joi, septembrie 18, 2008

LIGA CAMPIONILOR e CUPA UEFA: o 'fotbal' está em alta!

Como os leitores/as mais bem informados já podem perfeitamente supor, a redação do Bola Romena ainda está eufórica com o belíssimo resultado do CFR Cluj em sua histórica estréia na Liga Campionilor - 2 a 1 no Roma, de virada, em pleno Stadio Olimpico. Um placar sensacional e inesperado, que justificou a festa insana e nos anima sobremaneira para a confecção desse artigo. Mas não foi só isso que aconteceu no meio de semana, claro: somando com o jogo do CFR, tivemos nada menos que sete cotejos envolvendo equipes romenas nos torneios europeus. E a partir de agora, vamos relatar em detalhes o que ocorreu de relevante em cada um deles, dando destaque ao jogo de Roma mas sem negligenciar os demais confrontos de sangue pela honra e glória romenas. OK? Vamos lá, então.

LIGA CAMPIONILOR

Bem, não dá para contornarmos o assunto Roma x CFR Cluj, certo? Afinal, foi não só o maior acontecimento do fotbal al romaniêi essa semana, mas também o resultado mais surpreendente e impressionante de toda a primeira rodada da Liga. Então, sem rodeios, vamos logo ao que interessa.

A noite de terça-feira no Stadio Olimpico de Roma foi histórica por uma série de motivos, mas um deles tem que ser citado com especial atenção e deferência: Juan Culio (no centro, na foto ao lado). O miljocas argentino, que passou anos trabalhando como pedreiro antes de iniciar a carreira no futebol, já vinha se destacando desde 2007 pelo CFR Cluj, e era sem dúvida um dos heróis da conquista dupla da Liga II e da Cupa Romaniei, decorridas na metade deste ano. Mas não é absurdo dizer que, depois da jornada mágica na Itália, o jucator de 25 anos virou herói de toda uma nação, ascendendo quase imediatamente ao status de figura máxima de todo o atual fotbal romeno. Exagero meu? Pois todas as previsões, viessem de onde viessem, davam como certa uma vitória do Roma e atribuíam ao CFR Cluj o papel de virtual lanterna do grupo, conquistando com sorte um ou dois pontinhos durante sua participação. A redação do Bola Romena, mais otimista, achava que com muita aplicação dava para conseguir um empatezinho, o que já seria deveras consagrador. E devemos dizer que TODOS os gols marcados no histórico meci tiveram a marca de Culio, o que faz dele obviamente o nome máximo desta noite sensacional.

Nos primeiros 20mins, o domínio foi todo da AS Roma, com os visitantes romenos adotando uma postura excessivamente humilde e retraída. Mesmos desfalcados de Juan, Philippe Mexès e Perrotta, os donos da casa pressionavam sem piedade - aos 15mins de jogo Vučinić acertou uma bola na trave de Stăncioiu, e outras situações de gol se acumulavam quando finalmente o Roma abriu o placar. Juan Culio, que viveria momentos mágicos logo depois, primeiro teve seu instante de infelicidade e escorregou na lateral defensiva, deixando a bola escapar para um cruzamento preciso de De Rossi e um cabeceio oportunista de Panucci. Era cedo (17mins), fora de casa e sob intensa pressão do time adversário - mas, conta todos os prognósticos possíveis, eis que após o gol sofrido o time comandado pelo recém-chegado Maurizio Trombetta se equilibrou em campo, e aos poucos começou a mostrar que o páreo longe estava de já ter sido corrido.

Menos de 5 minutos depois de sofrer o gol, o CFR já mostrava capacidade de reagir, com um belo chute de Dubarbier obrigando Doni a fazer uma grande defesa. Mas aos 27mins não teve para ninguém: em triangulação sensacional, Culio passou para Trică, que devolveu de calcanhar para que o argentino fuzilasse da entrada da área. Um golaço, que igualava as ações e mostrava um CFR Cluj valente, aguerrido, disposto a lutar até o fim por um bom resultado. E nada de recuar: o time de Cluj-Napoca continuou em cima, tomando a iniciativa e surpreendendo todos com a pujança de seu fotbal. O primeiro tempo terminou com o visitante jogando melhor - e o quadro não se alterou com o começo da segunda etapa, pelo contrário. Se a boa atuação do CFR animava todos os entusiastas do bom fotbal, aos quatro mins da etapa final a coisa ganhou ares de catarse coletiva: em mais uma bela jogada de Trică, a bola foi cruzada à área, afastada de modo pouco efetivo e sobrou para ele, Juan Culio, chutar de primeira e assinalar a virada do CFR Cluj. Outro belíssimo gol, que desmontou o lado anímico do Roma e encheu de euforia as ruas de Cluj-Napoca e a Romênia como um todo. Assistam o vídeo a seguir, com os gols da vitória do CFR Cluj, e percebam especialmente a narração absolutamente EM CHAMAS das duas buchas romenas:




E ainda podia ter sido mais, acreditem. Aos 26mins, Peralta (que acabara de entrar no lugar de Trică, sem dúvida um dos nomes do meci) acertou um lindo cabeceio na trave, e logo depois o endiabrado Culio recebeu um lançamento primoroso e foi segurado pela camisa quando se encaminhava para o gol - falta passível de expulsão, que no entanto não foi sequer assinalada pelo míope arbitrul russo Iouri Baskakov. Seja como for, a vitória histórica foi assegurada, e coroou com justiça uma atuação corajosa, determinada, construída com heroísmo mas também com ótimas atuações individuais e um poderoso sentido coletivo. E a estrela de Juan Culio está brilhando tão forte depois de tal atuação que se cogita fortemente a naturalização do atleta, para que ele possa defender a Romênia nos próximos compromissos pelas preliminarii da Cupa Mondiala 2010. O jucator já disse que seria uma honra defender o país que tão bem o acolheu - e, como as chances de ele vestir a camiseta argentina são remotíssimas, parece mesmo uma grande idéia agregar esse talento à nossa claudicante seleção nacional. Em outro sentido, o antrenor do Chelsea, Luis Felipe Scolari, disse que o resultado de Roma servia como alerta a todos, e que todo o cuidado seria pouco na partida em Cluj-Napoca. Tudo fruto de uma jornada inesquecível - e que os deuses do fotbal preparem nossos corações para octombrie 01, quando CFR Cluj e Chelsea se enfrentarão em Cluj-Napoca...

Pena, pena mesmo que o Steaua Bucuresti não conseguiu manter o nível da estréia romena na Liga Campionilor. Em uma partida deveras apagada, os comandados de Marius Lăcătuş se limitaram a uma melancólica derrota de 1 a 0 para o Bayern, em pleno Ghencea. Foi um jogo, sejamos sinceros, bastante chato - e até mesmo constrangedor em certos momentos, com o Bayern tocando a bola com uma naturalidade impressionante, como se fossem eles e não os romenos os donos da casa. A ausência de Mirel Rădoi, lesionado no jogo da seleção romena contra as Insulele Feroe, foi profundamente sentida durante todo o jogo - e o domínio alemão acabou se concretizando em gol aos 15mins, em um jogada simplória: cobrança de falta na área e cabeceio de Van Buyten, livre, sem marcação direta de nenhum fundas romeno. Com a vantagem assegurada, os alemães adotaram uma postura mais defensiva, o que abriu caminho para algumas tentativas dos militarii - mas é forçoso dizer que foi um domínio estéril, com poucas oportunidades reais de empate, e que o placar final acabou recompensando quem jogou de maneira mais inteligente e com maior competitividade. Com essa derrota em casa, a coisa fica feia para o Steaua Bucuresti: o próximo jogo é fora de casa, contra a temível Fiorentina, e no mínimo uma egalur será necessária caso os ros-albastrii queiram permanecer vivos na disputa de uma vaga.

CUPA UEFA

Os cinco jogos envolvendo times romenos tiveram resultados que variam entre o bom, o aceitável e o flagrantemente ruim. Infelizmente, os dois jogos mais positivos para os interesses romenos foram justamente os que não conseguimos prestigiar: as igualdades em 0 a 0 de Hamburg SV x Unirea Urziceni (foto) e Slavia Praga x FC Vaslui. Pelo que nos contam os relatos de quem viu os jogos, foram dois embates bastante equilibrados, com destaque para o Unirea, que teria até mesmo tomado conta do jogo em determinada altura, não tendo ficado muito longe de conseguir uma boa vitória fora de casa contra o atual líder do campeonato alemão. Seja como for, as duas equipes jogarão em casa as partidas decisivas do agregado - e não nos parece despropositado crer que podem assegurar em seus domínios as vagas para a próxima fase. Ou seja, dois resultados bastante animadores para o futuro romeno na competição.

Os outros três clubes envolvidos com a Cupa UEFA sofreram derrotas, infelizmente - mas, a bem da verdade, cada um dos fracassos ficou com um sabor diferente para os times em questão. Em Nijmegen, o Dinamo Bucuresti acabou sendo derrotado pelo NEC local por 1-0, em uma partida na qual jogou bem a maior parte do tempo e poderia talvez ter tido melhor sorte. Foi um meci franco, de várias oportunidades de lado a lado, e cujo gol acabou saindo aos 12 do segundo tempo, em cabeceio de Van Beukering. Depois de tomar o gol, o Dinamo insistiu bastante em busca da vitória, e chegou a mandar um balaço na trave do portar holandês Babos - insuficiente, porém, para conseguir ao menos um empate. Ao menos, nesse caso ficou provado que os holandeses longe estão de serem imbatíveis, e que uma boa jornada em Bucuresti pode garantir a classificação aos Canii Rosii.

Já o Rapid Bucuresti e o Poli Timisoara não ofereceram a seus suporteri tantos motivos assim para confiança. O Rapid também jogou fora, no caso contra o Wolfsburg (foto), e também perdeu pelo escore simples de 1-0 - mas, ao contrário do Dinamo, jogou mal e poderia ter sofrido uma derrota bem mais significativa. O solitário gol do meci foi marcado pelo atacant Grafite, que muitos devem lembrar de suas passagens por Grêmio, Santa Cruz e São Paulo. Sabemos que más atuações podem eventualmente ocorrer, e que ao menos a derrota mínima permite a reação dos giulesteni no jogo de volta - ou seja, não é de modo algum um caso para se jogar a toalha, longe disso. Mas, pelo que nos foi possível assistir, não foi uma derrota nada bonita de ver, e o Rapid vai ter que render bem mais se pretende ir longe na Cupa UEFA. Já o Poli Timisoara pisou feio na bola, perdendo em casa por 2 a 1 para o Partizan Belgrad em um jogo no qual saiu na frente no placar. Os Bănăţenii largaram na frente aos 23mins, chute certeiro de Bucur após um lançamento às costas da zaga do time sérvio. Nesse momento, a impressão que todos tinham é de que o Poli ia conquistar uma vitória categórica, pois jogava melhor e tinha controle das ações. Porém, aos poucos o time visitante (comandado pelo competente antrenor Slavisa Jokanovic) foi se encontrando em campo, e logo passou a controlar perigosamente os movimentos no meio de campo. Aos 34mins, o resultado lógico de tal reação se concretizou, com uma bela bucha de Tosič. E como as coisas não mudaram no decorrer do segundo tempo, o que a essa altura já era superioridade em campo do Partizan se concretizou como primazia no placar aos 63mins, em bela jogada de ataque concluída com chute violentíssimo de Bogunovic - o portar Pantilimon ainda espalmou a bola, mas a força do balaço foi tamanha que a bola só foi parar no fundo da rede mesmo. Os alb-violetii ainda tentaram uma reação, mas sinceramente faltou qualidade técnica para enfrentar o Partizan, time sério e muito bem postado em campo. Uma derrota complicada, ainda mais que o meci de volta será em Belgrado. De novo, não que o objetivo seja inalcançável, mas depois de deixar escapar uma chance como essa fica tudo muito mais difícil para o Poli Timisoara.

E por enquanto chega de copas européias. Como os próximos jogos pela Liga Campionilor e Cupa UEFA se darão somente nos primeiros dias de outubro, voltemos nossa atenção para o fotbal intern, que nos promete uma série de bons jogos nos próximos dias. A rodada começa no simbata, dia 20 - e o Bola Romena estará atento a tudo, para como sempre trazer a melhor cobertura do fotbal al romaniei que a imprensa brazilianul já viu. Obrigado a todos, e até breve.
Fotos: ProSport.ro, ClicRBS e sites oficiais do Rapid Bucuresti e Hamburg SV.

3 comentarii:

Anonim spunea...

Rapaziada, descobri agora o vosso site e quero dar-vos os meus parabens. Esta muito bom. Espero k continuem assim. Pelo menos eu vou ser um dos vossos leitores abituais. Força!!!

Unknown spunea...

Vida longa ao Bola Romena! Apesar de comentar pouco aqui leio todos os posts e na comunidade do orkut diariamente agente conversa sobre notícias do futebol romeno! Parabéns Igor e Marcelo, vocÊs fazem isso com o coração, ganham porra nenhuma pra isso e tão sempre postando belas matérias! Vamo que vamoo.. =DD

Juliano spunea...

Natusch e amigos. Vimos ontem um Cluj bastante aguerrido e de razoável qualidade psicológica e técnica - o suficiente, penso eu, pra classificar-se para a próxima fase. Três coisas, em especial, me chamaram a atenção. André Galiassi, brasileiro, exuberante na marcação e determinação. Stanciou, goleiro seguro e muito atento. Por último, a garra em si demonstrada pelo escrete romeno. Parar o Chelsea do Felipão, mesmo jogando em casa (bastante aprazível, por sinal) pode sim ser considerado um grande resultado. Abraço.