joi, octombrie 16, 2008

CUPA ROMANIEI - saisprezecimile de finala!

Depois de angustiante espera, eis que finalmente começaram os trabalhos em uma das competições mais renhidas e sanguinolentas de toda a Europa. É a Cupa Romaniei que começa, com suas etapas eliminatórias em jogo único movimentando o fotbal que tanto admiramos e reconhecemos. Para os brazilianul que não estão ainda familiarizados com o certame, a Cupa Romaniei é um torneio de formato semelhante ao da Copa do Brasil, com confrontos eliminatórios conduzindo à finalíssima - com a diferença fundamental da decisão em jogo único, nada dessas coisas de ida-e-volta, saldo qualificado e outras modernices. Ou seja, é o fotbal al romaniei em sua essência mais bruta - e os saisprezecimile de finala foram, mais uma vez, uma reafirmação disso.

Dos dezesseis jogos da rodada, quinze se deram entre os dias 14 e 16 de outubro - apenas FC Vaslui x Politehnica Iasi ficou para mais longe, e acabará sendo disputado no dia 29. Os confrontos, em sua maioria, colocavam frente a frente um time da Liga I e um representante da Liga II ou III, com resultados imprevisíveis. Peguemos, por ex, alguns jogos do marţi, octombrie 14. Em Breaza, no Parc Stadion, o Otelul Galati superou o Tricolorul local (que atualmente disputa garbosamente a Seria 3 da Liga III) por um apertado 2 a 1, conquistado na base do sacrifício. A partida ia empatada em 1 a 1 até os 35mins do segundo tempo, quando o ala Octavian Tudor marcou um trágico autogol, acabando com as esperanças do Tricolorul Breaza de arrastar o meci para as cobranças de panalty. Já o CS Otopeni, que anda se arrastando na Liga I, conseguiu uma injeção de ânimo ao superar no apagar das luzes o CSM Râmnicu-Vâlcea, com o único gol do jogo sendo assinalado por Liviu Ganea aos 47 do segundo tempo. Universitatea Craiova (3 a 1 no Municipal Ploiesti) e Poli Timisoara (1 a 0 no segundo quadro do CFR Cluj) conseguiram igualmente bons resultados fora de casa, garantindo suas qualificações.


Mas não foram só jogos previsíveis que rolaram. No clássico de Cluj-Napoca, por exemplo, o CFR sofreu o diabo para eliminar, nos pênaltis, o Universitatea local. Foi, com toda a certeza, uma das partidas mais dramáticas que a cidade já viu em toda a história - e o U Cluj, embora vegetando na Liga II, vendeu muitíssimo caro a vaga para o atual campeão. Na verdade, o primeiro tempo virou em 2 a 0 para o time da casa (U Cluj), num jogo em que a superioridade dos şepcile roşii era inquestionável. Foi a partir do intervalo que o CFR Cluj reagiu, empatando em 2-2 com gols de Didi e Eugen Trică. Menos de um minuto depois, porém, Ionuţ Şuteu aproveitou bobeira da zaga e recolocou o U Cluj na frente, e já eram 32mins do segundo tempo. Porém, um gol espírita de Peralta garantiu o empate em 3 a 3 e a decisão por pênaltis - que foi igualmente disputada, indo até um incomum placar de 10 a 10 (!!!!) antes que finalmente o CFR Cluj garantisse a classificação. Isso tudo, é claro, emoldurado pelo alegre confronto entre suporteri dos dois times, que encheram as ruas de Cluj-Napoca de alegre e barulhenta arruaça. Comparando esse meci com outros exemplos (tipo o jogo final da temporada passada da Liga I) não hesitamos em afirmar que esse clássico local já é um dos mais cruentos e belicosos de toda a Romênia, e portanto de todo o mundo. Que jogo, amigos/as!

Já os times da capital tiveram resultados distintos. O Dinamo Bucuresti, por exemplo, levou um considerável susto do teoricamente frágil FCM Târgu-Mureş, conquistando um 2 a 1 até que bastante suado - o desafiante da Liga II saiu ganhando, gol de Astafei, mas Danciulescu e Boştină viraram o meci para os câinii roşii, com o gol da vitória sendo assinalado aos 48mins do segundo tempo, o que já está virando quase uma tradição em território romeno. Já o Steaua, meus amigos/as... Perpetrou o vexame da rodada, sendo eliminado pelo pouco temível Sportul Studentesc Bucuresti (foto), que está tão mal das pernas que até aceitou jogar em campo neutro (a partida foi em Urziceni) para poupar alguns trocados. Verdade que os militarii foram com time reserva para o jogo, mas tomar 2 a 0 de uma echipa intermediária da Liga II nunca é algo que possa ser aceito com facilidade. Com isso, o tradicional clube da capital está fora da Cupa Romaniei, sem direito a choro ou apelações - o que certamente deve ter deixado os suporteri, digamos, um pouco chateados. Os gols da vitória dos gaşca nebună foram assinalados por Curelea (68mins) e Varga (84mins).

Nos jogos do miercuri (octombrie 15), talvez o placar mais significativo tenha sido a vitória do modesto Internaţional Curtea de Argeş, que venceu o FC Arges no clássico local por 2 a 1. O time recém-regresso à Liga II fez, segundo relatos, um belo meci, e mereceu a importante vitória, com gols de Şerban e Tartatiuc, Chirciu descontando para os Alb-Violeţii. Não exageramos em dizer que essa é uma das maiores conquistas da história do clube da periferia de Arges-Pitesti, que foi fundado em 2000 e passou a maior parte da sua história jogando na Liga III. O Dunarea Galati superou o Gaz Metan Medias nas cobranças de panalty, depois de um insosso 0 a 0 que se arrastou durante todo o jogo e a prorrogação. No mais, tudo mais ou menos previsível, com destaques para as goleadas fora de casa do Gloria Bistrita (4 a 1 no CFR Timisoara) e Unirea Urziceni (4 a 0 no Minerul Lupeni).


Por fim, o único jogo do joi (octombrie 16) ofereceu algum alento aos cada vez mais desalentados suporteri do Rapid Bucuresti. Depois da eliminação na Cupa Uefa e dos sucessivos vexames na Liga I, os Giulesteni finalmente comemoraram um resultado positivo, embora a classificação diante do Petrolul Ploiesti tenha sido bastante complicada. O time visitante saiu ganhando cedo, gol de Djalovic aos 5mins, mas a raposa amarela reagiu e empatou em seguida por intermédio de Muţiu. No segundo tempo, Cesinha fez 2-1 para o Rapid, e os Vulturii Visinii já esfregavam as mãos com a vitória quando Tincu igualou tudo de novo, levando o jogo para a prorrogação. Já era um feito respeitável para os Lupii Galbeni , que eram tidos como presa fácil antes do meci - mas de qualquer modo o Rapid acabou conquistando a classificação, com mais um gol de Cesinha no final do tempo extra.

Abaixo, a listagem completa dos resultados dos saisprezecimile de finala da Cupa Romaniei:

U Cluj 3x3 CFR Cluj (P)
FC SA Botosani 0x0 Gloria Buzau (P)
Municipal Ploiesti 1x3 Universitatea Craiova
Tricolorul Breaza 1x2 Otelul Galati
CSM Râmnicu Vâlcea 0x1 CS Otopeni
FCM Târgu-Mureş 1x2 Dinamo Bucuresti
FC Sportul Studentesc 2x0 Steaua Bucuresti
CFR Cluj II 0x1 Poli Timisoara
CFR Timisoara 1x4 Gloria Bistrita
FC Municipal Bacau 0x1 Pandurii Târgu Jiu
Minerul Lupeni 0x4 Unirea Urziceni
Farul Constanta 0x1 FC Brasov
Dunarea Galati (P) 0x0 Gaz Metan Medias
Internaţional Curtea de Argeş 2x1 FC Arges
Petrolul Ploiesti 2x3 Rapid Bucuresti (E)
FC Vaslui --x-- Poli Iasi (será jogado em 29/10)

O sorteio para os confrontos das optimili de finala da Cupa devem ocorrer até o fim do mês - e, é claro, o Bola Romena vai estar atento para não deixar passar nada. Nos vemos na próxima, até lá.
Fotos: ProSport.ro, fcsteaua.ro e siteul oficial do U Cluj.

2 comentarii:

Vicente Fonseca spunea...

É mesmo um sistema interessante de disputa, mas não daria certo no Brasil. O Flamengo teria a sorte de jogar TODAS as fases no Maracanã.

Anonim spunea...

Steua 3 X 4 Lyon, o melhor jogo até agora da Liga dos Campeões, sem a menor dúvida. Esse ano eu acho que dá para conseuir uma classificação para a segunda fase.