luni, octombrie 13, 2008

ROMANIA 2X2 FRANTA: até que foi bom, mas não foi bom...

Se quiséssemos resumir em uma palavra o embate entre Romênia e França, válido pelas preliminarii da Copa do Mundo de 2010, talvez pudéssemos dizer "contraditória". Afinal, a egalitate em 2 a 2, em si mesma, não é um resultado ruim - afinal, a França é um dos times mais perigosos do grupo, a seleção mantém-se próxima do topo e tem boas condições de, na medida em que somar os pontos necessários, garantir a tão sonhada volta à Copa Mondiala. Porém, era um meci em plena pátria-mãe, com os suporteri incentivando os tricolorii, e no qual a echipa nationala chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0 - o que, convenhamos, dá um sabor um pouco amargo a uma noite que poderia ser bem mais festiva.

O clima no Stadionul Farul em Constanta, apesar dos não muito animadores resultados iniciais dos tricolorii, era alegre como sempre - e os suporteri, como não poderia deixar de ser, tocaram o terror sem medo nas arquibancadas, dando tons ainda mais vivos à sempre empolgante festa do fotbal romaniei. Inflamados pelo apoio ensandecido dos torcedores (ou talvez animados com a notícia da ausência do craque francês Vieira, barrado na última hora por problemas físicos), os guerreiros romenos entraram na arena rilhando os dentes, e durante os primeiros vinte minutos de jogo fizeram uma das atuações mais empolgantes da echipa nationala em muito tempo. Mesmo desfalcados de uma série de nomes importantes, os romenos começaram a partida em alta voltagem - e já aos 6mins saíram na frente, em uma veloz triangulação que encontrou Florentin Petre livre para chutar a meia-altura, sem chances para Mandanda. Ainda mais ensandecidos depois de abrirem o placar, os tricolorii continuaram em cima, e aos 17mins meteram mais uma bucha certeira, com Goian aparando de cabeça uma cobrança de escanteio. A comemoração em chamas, agarrado no alambrado e festejando aos gritos o gol, justifica-se por mais de um motivo: foi o milésimo gol da echipa nationala em competições internacionais, o que se encaminhava como um sinal positivo para uma vitória que seria consagradora.

Porém, muito embora a echipa nationala tenha mantido certa pressão durante boa parte do primeiro tempo, o fato é que a França aos poucos foi se recobrando do espancamento inicial, e situações de gol para Le Bleus não tardaram a surgir. Thierry Henry desferiu um canhonaço dos mais violentos aos 36mins, forçando Lobonţ a uma salvadora defesa - pena que, dois minutos depois, foi Ribery quem teve a chance, após bela jogada de Gourcuff, e daí não teve jeito: França descontando, e um frêmito de preocupação tomando conta do Stadionul Farul.

A segunda etapa viu repetida em boa medida a situação do final do primeiro tempo, com uma França assanhando-se gradativamente e uma Romênia bastante cautelosa, mais preocupada em manter o resultado parcial do que em tentar melhorá-lo de alguma maneira. Mais uma vez, manifestou-se um raciocínio que parece ser inerente à visão de futebol do antrenor Victor Piţurcă: o resultado considerado bom deve ser preservado a qualquer custo, mesmo que isso signifique abdicar completamente do jogo, e ainda que a possibilidade de algo melhor seja real dentro das circunstâncias do jogo. Ou seja, apesar de estar jogando em casa, com o incentivo dos suporteri e com jogadores como Petre e Muresan em jornadas inspiradas, o fato é que os tricolorii foram cada vez mais se apequenando em campo, contentes com o 2 a 1 - e, graças ao medo de perdê-lo, abandonando as possibilidades reais que tinha de ampliá-lo. A França, que não tem nada a ver com os recalques derrotistas de seus adversários, foi tomando conta do jogo, até conquistar o empate aos 24mins da etapa final, em um chute excepcional de Yoann Gourcuff. Verdade que foi uma bucha mágica, daquelas que o miljocas francês passa cinco anos tentando e não acerta outra igual - mas é forçoso dizer que não foi um gol casual, e sim um reflexo da superioridade francesa naquele momento do jogo. Depois do gol de empate, aí sim a Romênia se fechou atrás, considerando uma boa idéia sustentar ao menos um solitário ponto em casa - e a formaţia Franţei ainda teve chances de virar o meci de vez, com o portar Lobonţ fazendo duas importantes intervenções antes do apito final.

Ruim? Bem, depende do ponto de vista - o antrenor Piţurcă, por exemplo, achou o resultado bastante aceitável, e foi seguido por jucatori como Adrian Mutu e outros nomes importantes do futebol romeno, como o "Fiara" Marius Lăcătuş e o inesquecível Gheorghe Hagi. De fato, a França é mesmo teoricamente o adversário mais complicado do grupo, e considerando esse fato a obtenção de um ponto não chega a ser um mau resultado. Afinal, a Romênia fica embolada no grupo dos times que estão com 4 pontos na chave, junto com a própria França e a Áustria - e apenas dois atrás dos líderes, e atuais classificados, Lituânia e Sérvia. Como o próximo jogo será na Romênia, contra a própria Sérvia, as chances de ingressar na faixa de classificação já na próxima partida não são nada desprezíveis, convenhamos. Porém, se continuarmos jogando da forma, digamos, pouco destemida que tem caracterizado a campanha romena... A pressão sobre Piţurcă amainou um pouco com os últimos resultados e com essas manifestações de apoio vindas de figuras ilustres do fotbal al romaniei - mas a redação do Bola Romena ainda está bastante ressabiada com o homem, especialmente com a sua reiterada opção pelo recuo da echipa em momentos decisivos. Claro que o ferrolho é quase uma especialidade romena, mas não é algo que se aplique em qualquer situação - o Steaua Bucuresti que ganhou a Europa em 1986, ou o CFR Cluj que tão bem está indo na Liga Campionilor deste ano, são bons exemplos de times que equilibram bem a retranca com momentos mais ousados e ofensivos. Victor Piţurcă, tem um plantel bastante bom à sua disposição - mas, do mesmo modo que jogou fora uma Eurocopa por ter tido medo de atacar no jogo que mais precisava vencer, podemos correr o risco de perder uma classificação perfeitamente alcançável para a Copa Mondiala se continuarmos desperdiçando pontos por falta de ambição. Torçamos, todos nós, para que a partir de março de 2009 (que é quando Romênia e Sérvia se enfrentam) a coisa tome um rumo diferente do que - talvez de maneira muito pessimista, mas enfim - parece se desenhar no horizonte...

Romênia 2x2 França
Stadionul Farul, Constanţa - 13000 spectatori
Goluri: Petre (ROM - 06'), Goian (ROM - 17'), Ribéry (FRA - 37'), Gourcuff (FRA - 69').
România: Lobonţ; Ogăraru, Tamaş, Goian e Raţ; Mureşan, Chivu (căpitan), Florentin Petre (Bucur, 76') e Cociş; Mutu (Costea, 75') e Marica. Antrenor: Victor Piţurcă.
Franţa: Mandanda; Sagna, Boumsong, Abidal e Evra; Diarra, Toulalan, Ribéry (Briand, 91'), Gourcuff e Malouda (Benzema, 38); Henry (căpitan). Antrenor: Raymond Domenech.
Arbitru: Frank de Bleeckere (BEL). Arbitri asistenţi: Peter Hermans (BEL) e Alex Verstraeten (BEL).
Cartonaşe Galbene: Goian (ROM - 18'), Boumsong (FRA - 42'), Toulalan (FRA - 63').

E o Bola Romena não pára. Os jogos das saisprezecimile de finala da Cupa Romaniei estão rolando durante essa semana, e já reservam algumas surpresas para os interessados no melhor fotbal do mundo. Até o final da semana, faremos uma atualização nesse sentido, bem como publicaremos também um panorama de momento da Liga II, que já estamos há tempos prometendo e está mais do que na hora de cumprir. E, é claro, tem mais Liga I no fim de semana - acompanharemos, certamente. Um abraço a todos, e até lá.

Fotos: ProSport.ro e Fifa.com

Niciun comentariu: