Já nos três jogos que mais importavam na disputa pela ponta de cima do Romenão, tivemos disputas empolgantes e pelo menos uma surpresa. O Oţelul Galaţi, que dava toda a pinta de que ia pela enésima vez se contentar com uma posição intermediária, decidiu complicar a vida do Steaua Bucuresti, e aplicou um sólido e categórico 2 a 0 nos Roş-Albaştrii. Os 'garotos de aço' incentivaram o Otelul com a empolgação e virulência habituais, e não demorou muito para que a sanha ofensiva do time da casa surtisse efeito, com um gol de Marius Pena aos 23mins, em um chute cruzado do lado esquerdo que contou com a ajuda amiga do portar Zapata para entrar. O Steaua tentou reagir, se esforçou para impor algum tipo de pressão, mas os donos da casa estavam em uma jornada inspirada, e tiraram de letra os esforços dos militarii para equilibrar a partida. A situação se manteve mais ou menos sem alteração até o fim do meci, quando mais uma vez o portar do Steaua colaborou: adiantado, acabou batendo roupa e deixando a bola à feição para Tanasa, que só encostou o esférico para as redes. Com a vitória, o Otelul já é sexto colocado na Liga I, enquanto o Steaua perdeu uma chance de ouro para aproveitar o tropeço do rival Dinamo e encostar na liderança.
Sim, porque o Dinamo não conseguiu superar o CFR Cluj, que está em franca ascensão e começa a despontar como um dos pretendentes ao título. O placar final de 1-0 não reflete exatamente o que foi o meci, na verdade - afinal, o CFR foi superior durante todo o tempo, e podia perfeitamente ter feito um placar bem mais elástico. Depois da verdadeira batalha contra o U Cluj pela Cupa Romaniei, não surpreende que o time de Cluj-Napoca tenha entrado energizado no gramado - e azar dos câinii roşii, que levaram um suadouro e no fim das contas se escaparam de coisa bem pior. O único gol do jogo aconteceu no final do primeiro tempo: Pereira desferiu um violento chute de fora da área, o atacant Yssouf Koné (natural de Burkina Faso) desviou e Lobont não teve a menor chance de intervir no lance. Um gol eficiente e categórico, digno de uma echipa que não só está representando muito bem a Romênia na Liga Campionilor como vai tomando fôlego no Romenão e já está em quinto, depois de um péssimo início e de ter até flertado com a ponta de baixo da tabela.
No fim, se o Dinamo pisou no tomate e o Steaua comeu mosca, o Unirea Urziceni não deixou de embarcar no bonde e conquistou uma simples mas importantíssima vitória de 1 a 0 sobre o Gloria Bistrita, em pleno Stadionul Gloria. Foi um jogo tenso, com muita paulada de lado a lado e vários cartonase galbene, todos conquistados com méritos em jogadas de virulenta perícia. O gol do Unirea, como não podia deixar de ser, foi uma bucha feiíssima mas efetiva, a cargo do fundas George Galamaz - e agora os comandados de Dan Petrescu, que depois de alguns tropeços se afastaram um pouco da ponta, retomam o rumo das vitórias e estão a apenas um ponto do líder Dinamo. Nada mal para o Chelsea de Ialomiţa, não mesmo.
No momento, o Dinamo Bucuresti ainda sustenta a ponta (25 puncte), com o Unirea logo atrás (24) e com Steaua (21), Poli Timisoara (20) e CFR Cluj (19) rondando o alvo em busca de um tropeço. Na zona do lodaçal, o Poli Iasi tem o mesmo número de pontos (11) que outros três times, mas perde nos critérios de desempate, indo fazer companhia a CS Otopeni (8), Gloria Bistrita (7) e o determinado Gloria Buzau (1) na Liga II em 2009/2010. Na próxima rodada, teremos alguns confrontos entre times desiguais, como Steaua x Gloria Buzau (repetindo o confronto quase-decisivo da rodada final da Liga II passada) e Unirea Urziceni x Farul Constanta, em jogos que a princípio devem ser relativamente simples para os ponteiros na tabela - embora não se possa desprezar o potencial complicador dos que estão por baixo, ressaltemos. O Dinamo encara em casa o ascendente Otelul, em uma partida que pode ser bem complicada, enquanto Poli Timisoara e CFR Cluj fazem um confronto direto, no qual o empate não serve e o triunfante se encaminha de vez como postulante ao caneco. Em outro sentido, o meci entre CS Otopeni x Rapid Bucuresti promete ser trepidante - enquanto o Otopeni quer ganhar fôlego na sua luta para sair da areia movediça, o Rapid vai suar sangue para tentar consolidar uma reação na tabela. Promessa de belos jogos, meus amigos - e pretendemos trazer o relato até vocês, com certeza. Antes, porém, um pouco de Liga Campionilor, com Steaua e CFR Cluj lutando para honrar o nome do fotbal romaniei em arenas internacionais. Saudações a todos, nos vemos mais para o final da semana.
Fotos: ProSport.ro e RomanianSoccer.ro
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu