duminică, octombrie 05, 2008

LIGA I: apenas um sobreviverá!

Depois de algumas semanas mais concentrados nas competições continentais, voltamos a oferecer aos leitores/as fiéis um relato pormenorizado dos eventos envolvidos na cada vez mais emocionante Liga I 2008/2009. Que o campionatul romanesc é o mais emocionante do planeta, eu e vocês sabemos muito bem - mas na atual temporada o pessoal tá se superando, e o que não falta é resultados surpreendentes e brigas sangrentas pelas posições na clasamentul. Daremos um breve relato meci a meci da etapa 10 do Romenão -e que venham por cima da bola com as travas da chuteira, que não vamos tirar a canela na dividida!

Gaz Metan Medias 2x0 Gloria Buzau - um rezultate, convenhamos, altamente previsível e nada surpreendente. O Gaz Metan pode não ser exatamente o time mais forte do Romenão, mas está fazendo campanha digna e se mantendo fora da zona da degola - enquanto o Gloria Buzau já se escapou com as calças na mão na temporada passada, e esse ano parece determinado a corrigir o engano e voltar direto para a Liga II em 2009. Antes dos cinco minutos, Prodan abria o placar para o Gaz Metan, confirmando o que era nada menos que uma tendência natural. Em um jogo muito tranqüilo, o time de Medias continuou controlando as ações, escapando como podia das botinadas dos jucatori do Gloria (que colecionaram cartonasi galbene durante o meci), fez o segundo gol aos 30mins com Curtean e passou o resto do jogo apenas administrando a tranqüila vitória.

FC Arges 1x1 Universitatea Craiova - Longe de ser o jogo mais importante ou decisivo da rodada, esse confronto de dois times intermediários na tabela acabou tendo sim a sua carga considerável de emoções. Tames abriu o placar para o time local numa cobrança de panalty, e teve supremacia pela maior parte do jogo - mas com o empate do time de Craiova na metade do segundo tempo, gol de Costea, as coisas mudaram de figura e a partida ganhou em tensão e dramaticidade. No fim do jogo, a apoteose: três expulsões, sendo que dois jucatori do Universitatea saíram juntos (Bornescu por um lindo carrinho, e Baird por reclamar aos berros para que ele também recebesse a honraria) e, para não se sentirem inferiorizados, os Alb-Violeţii deram um jeito para que Daniel Bălaşa também levasse um rossi consagrador. De qualquer modo, a partida ficou empatada, o que não era bom para nenhum dos dois, mas enfim...

Steaua Bucuresti 1x1 CS Otopeni - A zebra da rodada. Sinceramente, se alguém antes do jogo achava que o CS Otopeni faria frente ao poderoso Steaua, ou é muito torcedor do CS Otopeni (e, sinceramente, não são tantos assim que encaixam nessa descrição) ou é um novo Nostradamus. Não nos foi possível assistir o jogo, mas os relatos dão conta de um meci constrangedor dos militarii, com péssimas atuações individuais e uma dificuldade crônica de achar boas soluções - embora os jucatori e o antrenor Marius Lăcătuş discordem, dizendo que o Steaua merecia a vitória pela insistência. Seja como for, o Steaua não só não pôde vencer como escapou de uma derrota no simbata - afinal, o lanterna conseguiu construir um ferrolho muito eficiente, e ainda abriu o placar aos 42mins do segundo tempo, em rápida jogada de contra-ataque concluída brilhantemente por Negru. Foi um golpe duro para os Roş-Albaştrii, e parecia mesmo que o CS Otopeni conseguiria uma vitória histórica e surpreendente. Mas, aos 47mins e com o arbitrul já colocando o apito na boca para encerrar o meci, o Steaua conseguiu empatar, com Kapetanos concluindo de cabeça uma bela triangulação de Moreno e Goian. Um empate quase digno, dadas as circunstâncias (e que mereceu uma justa e ensandecida festa dos fanáticos suporteri), mas que não pode apagar a má jornada e muito menos o mau momento técnico vivido pelo Steaua ultimamente.

Assista abaixo aos dois gols de Steaua x CS Otopeni:




Otelul Galati 1x1 CFR Cluj - Outro placar consideravelmente inesperado - embora, no caso do CFR Cluj, a ótima campanha na Liga Campionilor seja mais do que suficiente para dar um desconto ao clube. Na verdade, o atual campeão saiu ganhando, gol de Muresan aos 19mins - mas acabou tendo a infelicidade de ceder o empate pouco depois, em um gol contra totalmente acidental do fundas Cristian Panin. A partir daí, sinceramente, tivemos um meci terrivelmente chato e arrastado, com o CFR Cluj pouco animado para impor uma pressão e um Otelul Galati aparentemente satisfeito com sua atual situação medíocre na atual tabela do Romenão. A partida se arrastou, modorrenta e sem oscilações, a um empate que, se não foi trágico para nenhum dos times, tampouco fez diferença positiva para nenhum deles. E a vida segue, que jeito?...

Pandurii Targu Jiu 2x0 Rapid Bucuresti - Enquanto Steaua e CFR Cluj contentavam-se com tropeçadas "comuns", o Rapid decidiu que podia fazer melhor (ou pior) e ultimamente tem se esmerado em se estrepar sempre que a oportunidade aparece. Semana passada, tinha sido o FC Arges a se refestelar sobre o alquebrado time da capital; no último duminica, o felizardo da vez foi o Pandurii, que em um dia de muita chuva em Târgu Jiu, recebeu de presente uma vitória de 2 a 0, muito bem vinda na atual conjuntura dos Minerii. Verdade que a expulsão do camaronês Pierre Boya aos 27mins foi um golpe duro para os giulestenii, inferiorizando o time em campo e tudo - mas o Pandurii é um time sinceramente muito frágil, e em circunstâncias comuns seria batido pelos Vulturii Visinii sem maiores dificuldades. O problema é que a atual situação do Rapid é tudo, menos comum - e o Pandurii, que não tem nada com isso, se encarregou de assegurar a vitória no segundo tempo, com dois gols de Pacurar, o segundo já nos descontos. E com mais esse tropeço, o Rapid ocupa agora a muito incômoda décima primeira pozitia na clasamentul, com míseros 13 puncte - pouco mais que a metade dos pontos do atual líder Dinamo. Convenhamos que é pouco, muito pouco - ainda mais para um time que já perdeu a Cupa Uefa, grande chamariz da temporada. Não surpreenderá se mudanças radicais ocorrerem em brevíssimo - embora talvez já seja até tarde demais, vai saber...

Dinamo Bucuresti 1x0 Farul Constanta - Mais uma vitória simples, pouco brilhante e espartanamente eficiente do atual líder do campionatul. Mesmo sem jogar muito bem, os Alb-Roşii impuseram sua maior qualidade sobre o Farul, marcando o gol e vedando completamente qualquer chance de reação dos marinarii. Considerando a eliminação na Uefa contra o pouco poderoso NEC Nijmegen, e a quantidade de fiascos promovidos pelos demais ponteiros do campeonato, alguns talvez temessem algum tipo de tragédia contra o Dinamo nessa partida, mas não foi o caso. Foi uma partida na qual a superioridade dos Câinii Roşii, embora não exatamente gigantesca, foi constante - e o gol de Andrei Cristea, embora tenha saído na abertura do segundo tempo, poderia ter saído a qualquer momento antes disso sem nenhum tipo de injustiça ou exagero. Foi tão tranqüilo que nem temos muito a relatar sobre o meci, de modo que nos limitaremos a elogiar a eficiência tipicamente romena do Dinamo e passaremos, impávidos, para o próximo resultado.

Poli Timisoara 1x0 Gloria Bistrita - O Poli Timisoara está num momento de oscilação, e o impacto negativo das duas derrotas contra o Partizan Belgrade na Cupa Uefa não pode ser desconsiderado. Nesse jogo, ocorrido no último duminica, os bănăţenii tiveram grandes dificuldades e por pouco perdem pontos contra o Gloria Bistrita, um dos times mais frágeis de todo o romenão. Foi um meci truculento, com vários cartonase galbene e lances de pura e sangrenta rispidez - mas sem que o time da casa conseguisse impor qualquer tipo de superioridade técnica ou tática sobre a paupérrima echipa visitante. A vitória, no fim das contas, veio quase por acidente, em um gol achado por Tifet aos 41mins da etapa final, e no fundo não representa bem o que foi o jogo - um empatezinho chocho de 0 a 0 teria muito mais a ver com o que fizeram (ou não fizeram) os dois times. Pior para os Filhos de Drácula, que já estão na zona dos relegados para a Liga II e perigam passar 2009-2010 mordendo pescoços duros e sem sangue na Divizia B do romenão.

FC Brasov 0x0 FC Vaslui - Esse jogo mal dá para comentar: não pude assistir, não saiu do 0 a 0 e acabou não fazendo muita diferença na tabela, com as duas equipes permanecendo mais ou menos na mesma que estavam antes do início da rodada. Tanto os Stegarii quanto os Galben-Verzii estão no pelotão intermediário, pleiteando vagas nas competições continentais - e, como muitos dos ponteiros tropeçaram nessa rodada, o empate sem gols não chegou a afastá-los muito da zona de conflito, digamos assim.

Unirea Urziceni 0x1 Poli Iasi - E falando em tropeços... O Unirea parece ter sentido o golpe da desclassificação da Uefa, jogando em casa com o Hamburg SV depois de um empate em plena Alemanha no primeiro jogo. Em uma partida carente de emoções e de lances ofensivos, foi o Politehnica Iasi quem soube aproveitar sua solitária oportunidade, gol assinalado pelo atacant Cristian Bratu ao apagar das luzes da primeira etapa. O Unirea ainda tentou reagir, ciente que a derrota o afastava um pouco do Dinamo na briga pela liderança, mas parece ter faltado capacidade de indignação aos Leões Azuis - e o Tineretului, ao invés de se acender com a festa dos suporteri de Urziceni, acabou se apagando nos melancólicos lamentos da derrota inesperada contra um dos lanternas da Liga I.

Rezumat de clasamentul: Como tínhamos adiantado, o Dinamo Bucuresti vai aos poucos se consolidando na liderança, com 25 puncte e o maior número de vitórias do campionatul (8). O Steaua Bucuresti e o Unirea Urziceni (que teve uma boa série de vitórias e vinha com pinta de ser a surpresa da vez) estão agora com 21, com vantagem para os militarii nos critérios de desempate. O Poli Timisoara vai com 19 pontos e o CFR Cluj, que aos poucos se recupera de um começo claudicante na competição, está com 16, superando FC Brasov e FC Vaslui na golaveraj. Na ponta de baixo, Gloria Bistrita e Poli Iasi vão com 7 pontinhos, enquanto CS Otopeni se arrasta com 5 e o Gloria Buzau já vai adquirindo usucapião da lanterna, sendo o único time que não ganhou de ninguém e somando no momento um solitário pontinho.

Na próxima rodada, não é preciso bola de cristal para ver que CFR Cluj x Dinamo será o jogo mais importante da rodada. Se os Câinii Roşii vencem, consolidam ainda mais sua atual vantagem de 4 pontos; se o CFR Cluj triunfa, vai a 19 e começa a ganhar fôlego para quem sabe atropelar no segundo turno. Ainda é cedo para dizer que qualquer rezultate ou pozitia é definitivo, mas se o Dinamo começar a tomar dianteira, todos sabem que vai ser difícil alcançá-lo - os adversários, com certeza, lembram do exemplo de 2006-2007, quando os bucurestinos decolaram na frente e ganharam sem maiores sobressaltos o Romenão. Não é, portanto, exagero dizer que metade do país estará com a atenção voltada para Cluj-Napoca, torcendo para o time local dar uma segurada no time 18 vezes campeão da Liga I. O Steaua encara um jogo perigoso fora de casa contra o imprevisível Otelul Galati, e o Unirea Urziceni vai ao covil de Drácula enfrentar o ressabiado Gloria Bistrita - dois meciuri onde, na verdade, tudo pode acontecer. Rapid Bucuresti x Gaz Metan Medias promete ser um dos jogos mais emocionantes da rodada, com os giulestenii acuados e desesperados por reação, enquanto Gloria Buzau x CS Otopeni é confronto direto para ver quem se afunda mais no lodaçal da Liga II. Abaixo, a lista completa dos meciuri da décima-primeira rodada do Romenão:

Vineri, octombrie 17
Otelul Galati x Steaua Bucuresti
Gloria Buzau x CS Otopeni
CFR Cluj x Dinamo Bucuresti
Simbata, octombrie 18
Farul Constanta x Poli Timisoara
Poli Iasi x FC Brasov
Duminica, octombrie 19
Universitatea Craiova x Pandurii Targu Jiu
FC Vaslui x FC Arges
Rapid Bucuresti x Gaz Metan Medias
Luni, octombrie 20
Gloria Bistrita x Unirea Urziceni

E é isso, por enquanto. A Divizia A suspende suas atividades na próxima semana, devido ao confronto da combalida echipa nationala contra a seleção da França, em uma partida que promete grandes emoções. Vencer é uma obrigação para a seleção romena, caso queira iniciar de vez uma reação nas preliminarii da Copa Mondiala 2010 - e o Stadionul Farul estará lotado, para um embate sangrento no qual tudo pode acontecer. Cobriremos esse embate cruento, podem ter certeza - e talvez aproveitemos para dar uma atualizadinha na Liga II, que anda muito emocionante e cheia de coisas para contar. Um abraço a todos, e até breve.

Fotos: ProSport.ro

3 comentarii:

Anonim spunea...

Gostaria de saber o paradeiro de Nicolae Mitea. O cara joga muito, mas foi dispensado do Ajax e assinou com o Dinamo Bucuresti, mas no site do clube não tem nada sobre o Mitea. Cadê ele?

Anonim spunea...

Olá, Thiago! Olha, até onde nós da Redação do Bola Romena sabemos, Mitea é jogador contratado do Dinamo e está esperando adquirir a melhor condição física para estrear. Não sei, admito, o motivo pelo qual ele não consta na listagem de jucatori do siteul do Dinamo, já que no Liga1.ro ele aparece como camisa 14, por ex. Talvez ele jogue ainda esse mês, mas isso ainda está em aberto. Obrigado pela leitura, seja sempre bem vindo!

Anonim spunea...

Espero que ele recupere logo a boa forma, já que depois de tantas lesões nos tempos de Ajax, Mitea só mostrou um pouquinho do que ele faz de bom. Tomara que ele se destaque na LIGA I e volte à seleção pra ajudar a Romênia nas eliminatórias.
Espero que na estréia ele faça bonito pra aparecer aqui no bola!