marți, octombrie 28, 2008

Fotbal: uma especialidade romena

A redação do Bola Romena viveu nos últimos dias uma situação bastante complicada, embora relativamente comum na vida desse portal do fotbal romeno em português: muita coisa acontecendo e pouco tempo para dar conta de tudo. Estamos tentando manter um ritmo mais acelerado de postagens, até mesmo em comemoração aos dois anos do portal - afinal, foi em outubro de 2006 que o Bola Romena deixou de ser uma idéia e virou uma realidade, iniciando uma história que bem ou mal temos mantido viva desde então. Mas sabem como é, nem sempre a coisa funciona como gostaríamos - embora seja objetivo da redação não permitir que ocorram novamente paradas de longa duração, como as que assolaram o Bola Romena em 2007 e parte de 2008. Enfim, tudo isso para dizer que muita coisa aconteceu e está acontecendo no fotbal mais aguerrido do planeta - e, embora voltar demais para relatos pormenorizados de coisas que já ocorreram há uma semana ou mais seria uma perda de tempo, nos parece útil deixar registrado o que de melhor (e pior) aconteceu no que tange ao fotbal romaniei nesse período que passou. E essa será nossa política: podemos até pecar a partir daqui pela superficialidade, mas não pela omissão. Então preparem-se, leitores/as, porque o rezumat da vez começa agora!

LIGA I

Rodada cheia de surpresas e definições, a 12ª etapa do Romenão. Quando dizemos que a Liga I é um dos campionatul mais disputados do mundo, ó leitor eventual que não conhece a fundo o verdadeiro fotbal, acredite: não estamos exagerando. Favoritismo, recursos financeiros e técnicos, condições climáticas, posição na tabela: tudo isso é transitório quando a bola rola e a torcida começa a rugir nas arquibancadas. Quem diria, por exemplo, que o poderoso Steaua Bucuresti, que disputa seguidamente competições internacionais e é tido como favorito em todas as competições nacionais que disputa, iria empatar em casa com o Gloria Buzau, lanterníssima do campionatul e que até o duminica em Bucuresti tinha somado um mísero ponto em onze rodadas? Pois é, e assim foi, em um placar de 1 a 1 que deixou a Romênia inteira atônita. Se bem que, na verdade, nem tanto assim: o Steaua está instável, teve seu antrenor e herói Marius Lăcătuş demitido depois da bizarra derrota em casa de 5x3 contra o Lyon (e falaremos disso logo adiante, não se preocupem) e anda empilhando resultados inesperados, como o recente empate com o também rebaixável CS Otopeni. No meci contra os Glorioşii (que marcou a estréia do novo antrenor Dorinel Munteanu, que treinava anteriormente o U Cluj na Liga II), os militarii saíram na frente com um gol de Bănel Nicoliţă, mas permitiram o empate do visitante oito minutos depois - e, para infelicidade final, tiveram o que seria o gol da vitória anulado aos 45mins do segundo tempo, o que alquebrou ainda mais a já macambúzia torcida dos Roş-Albaştrii. Ruim para uma echipa que já vai decepcionando na Liga Campionilor, está eliminada da Cupa Romaniei e vai se distanciando da ponta na Divizia A do romenão...

Ponta, aliás, disputada por dois times que ganharam de modo simples, mas eficiente. O Unirea Urziceni seguiu sua tradição de resultados modestos mas eficientes, marcando 1 a 0 no Farul com um golzinho de Onofras, enquanto o Dinamo Bucuresti passou por dificuldades, mas conquistou uma vitória simples sobre o Otelul Galati, que havia complicado a vida do Steaua na rodada anterior e de novo encheu o saco dos bucurestinos da vez. O gol da vitória dos câinii roşii foi assinalado pelo miljocas Gabriel Torje. O Poli Timisoara, que na verdade é a melhor campanha do Romenão (está com seis pontos a menos na clasamentul graças à uma punição administrativa, e com esses pontos estaria na liderança do campionatul), conseguiu uma importante vitória de 2 a 1 sobre o CFR Cluj (foto), em um jogo bastante emocionante e movimentado. Louvável, no meci em questão, a virulência dos jucatori, com nada menos do que dez cartonase galbene, sete deles para os visitantes de Cluj-Napoca. E o FC Arges, recém-egresso da Liga II, não só venceu por 3 a 0 o desmilingüido Poli Iasi como subiu na tabela e já está beliscando uma vaguinha nas competições continentais - coisa que, diga-se, nem o mais fanático torcedor da Trupa din Trivale poderia imaginar no início da Liga I 2008/2009.

Outro time que está surpreendendo é o Universitatea Craiova. Um clube que geralmente fica lutando temporada após temporada para não cair, os Campeões de Um Grande Amor (ui ui ui) estão surpreendendo, e já começam a despontar surpreendentemente como candidatos a uma vaga na Cupa Uefa. Na etapa 12, o Universitatea aplicou nada menos que 5 a 2, fora de casa, no pobre Gaz Metan Medias - uma partida na tal a superioridade dos visitantes foi constante e o constrangimento da torcida local era visível. O Pandurii Tg Jiu venceu o despencante FC Vaslui por 1 a 0, enquanto FC Brasov e Gloria Bistrita ficaram num insosso 0 a 0, e o Rapid Bucuresti começa a dar sinais de recuperação, vencendo o CS Otopeni por 2 a 1.

No momento, a liderança segue com o Dinamo (28 puncte), com o Unirea Urziceni (27) mantendo-se nos calcanhares dos câinii roşii. O Poli Timisoara vai surpreendendo, e mesmo com seis pontos perdidos no tapetão segue em terceiro, com 23, acompanhado a certa distância por Steaua (22), FC Arges e Universitatea Craiova (21). Na ponta de baixo, os rebaixáveis de momento são Poli Iasi (11 pontos, caindo pelos critérios de desempate), Gloria Bistrita, CS Otopeni (ambos com 8) e o determinado Gloria Buzau com 2 pontinhos. E preparem-se, que a próxima rodada vai ser daquelas! De cara, o confronto titânico entre Dinamo e Steaua, o clássico mais sanguíneo e sangrento de todo o fotbal romaniei, com duas echipa em situações distintas: uma querendo segurar a ponta, outra buscando no clássico um recomeço na temporada. Jogaço imperdível! CFR Cluj x Unirea Urziceni fazem outro jogo emocionante e decisivo, enquanto o Poli Timisoara visita o Otelul Galati sonhando com a ponta de cima da tabela. Gloria Bistrita x FC Arges e Universitatea Craiova x CS Otopeni são outros dois jogos que influenciam nas vagas para as competições continentais, enquanto o Rapid Bucuresti busca consolidar a reação enfrentando em casa o frágil Gloria Buzau, que mesmo tendo complicado a vida do Steaua continua no fundo não sendo ameaça para ninguém. Preparem o coração, amigos/as!

LIGA II

Seria 1: No momento, a liderança apertada está nas mãos do CSM Ploiesti, que na última rodada conseguiu uma importantíssima vitória fora de casa, batendo o Progresul Bucuresti por 1 a 0, gol de Mihai aos 13mins. No momento, o CSM Ploiesti está com 27 puncte, um a mais do que o Ceahlaul Piatra Neamt, que perdeu a liderança graças a um empate em 0 a 0 com o FC Cetate Suceava. Além dos Ursos da Carpathia, o Dunarea Galati também tropeçou, perdendo fora de casa para o Dunarea Giugiu por 2 a 1. O FC Buftea, que vinha sendo uma grata surpresa, já perdeu fôlego e agora está em sétimo, com 19 puncte e bem longe dos líderes de momento. Na próxima rodada, o CSM Ploiesti vai a Bucuresti enfrentar o time II do Dinamo, enquanto o Ceahlaul recebe o Dunarea Giugiu e o Dunarea Galati enfrenta em casa o Prefabricate.

Seria 2: A disputa está muito boa, e são altas as chances de uma ou duas echipa conquistarem pela primeira vez uma vaga na Liga I. O FCM Târgu Mureş é o atual líder da seria, superando os já mais tradicionais Unirea Alba Iulia e UTA Arad nos critérios de desempate. Quem estava liderando era o CFR Timisoara, mas depois de duas derrotas seguidas os leoparzii perderam terreno e agora estão em quarto, com 19 puncte, junto com não menos do que CINCO times - FC Drobeta Turnu Severin, Dacia Mioveni, Râmnicu Vâlcea, Muresul Deva e Bihor Oradea! Ou seja, dependendo dos resultados, até o nono lugar de momento pode virar líder na próxima rodada, em uma disputa aberta e emocionante como poucas vezes se viu na já geralmente muito emocionante Liga II. E considerando que na rodada do dia 01/11 teremos confrontos diretos como CFR Timisoara x Râmnicu Vâlcea, Dacia Mioveni x Unirea Alba Iulia e Muresul Deva x UTA Arad, a coisa tem tudo para pegar fogo...

LIGA CAMPIONILOR

Bom, a essa altura todo mundo já sabe direitinho o que rolou no meio da semana passada, então não vou me deter longamente na análise dos dois meciuri envolvendo romenos na competição continental européia. O Steaua Bucuresti fez uma partida vibrante, repleta de emoções, mas não conseguiu sustentar o resultado nas duas vezes em que esteve na frente e acabou derrotado pelo Lyon em pleno Ghencea, com o incomum placar de 5 a 3 pró-franceses (foto). Já aos 11mins do primeiro tempo o placar estava 2-0 pró Steaua, com gols de Arthuro Henrique e Goian, mas já aos 33mins o time visitante já tinha igualado o marcador, numa seqüência de lances que deve ter matado vários pacientes cardíacos Romênia adentro. Ao final do primeiro tempo, um gol de cabeça de Petre levou o jogo em um 3-2 para o intervalo - mas na volta da casamata o Lyon dominou a partida, e apesar de uma atuação esforçada dos militarii não foi possível evitar a virada de "Les Gones", que acabou tomando dimensões quase desproporcionais com o gol de Fred já nos descontos, sacramentando um 5-3 ruidoso e quase constrangedor. A repercussão, como era de se esperar, foi forte, e o presedinte e destemperado de plantão Gigi Becali botou a boca no trombone, xingando Deus e o mundo e mandando o antrenor Marius Lăcătuş para a rua da amargura, direto e sem escalas. A confusão no reino dos ros-albastrii é grande - afinal, não bastasse essa derrota que praticamente elimina o time na Liga Campionilor, o clube já está fora da Cupa Romaniei e vive momento instável na Liga I, como o já citado empate em casa diante do inexistente Gloria Buzau escancara para quem quiser ver. Uma batata quente daquelas para o novo antrenor Dorinel Munteanu segurar - ainda mais que semana que vem tem novo meci contra o Lyon, lá na França, e uma derrota pode significar a eliminação definitiva no torneio continental.

Quanto ao CFR Cluj, infelizmente acabou perdendo sua invencibilidade, em uma derrota de 1 a 0 para o Bordeaux no Chaban-Delmas. Foi um jogo bastante disputado, com marcação severa à moda romena e algumas oportunidades de lado a lado - para o CFR Cluj, pelo menos Juan Culio e Yssouf Koné tiveram boas chances de balançar as redes do portar Ramé. Infelizmente, uma partida que se encaminhava para um interessantíssimo empate acabou sendo perdida em um lance infeliz de Cadu, que na tentativa de afastar um cruzamento de Gourcuff acabou desviando para as próprias redes, sem chances de intervenção para Stăncioiu. Foi uma derrota triste, especialmente porque o CFR Cluj mais uma vez fazia excelente enfrentamento fora de casa, mas não chegou a ter conseqüências mais graves em termos de tabela - a equipe está em segundo, com 4 puncte, e uma vitória sobre o mesmo Lyon no covil romeno de Cluj-Napoca pode ser fundamental para encaminhar a classificação tão sonhada pelo fotbal romaniei. Ao contrário do martírio de Lăcătuş no Steaua, o antrenor italianul Maurizio Trombetta é considerado pelos observadores um dos maiores responsáveis pelo bom momento do CFR Cluj, escalando o time de forma cautelosa mas sem jamais abdicar da vontade de vencer. De fato, mesmo com a triste derrota, deu gosto de assistir o CFR Cluj jogando de igual para igual contra o Bordeaux em pleno território inimigo - e a esperança de uma classificação, antes tida como quase impossível, agora contagia a todos que apreciam o fotbal mais guerreiro do planeta. Semana que vem veremos se o CFR Cluj conseguirá atender nossas expectativas e garantir uma echipa romanesc nas fases finais da Liga Campionilor.

Por enquanto, é isso. Como o confronto entre Poli Iasi e FC Vaslui, válido pela Cupa Romaniei, só vai ser realizado no dia 4 de novembro, não temos definição dos confrontos das optimili de finala desta competição. No final de semana, teremos emocionantes rodadas das Ligas I e II, e no meio da semana que vem Steaua Bucuresti e CFR Cluj vão lutar até a morte por resultados positivos nas arenas sanguinolentas da Liga Campionilor. Estaremos atentos, prontos para informá-los de tudo, e voltaremos tão logo possível com os relatos dessas competições. Saudações a todos, e até lá.

Fotos: ProSport.ro e siteul oficial da Uefa

Un comentariu:

Anonim spunea...

Como a crise do Citibank afeta o Steaua? Abraços e parabéns pelo blog.