou em campo, apelando para a “honra” e o “sentimento patriótico” do U Cluj – ou seja, oferecendo polpuda recompensa caso o lanterninha consiga reverter a lógica e acabar com as pretensões do co-irmão. Seria uma aposta razoavelmente segura acreditar em vitórias de ambos os líderes – o que, no fim das contas, garantiria o título do CFR Cluj. Mas não ignoremos o retrospecto recente: o time de Cluj-Napoca tropeçou em momentos inconvenientes, enquanto o Steaua vem em campanha de recuperação e vinha há 12 rodadas sem perder antes de cair diante do Dinamo. Não é absurdo, portanto, dizer que o Steaua ainda está vivo, e bem vivo, na disputa pelo caneco. Saberemos nessa quarta-feira, quando os confrontos de fato ocorrerem.



Abaixo, a tabela da rodada decisiva do Romenão, seguida de uma breve análise do que cada um dos clubes envolvidos pode pretender conseguir. Todos os jogos ocorrerão na próxima quarta, a partir das 16h (horário de Bucuresti). Enfim, lá vai:

Steaua Bucuresti x Gloria Buzau
U Cluj x CFR Cluj
Dacia Mioveni x Unirea Urziceni
FC Vaslui x Rapid Bucuresti
Poli Timisoara x Farul Constanta
Gloria Bistrita x Pandurii Tg Jiu
Otelul Galati x Poli Iasi
UTA Arad x Dinamo Bucuresti
Universitatea Craiova x Ceahlaul Piatra Neamt

CFR CLUJ (73 puncte) e STEAUA BUCURESTI (72 puncte): São os dois times que brigam pelo título do campeonatul romanesc. Como explicado acima, o CFR Cluj é a única echipa que só depende de si mesma para levar o caneco: ganhando do U Cluj, garante o primeiro Romenão da sua história. Pode ser campeão também empatando ou mesmo perdendo, mas aí fica na dependência de uma não-vitória do Steaua contra o Gloria Buzau. Já os ros-albastrii precisam necessariamente vencer, além de torcerem por um tropeço do time de Cluj. As possibilidades de resultado são as seguintes:

CFR Cluj vence: CFR Cluj campeão, independente do resultado de Bucuresti
CFR Cluj empata ou perde e Steaua vence: Steaua campeão
CFR Cluj empata e Steaua empata ou perde: CFR Cluj campeão
CFR Cluj perde e Steaua empata: decisão na golaveraj, e a confirmação do campeão dependerá do tamanho da derrota do CFR. Os saldos de gols são +26 para o CFR e +24 para o Steaua, e CFR Cluj venceria no número de gols marcados. Se perder por um ou dois gols, o atual líder ainda assim leva a taça; três ou mais de diferença darão o título para o Steaua.
CFR Cluj perde e Steaua perde: CFR Cluj campeão

RAPID BUCURESTI, DINAMO BUCURESTI E UNIREA URZICENI (58 puncte): Já garantiram vagas para a Cupa Uefa, e também estão totalmente alijados da disputa do título – ou seja, já não têm praticamente mais nada para fazer no campeonatul. A única luta, no caso, é pelos privilégios na competição continental, tentando fugir de fases classificatórias e coisas do tipo. Todos jogam fora de casa, contra echipa que não têm nenhum interesse especial na rodada, de modo que fica difícil apontar tendências – embora o confronto do Rapid contra o FC Vaslui seja teoricamente o mais difícil.

POLI TIMISOARA (54), OTELUL GALATI (46), FC VASLUI (45), POLI IASI, PANDURII TG JIU, UNIVERSITATEA CRAIOVA e FARUL CONSTANTA (40 puncte): Cumprirão tabela, somente. Não alcançam mais competições continentais e também estão matematicamente livres do rebaixamento para a Liga II – ou seja, fazem tão-somente suas melancólicas despedidas da temporada 2007/2008, já em clima de preparação para o campeonato seguinte.

GLORIA BISTRITA (39), GLORIA BUZAU (37) E CEAHLAUL PIATRA NEAMT (36 puncte): Lutam para fugirem da única vaga ainda aberta para o relegamento à Liga II em 2008/2009. Nessa briga inglória, a situação mais tranqüila é a do Gloria Bistrita: se conseguir sustentar um empatezinho furreca em casa contra o desmotivado Pandurii, já se garante na Divizia A ano que vem. Mesmo perdendo, se salva se o Ceahlaul não ganhar fora de casa contra o Universitatea Craiova. O que não é inconcebível, visto que o Ceahlaul passou nada menos que dez rodadas sem sentir o doce sabor de uma victorii – o jejum acabou no fim de semana, com o 2 a 1 sobre o Poli Timisoara. O bicho é mais feio para o Gloria Buzau, que vai a Bucuresti pegar um Steaua engajado na luta pelo título e sedento pela vitória. O Ceahlaul luta para vencer e para que o time de Buzau não consiga mais que uma egalitate – o que convenhamos, já seria prodígio suficiente nas atuais circunstâncias. Novamente, é difícil qualquer prognóstico, mas acreditamos que a briga mesmo é entre Gloria Buzau e Ceahlaul, com ligeira vantagem para o segundo – a queda do Gloria Bistrita é possibilidade muito mais remota.

DACIA MIOVENI (31), UTA ARAD (26) E UNIVERSITATEA CLUJ (23 puncte): A essa altura, já planejam suas atividades na Liga II na próxima temporada. Dos três, Dacia e U Cluj estão encerrando breves visitas à Divizia A, enquanto a queda do UTA Arad é um pouco mais lamentável, posto que o time já estava há algumas temporadas entre os grandes. De qualquer modo, trocarão de lugar com os já definidos egressos da Liga II: FC Brasov, CS Otopeni (pela Seria 1), FC Arges Pitesti e Gaz Metan Medias (pela Seria 2).

Por enquanto, é só. Regressamos na quinta ou na sexta, com o resumo da rodada final do campeonatul romanesc – e, é claro, com a justíssima e sangrenta festa do campeão, seja ele de Cluj-Napoca ou de Bucuresti. Até lá, então.

2 comentarii:

Unknown spunea...

Aeee..

Já tava com saudades dos textos aqui no Bola Romenaa!

Aposto no CFR campeão! Mas vamos aguardar os jogos de quartaa

Abss ;)

Jay Jay Ococha spunea...

com Lacãtus na casamata acredito até nesse milagre que poder ocorrer em cluj napoca
....o bom que a temporada romena vai ser prolongada até junho com a Euro chorando sangue com nossos bravos jucatoriis marchando a conquista da europa