joi, octombrie 02, 2008

Liga Campionilor e Cupa Uefa: é matar ou matar!

Pois então, amigos/as leitores/as. Antes tarde do que nunca, eis que retornamos com mais um relato das peripécias do melhor fotbal do mundo em terras européias. Infelizmente, as coisas não saíram exatamente como gostaríamos nos jogos continentais dessa semana, e parte dos fatos que temos a relatar aqui não são exatamente do nosso agrado - mas, como bons discípulos de Belodedici que somos, vamos sem medo na dividida para mostrar tudo que aconteceu na Liga Campionilor e na Cupa Uefa entre setembrie 30 e octombrie 02. Arrumem cuidadosamente as caneleiras, por que lá vamos nós!

LIGA CAMPIONILOR

A abertura dos trabalhos, transcorrida no último marţi, prometia ser emocionante em mais de um aspecto. Além de envolver o Steaua Bucuresti em busca de reação depois da decepcionante derrota na estréia contra o Bayern, o adversário Fiorentina conta em suas fileiras com Adrian Mutu (foto), que todos têm como o mais técnico e talentoso jucator da Romênia, tendo levado com sucesso o fotbal para um dos mercados mais ricos da Europa. Com o meci ocorrendo em solo italiano, e com os Viola sedentos por um resultado positivo depois do 2 a 2 de estréia contra o Olympique Lyon, as perspectivas para os roş-albaştrii não eram exatamente as mais animadoras. No entanto, embora longe de ter dado um show de qualidade técnica, o Steaua conseguiu arrancar um pragmático 0 a 0 em pleno Artemio Franchi Stadium, o que não é de modo algum algo a ser desconsiderado, ainda mais num torneio que anda sendo carrasco com os militarii ultimamente.

Para sermos honestos, os italianul tiveram a iniciativa do jogo durante praticamente todo o tempo, impondo incômodas dificuldades para o setor defensivo do Steaua. Mesmo com a providencial volta de Mirel Rădoi - que estava afastado desde o confronto da seleção romena com as Ilhas Feroe, no mês passado - o time romeno sofreu consideravelmente, sendo não raro encaixotado no campo de defesa. Os fundasi se mostraram bastante confusos, permitindo boas chances aos donos da casa graças aos seus momentos de desatenção - e se não fosse uma jornada inspirada do portar Zapata, fazendo pelo menos quatro defesas de vulto no decorrer do embate, poderíamos estar agora chorando as pitangas devido a mais uma derrota. A rigor, o Steaua teve duas solitárias iniciativas ofensivas durante todo o jogo, ambas por intermédio de Antonio Semedo, aos 35mins da etapa inicial e aos 33mins da fase final. No mais, foi Fiorentina o tempo todo - mas, embora com maior volume de jogo e algumas boas situações a seu favor, faltou competência aos italianos para assinalarem um golzinho que fosse a seu favor. O rezultate final ficou, portanto, muito bom para os visitantes romenos - mas Marius Lăcătuş e os demais membros da comissão técnica não podem se enganar: o desempenho está aquém do esperado, e os militarii vão ter que render bem mais se esperam algo além de uma vaguinha para a fase de grupos da Cupa Uefa.


E o CFR Cluj, hein? O que era tido pelos analistas ocidentais como saco de pancadas do grupo A não só continua invicto, como divide a liderança com o incensado Chelsea e só é superado pelos ingleses no saldo de goluri. E no miercuri, conseguiu fazer um belo confronto com a chipa comandada por Luis Felipe Scolari, equilibrando as ações em boa parte do jogo e saindo com um 0 a 0 não exatamente glorioso, mas sem dúvida animador. Em um Constantin Rădulescu lotado, os donos da casa não tiveram nenhum receio de acossar os visitantes à moda romena, e já aos dois minutos o miljocas Sebastián Dubarbier (um dos nomes clujianos no jogo) fez belo arranque individual e ficou livre, forçando o goleiro Petr Čech a fazer uma providencial intervenção. Os "blues", por sua vez, não se acanharam com a pressão inicial do CFR Cluj, e logo Drogba e Lampard teriam também as suas oportunidades desperdiçadas de gol. A melhor chance da primeira etapa, no entanto, foi romena: Trică, após lançamento genial do endiabrado Dubarbier, se viu cara a cara com o gol, na pequena área, mas pegou mal na hora do chute e mandou a pelota para fora, em uma chance preciosa para abrir o placar. Fosse como fosse, o time de Cluj-Napoca conjugava competentemente força defensiva (com uma bela atuação do fundas Mureşan e intervenções sempre precisas do portar Stăncioiu) e ataques insinuantes, organizados pelo bom trabalho de meio de campo. Ou seja, um time equilibrado e consistente, capaz de fazer frente a um dos mais badalados clubes do futebol mundial.


No segundo tempo a partida seguiu equilibrada, com as duas equipes adotando um posicionamento mais cauteloso e defensivo, o que diminui a quantidade de chances reais de gol. Para o lado do CFR Cluj, Trică e Dubarbier continuaram se destacando na articulação de movimentos ofensivos, enquanto o fundas brazilianul André Galiassi fez pelo menos duas participações importantes, impedindo no último momento perigosas conclusões do Chelsea. Em uma delas, atorou Drogba sem piedade, mandando o atacant de Costa do Marfim para o pronto-socorro. O Chelsea ainda teria uma boa chance com Di Santo cabeceando a centímetros do gol, mas as duas chances finais do meci foram mesmo do time local: aos 75mins um chute de Trică lambeu a trave inglesa, e logo depois Čech fez uma defesa salvadora em chute potente de Pereira. Ou seja, a vitória tão sonhada não veio, mas não foi por covardia ou falta de iniciativa dos romenos, muito pelo contrário. O fato é que o time tido como virtual lanterna do grupo está construindo uma campanha de alto nível, tendo encarado os dois adversários teoricamente mais fortes e apresentando ótimos desempenhos em ambos os jogos. Está com quatro pontos, dividindo a liderança com o próprio Chelsea, e vai enfrentar o adversário mais "fácil" do grupo: o Bordeaux, que não fez nenhum ponto e nessa rodada levou 3 a 1, em casa, contra o mesmo Roma despachado em seu próprio covil por Juan Culio e cia. Ou seja, o time de Maurizio Trombetta está calando a boca de todo mundo - menos a de seus fanáticos suporteri, que no fim do jogo festejaram o empate como se fosse uma vitória retumbante. E, no fundo, até que era mesmo... A euforia toma conta de Cluj-Napoca e de toda a Romênia, com jucatori como Juan Culio comparando uma vaga nas optimi de finala a uma conquista de título - e quem duvidará, a essa altura, que é possível essa façanha?

CUPA UEFA

Se na Liga Campionilor o fotbal al romaniei foi bem, na Cupa Uefa só deu desgraça. Na verdade, me encaminhava para assistir alguns dos jogos do último joi, octombrie 02, quando fui interrompido por alguns deveres inadiáveis - a saber, conversas com amigos e um animado jogo de truco. Ou seja, só consegui assistir os últimos seis minutos de FC Vaslui x Slavia Prague (foto) - e foram minutos de tensão, com o time romeno tentando de todas as formas o gol que garantiria a sua classificação para a próxima fase. Na verdade, pelo que se pôde ver, os Galben-Verzii fizeram boa partida, encarando com coragem os visitantes tchecos, e saindo na frente aos 21mins por intermédio de Burdujan. Com o 0 a 0 da primeira partida em Praga, o placar garantia a classificação - mas logo ao quatro minutos da etapa final Brabec empatou num momento de desatenção defensiva, e com isso instaurou-se o terror, pois o empate em 1 a 1 classificava os visitantes pelo saldo qualificado. Depois disso, foi um jogo de muita correria - e, pelos poucos minutos que vi, até dava para o Vaslui salvar a honra romena e fazer um golzinho heróico ao apagar das luzes. Mas infelizmente tal não se deu, e o FC Vaslui somou-se melancolicamente aos outros quatro eliminados do dia - pois sim, todos os outros romenos participando da Cupa Uefa também foram defenestrados sem piedade, ficando nosso querido fotbal a ver navios. Ao menos resta ao FC Vaslui o consolo de ter sido eliminado invicto...


Dos fracassos, o mais esperado era o do Poli Timisoara - afinal, o clube já tinha perdido em casa para o Partizan Belgrade, não era exatamente inconcebível que acabasse sucumbindo também lá paa os lados da Sérvia. De qualquer modo, a derrota de 1 a 0 parece ter sido encarada com certo conformismo pela comissão técnica dos Bănăţenii, que afirmou que o placar de Belgrado era aceitável e que a derrota em Timisoara, sim, tinha sido decisiva para a desclassificação. A mesma desculpa, por exemplo, não cabe muito bem ao Unirea Urziceni - que, depois de um sensacional empate em 0 a 0 contra o Hamburg SV na casa do líder alemão, entregou a rapadura em pleno Tineretului em Urziceni, cedendo um pouco aceitável 2 a 0 para a echipa visitante. Petric, aos 27 e aos 51, marcou os gols que liquidaram as ambições do "Chelsea de Ialomiţa" na Cupa Uefa.

O Rapid Bucuresti é outro que já entrou em campo semi-morto para encarar os também teutônicos do Wolfsburg. Mesmo porque a péssima fase dos giulestenii - na última rodada da Liga I, perderam em casa para o frágil e recém-egresso FC Arges por 2 a 1 - não dava muito ânimo para esse confronto continental no fim das contas. Como se não bastasse, os visitantes ainda abriram o placar logo aos 16mins, gol do atacant brazilianul Grafite. Com isso, só se o Rapid fizesse três gols para se classificar, pois um eventual 2 a 1 classificaria o Wolfsburg no saldo qualificado. Apesar dos romenos ainda empatarem o jogo (1-1) no segundo tempo com Maftei, não tinha mais tempo para uma virada consagradora, e o Rapid vai ter agora que se concentrar em arrumar a má campanha na Liga I para salvar de certo modo a sua temporada. E o Dinamo, bem... Esse decepcionou mesmo, sendo incapaz de derrotar o pouco poderoso NEC em pleno Dinamo Stadium e morrendo à míngua num insípido 0 a 0 (foto). Pelo que consta, os holandeses apostaram sem medo numa retranca quase romena em sua intensidade e disciplina - mas convenhamos, fica até mais vergonhoso para um representante do país que elevou a retranca a uma obra de arte ser manietado por truques que ajudou a criar. Tivessem marcado uma bucha furreca que fosse, os Câinii Roşii teriam despachado o NEC Nijmegen e seguiriam vivos na Cupa Uefa - mas faltou pressão, faltou competência, faltou muita coisa para que a vitória, mesmo minguada, pudesse vir. Um pena, mas assim foi - e agora só teremos Cupa Uefa para a Romênia na medida que Steaua ou CFR Cluj "sobrarem" da Liga Campionilor - o que, convenhamos, ninguém quer que aconteça. Uma pena, mesmo.

Então é isso. Tendo praticamente se encerrado a participação romena na Cupa Uefa, e com a pausa necessária nos jogos da Liga Campionilor, voltemos nossos olhares para a Liga I, que já está merecendo nossa atenção por aqui. Se tudo der certo, nosso próximo post versará sobre os eventos da etapa 10 do campeonato mais aguerrido do fotbal mundial. Voltamos, salvo engano, no início da semana que vem. Saudações a todos, e até lá.
Fotos: ProSport.ro e Goal.com

Un comentariu:

Vicente Fonseca spunea...

Bom começo romeno na UCL. O Cluj vem dividindo liderança do grupo com o Chelsea, e o Steaua empatar com a Fiorentina fora de casa, se não é uma maravilha, é ao menos melhor do que estava sendo costumeiramente.