luni, octombrie 20, 2008

LIGA I: mais feio que bater na mãe!

Para usar uma expressão bastante comum aqui no Rio Grande do Sul onde nasci e vivo atualmente, "preteou o olho da gateada". Ou seja, o negócio complicou, embolou tudo, virou um salve-se quem puder, um deus-nos-acuda, enfim. A décima-primeira etapa da Liga I foi pródiga de resultados surpreendentes, em favoritos tropeçando nas próprias pernas, em surpresas e reviravoltas. Ou seja, o tão propalado "teste para cardíaco". E aí, leitor/a, o coração tá em dia? Então se ajeite na cadeira, porque lá vai!

Comecemos pela cada vez mais encarniçada briga na zona do descenso - aquela que, ao contrário da liderança, é a "conquista" que ninguém quer. O confronto mais marcante nesse sentido, sem dúvida, ocorreu no Stadionul Crâng em Buzau, onde o Gloria local recebeu o CS Otopeni numa briga de foice para ver quem fugia da lanterna. Era um chance gloriosa para os Glorioşii tomarem um fôlego, ganhando de um oponente direto - mas a verdade é que o Gloria fracassou gloriosamente, perdendo em casa um jogo fundamental (e eu juro que vou tentar não fazer mais trocadilhos "gloriosos" daqui por diante). Verdade que Bicfalvi teve um gol anulado por impedimento aos 32mins, mas na maior parte do tempo quem deu as cartas do meci foi mesmo o CS Otopeni - que, lembremos, vem de um empate-quase-vitória contra o Steaua no Ghencea e de uma classificação segura na Cupa Romaniei, ou seja, está em franco processo de recuperação. Jogando com segurança, o Club Sportiv Otopeni foi construindo uma superioridade palpável, que traduziu-se finalmente em gol aos 23mins da etapa final, por intermédio do miljocas Constantin. Com o resultado, o time do condado de Ilfov já soma 7 puncte e começa a enxergar uma luz no topo do poço - enquanto o Gloria continua sem sentir o gosto da vitória, soma um único ponto e já está dez abaixo da linha de salvação. Pelo jeito, avizinha-se uma campanha gloriosa dos Glorioşii na Liga II 2009/2010 - e me desculpem, mas não pude resistir...

Em outros dois jogos relevantes para as disputas no andar de baixo, dois empates em 1 a 1: em Constanta, o Farul fez uma partidinha chocha contra o Poli Timisoara, enquanto o Emil Alexandrescu viu o Poli Iasi sofrer para empatar no finalzinho com o FC Brasov, numa bucha salvadora do paraguaio Jose Montiel. Já o Rapid, que vinha se notabilizando por derrotas um tanto quanto patéticas contra times da ponta de baixo da clasamentul, conseguiu quebrar o feitiço e conquistou um importante 4 a 2 diante do inconstante Gaz Metan (foto). Mas que não se pense que foi um jogo fácil, pelo contrário: foi um cotejo complicado, cheio de reviravoltas e lindas jogadas da mais pura rispidez romena. O Gaz Metan saiu vencendo aos oito minutos, gol de Sabou, mas logo depois Fernandes empatou para os Giulesteni e a partida ganhou em intensidade e potencial bélico. Na segunda etapa, depois de momentos de tensão, Juliano Spadacio (67mins) e Cesinha (71mins) viraram o jogo para o Rapid, mas Curtean descontou em seguida e a lembrança de tragédias recentes soprou um vento gélido entre as arquibancadas do Valentin Stănescu. Foi, no entanto, um breve momento, e logo Spadacio (ex-atleta de clubes brazilianul como Corinthians, Paulista e Atlético Paranaense) marcou mais um gol e sagrou o 4 a 2 definitivo. O Rapid continua mal na tabela - é décimo, com 16 puncte - mas ao menos ganha um fôlego para lutar por coisas melhores, enquanto o Gaz Metan Medias engasga nos 11 pontos e começa a ser um sério postulante à zona da degola.

Entre os jogos que na moral não decidiam muita coisa, dá para listar basicamente dois. Em Vaslui, tivemos FC Vaslui 0x1 FC Arges - um meci arrastado, no qual a bola não rolou e mesmo as voadoras e carrinhos não puderam ser desferidos com a perícia tão cara ao fotbal romaniei. De qualquer modo, como manda a tradição, o gol definitivo saiu no finalzinho - mais precisamente aos 40mins da etapa final, com Iulian Tames fazendo uma bela cobrança de panalty. Recuperando-se da derrota no clássico para o Internaţional Curtea de Arges, válido pela Cupa Romaniei, a Trupa din Trivale vai tomando fôlego e já está começando a querer acossar os candidatos a vagas nas competições continentais. Já o Universitatea Craiova levou apenas dois minutos para arrebentar com o Pandurii: Costea, aos 11mins, e Michael Baird aos 12 sacramentaram os 2 a 0 para os Campeões de Um Grande Amor (argh), deixando aos Minerii a opção de lamberem as próprias feridas.

Já nos três jogos que mais importavam na disputa pela ponta de cima do Romenão, tivemos disputas empolgantes e pelo menos uma surpresa. O Oţelul Galaţi, que dava toda a pinta de que ia pela enésima vez se contentar com uma posição intermediária, decidiu complicar a vida do Steaua Bucuresti, e aplicou um sólido e categórico 2 a 0 nos Roş-Albaştrii. Os 'garotos de aço' incentivaram o Otelul com a empolgação e virulência habituais, e não demorou muito para que a sanha ofensiva do time da casa surtisse efeito, com um gol de Marius Pena aos 23mins, em um chute cruzado do lado esquerdo que contou com a ajuda amiga do portar Zapata para entrar. O Steaua tentou reagir, se esforçou para impor algum tipo de pressão, mas os donos da casa estavam em uma jornada inspirada, e tiraram de letra os esforços dos militarii para equilibrar a partida. A situação se manteve mais ou menos sem alteração até o fim do meci, quando mais uma vez o portar do Steaua colaborou: adiantado, acabou batendo roupa e deixando a bola à feição para Tanasa, que só encostou o esférico para as redes. Com a vitória, o Otelul já é sexto colocado na Liga I, enquanto o Steaua perdeu uma chance de ouro para aproveitar o tropeço do rival Dinamo e encostar na liderança.

Sim, porque o Dinamo não conseguiu superar o CFR Cluj, que está em franca ascensão e começa a despontar como um dos pretendentes ao título. O placar final de 1-0 não reflete exatamente o que foi o meci, na verdade - afinal, o CFR foi superior durante todo o tempo, e podia perfeitamente ter feito um placar bem mais elástico. Depois da verdadeira batalha contra o U Cluj pela Cupa Romaniei, não surpreende que o time de Cluj-Napoca tenha entrado energizado no gramado - e azar dos câinii roşii, que levaram um suadouro e no fim das contas se escaparam de coisa bem pior. O único gol do jogo aconteceu no final do primeiro tempo: Pereira desferiu um violento chute de fora da área, o atacant Yssouf Koné (natural de Burkina Faso) desviou e Lobont não teve a menor chance de intervir no lance. Um gol eficiente e categórico, digno de uma echipa que não só está representando muito bem a Romênia na Liga Campionilor como vai tomando fôlego no Romenão e já está em quinto, depois de um péssimo início e de ter até flertado com a ponta de baixo da tabela.

No fim, se o Dinamo pisou no tomate e o Steaua comeu mosca, o Unirea Urziceni não deixou de embarcar no bonde e conquistou uma simples mas importantíssima vitória de 1 a 0 sobre o Gloria Bistrita, em pleno Stadionul Gloria. Foi um jogo tenso, com muita paulada de lado a lado e vários cartonase galbene, todos conquistados com méritos em jogadas de virulenta perícia. O gol do Unirea, como não podia deixar de ser, foi uma bucha feiíssima mas efetiva, a cargo do fundas George Galamaz - e agora os comandados de Dan Petrescu, que depois de alguns tropeços se afastaram um pouco da ponta, retomam o rumo das vitórias e estão a apenas um ponto do líder Dinamo. Nada mal para o Chelsea de Ialomiţa, não mesmo.

No momento, o Dinamo Bucuresti ainda sustenta a ponta (25 puncte), com o Unirea logo atrás (24) e com Steaua (21), Poli Timisoara (20) e CFR Cluj (19) rondando o alvo em busca de um tropeço. Na zona do lodaçal, o Poli Iasi tem o mesmo número de pontos (11) que outros três times, mas perde nos critérios de desempate, indo fazer companhia a CS Otopeni (8), Gloria Bistrita (7) e o determinado Gloria Buzau (1) na Liga II em 2009/2010. Na próxima rodada, teremos alguns confrontos entre times desiguais, como Steaua x Gloria Buzau (repetindo o confronto quase-decisivo da rodada final da Liga II passada) e Unirea Urziceni x Farul Constanta, em jogos que a princípio devem ser relativamente simples para os ponteiros na tabela - embora não se possa desprezar o potencial complicador dos que estão por baixo, ressaltemos. O Dinamo encara em casa o ascendente Otelul, em uma partida que pode ser bem complicada, enquanto Poli Timisoara e CFR Cluj fazem um confronto direto, no qual o empate não serve e o triunfante se encaminha de vez como postulante ao caneco. Em outro sentido, o meci entre CS Otopeni x Rapid Bucuresti promete ser trepidante - enquanto o Otopeni quer ganhar fôlego na sua luta para sair da areia movediça, o Rapid vai suar sangue para tentar consolidar uma reação na tabela. Promessa de belos jogos, meus amigos - e pretendemos trazer o relato até vocês, com certeza. Antes, porém, um pouco de Liga Campionilor, com Steaua e CFR Cluj lutando para honrar o nome do fotbal romaniei em arenas internacionais. Saudações a todos, nos vemos mais para o final da semana.

Fotos: ProSport.ro e RomanianSoccer.ro

Niciun comentariu: