Foi, como qualquer um podia esperar, uma partida quase unilateral. Antes dos quatro minutos de meci, os suporteri romenos que encararam a longa viagem (foto) já podiam se animar com três conclusões contra o gol adversário, que forçaram o goleiro Jakup Mikkelsen a importantes intervenções. Enquanto os romenos investiam no jogo como um cão faminto se atiraria num osso coberto de restos de carne, os atletas da província dinamarquesa impunham uma resistência raquítica, mais preocupados que estavam em sair logo do campo para que as ovelhas pudessem pastar no gramado, talvez a única grama disponível em toda Tórshavn. Porém, as chances desperdiçadas no início parecem ter arrefecido o ânimo dos romenos, e logo o cotejo tomou contornos arrastados e modorrentos. Contribuiu para isso a saída de Mirel Radoi aos 18mins, depois de se lesionar pela milionésima vez esse ano com a camisa tricolor - deve estar numa enorme maré de azar, o pobre jucator. A maior chance da primeira etapa foi aos 28mins, quando Marius Niculae recebeu a bola livre, sem marcação, sem goleiro, e conseguiu chutá-la em cima do fundas Jón Rói Jacobsen, perdendo o gol de modo quase inacreditável. Fosse como fosse, o placar seguiu fechado até o intervalo, e a cara de preocupação de jucatori e comissão técnica era testemunho eloqüente da tensão daquele momento.
O segundo tempo parecia que seria como o primeiro: os romenos tentando impor uma pressão sem muita consistência, enquanto os jogadores das Ilhas Feroe despachavam a bola para fora sem escrúpulos à primeira oportunidade. Mas aos quatro minutos uma surpresa parecia apontar desgraça para a Romênia: Ghionea, o mesmo que havia substituído o lesionado Radoi, simplesmente esqueceu que estava no exterior e cometeu um lance que seria visto como até comportado no fotbal al romaniei, mas que o melindroso arbitrul croata julgou agressivo demais para o seu gosto. Resultado: o atleta foi expulso e a Romênia se viu com um jucator a menos. Poderia ser o inimaginável se desenhando, mas diga-se a bem da verdade que os comandados de Victor Piturca foram, se não qualificados, ao menos valentes - e conseguiram manter o controle do meci, sendo recompensados aos 14mins com o gol da vitória. Não que a bucha de Cociş tenha sido de plasticidade impressionante ou mesmo fruto de uma jogada minimamente organizada, mas a bola foi para as redes e é isso que interessa. A partir daí - pasmem! - os atletas feroeses se deram conta de que estavam em casa e o adversário estava com um a menos, e resolveram tentar impor algo próximo de uma pressão para os minutos finais. E - raios, raios duplos! - não é que quase conseguiram empatar o jogo? Não fosse uma defesa salvadora de Lobont em tentativa de Bardur Olsen, já nos acréscimos, e poderíamos estar nesse momento chorando as dores de um empate ao apagar das luzes. Pode não ter sido brilhante ou folgada, mas ao menos foi uma vitória, e o sentimento final acabou sendo de considerável alívio, dadas as circunstâncias.
Apesar dos três pontos, a situação da echipa nationala segue bem ruinzinha: com os resultados combinados, os tricolorii estão em quinto lugar na clasamentul, na frente apenas das recém-derrotadas Insulele Feroe, que ainda estão no zero. No momento, estão se classificando para a Cupa Mondiala a surpreendente Lituania (que depois de vencer os romenos trucidou sem dó a Austria por 2 a 0) e a Serbia, que mesmo derrotada pela França por 2 a 1 vai superando todos as outras seleções pelos critérios de desempate. No próximo jogo, os romenos encararão essa mesma Franta - que, antes tida como favorita do grupo, agora vai sem dúvida lutar ao máximo para complicar a vida de nossos jucatori. Como o jogo se dará em território romeno - mais precisamente no Stadionul Farul, em Constanta - não se pode esperar menos que uma victorie convincente, para reanimar de vez a até aqui desalentadora campanha nas preliminarii. E possivelmente já com novo antrenor - uma vez que a situação de Victor Piturca está bem complicada, e o jogo em Tórshavn só fez escancarar esse clima ruim. O antrenor ficou quase todo o tempo recolhido à casamata, e um momento foi particularmente emblemático: ao ser substituído, Mirel Radoi simplesmente passou reto por Piturca, saindo de campo sem sequer olhar para o comandante, que dirá cumprimentá-lo (foto acima). Os analistas do fotbal al romaniei são praticamente unânimes em apontar como questão de (pouco) tempo a queda de Piturca - e convenhamos, se é para mudar a rota que seja agora, enquanto ainda tem tempo para recuperar o terreno perdido. A dolorosa lembrança da Euro 2008 ainda lateja, e somada ao desempenho terrív das duas primeiras partidas das preliminarii deveria ser suficiente para que jogassem o antrenor aos leões. Mas vai saber, não é? Veremos em octombrie 11, quando o terceiro meci na busca pela Cupa Mondiala 2010 acontecer. Nos vemos lá.
Insulele Feroe 0x1 Romania
Tórsvøllur, Tórshavn - 500 spectatori
Gol: Răzvan Cociş (59).
Insulele Feroe: Jákup Mikkelsen; Paetur Dam Jacobsen (Bogi Lokin, 79), Egil A Bo, Atli Danielsen, Jón Rói Jacobsen, Jóhan Troest Davidsen; Mikkjal Thomasen, Christian Hoegni Jacobsen, Jákup A Borg (Bartal Eliasen, 91), Símun Samuelsen; Andrew Flotum (Andreas Lava Olsen, 76). Antrenor: Jógvan Martin Olsen.
Romania: Bogdan Lobonţ - Cosmin Contra, Mirel Rădoi (Sorin Ghionea, 18), Dorin Goian, Mihai Neşu - Răzvan Cociş, Paul Codrea, Costin Lazăr, Marian Aliuţă (Cosmin Moţi, 68) - Marius Niculae (Florin Bratu, 89), Florin Costea. Antrenor: Victor Piturca.
Arbitru: Marijo Strahonja (CRO). Arbitri asistenţi: Zeljko Grgec, Igor Krmar (CRO).
Cartonaşe galbene: Feroe: Thomasen (25), Christian Hoegni Jacobsen (58); Romania: Costea (73), Davidsen (85). Cartonaş roşu: Romania: Sorin Ghionea (49).
Fotos: ProSport.ro
3 comentarii:
como voce disse, mais uma vez Radõi se machuca, mas ainda bem que não foi grave e o jogador mais valioso da Romenia poderá mostrar seu leque de intervenções para o mundo.
em tempo: não entendo como Ghionea ainda seja convocado
500 espectadores? Nossa senhora.
E amanhã começa a fase de grupos da Liga dos Campeões com DOIS times romenos. Aguardo com expectativa a cobertura deste nobilíssimo portal.
Bueno, considerando que a capital Tórshavn tem menos de 20 mil habitantes, e que o estádio não aguenta mais de seis mil... Nem foi tão ruim assim =P
Trimiteți un comentariu