luni, aprilie 23, 2007

Fotbal Romaniei: tempo de definições

Saudações, leitores fiéis. Seguimos com nosso esforço em cobrir da melhor forma que nos é possível todos os acontecimentos do futebol mais aguerrido e emocionante do mundo. Abaixo, um resumo do que de melhor (e pior) ocorreu no fotbal romaniei nos últimos tempos.

Lá vai:

CUPA ROMANIEI

Definiu-se durante a semana os dois finalistas da competição. Um deles será o Rapid Bucuresti, que venceu fora de casa o Pandurii Tg Jiu por 2 a 0 (foto), gols de Zicu e Moldovan. Agora é que a crise cai mesmo na cabeça dos dirigentes do Pandurii, - afinal, o desempenho na Cupa Romaniei de certo modo estava segurando as pontas da má figura que o clube faz na Liga I, onde está desagradavelmente pairando no pelotão intermediário. Agora, perdendo em casa a classificação e sem ter mais onde se agarrar, a tendência é de dias difíceis para os lados de Târgu-Jiu. No outro jogo, uma razoável surpresa: o Steaua Bucuresti, cada vez mais desmilingüido, foi eliminado pelo Poli Timisoara por 1 a 0 e abandona de vez o único título que parecia alcançável nessa temporada. McKain, no fim da primeira etapa, foi o responsável pela eliminação do Steaua e pela classificação do Poli, que está qualificado para buscar o título que não conquista desde 1980. Estaremos ligados, é claro.

LIGA II

Seria 1: O Gloria Buzau segue firme na frente, tendo na última rodada empatado sem gols com o CF Braila (foto). A segunda ‘pozitia’ agora é do velho e bravo Petrolul Ploiesti, que meteu 4 a 2 no Chimia Brazi e agora tem 44 ‘puncti’, um a mais que o Otopeni, que também ficou no 0 a 0 contra o FC Brasov. Dunarea Galati (42) e Forex Brasov (40) também estão no encalço das duas vagas.

Seria 2: O Universitatea Cluj segue líder isolado da seria e virtualmente qualificado para a Divizia A em 2007/2008, mas o mediano CFR Timisoara tem motivos para festa – afinal, na rodada do fim de semana superou o líder por movimentados 5 a 3 (foto), em partida cheia de gols esdrúxulos e lances de estupenda virilidade, como sói ocorrer no fotbal romaniei. O CSM Ramnicu-Valcea está abocanhando no momento a outra vaga – mas, vejam só, também perdeu nessa rodada, tenho sofrido 3 a 1 diante do CSM Resita, Quem venceu foi o Dacia Mioveni, que depois dos 2 a 0 fora de casa contra o Caracal soma 43 ‘puncti’ e está a apenas dois do vice-líder. O Minerul Lupeni ainda está na volta, mas o empate sem gols contra o Târgoviste prejudicou consideravelmente as chances do atual quarto colocado.

LIGA I

Faltam ainda sete ‘etapa’, mas a essa altura do campeonato só os menos crédulos ainda duvidam que o Dinamo Bucuresti será campeão romeno nessa temporada. Os ‘canii rossi’ retomaram o frescor do início do campeonatul, que andava meio perdido depois das longas férias de inverno, e voltaram a patrolar impiedosamente os adversários. Depois de executar o FC Arges por 2 a 1, simplesmente carneou o Rapid Bucuresti, impondo aos ‘giulesteni’ uma acachapante derrota de 4 a 1 em pleno Valentin Stănescu Stadium (foto acima). Destaque para Niculescu, autor dos quatro gols do Dinamo, e para Constantin, atleta do Rapid que em dez minutos fez faltas viris em quantidade suficiente para receber dois ‘cartonase galbene’ e ser agraciado com o ‘rossi’ consagrador.

Percebam agora o drama, amigos(as). Nesse momento, o Dinamo soma assustadores 68 ‘puncti’ em 27 ‘etapa’, e tem 12 a mais que o vice-líder CFR Cluj, que ficou no ‘egaluri’ de 0 a 0 contra o brioso FC Vaslui. O próprio CFR Cluj, por sua vez, tem outros seis a diferenciá-lo do terceiro colocado Steaua. Como faltam apenas 21 ‘puncte’ a disputar, só o próprio CFR Cluj ainda tem condições minimamente plausíveis de alcançar os ‘canii rossi’ – e, mesmo para eles, seria uma façanha digna de ser cantada em prosa e verso pelos séculos que virão. A chance real de sonhar com um milagre estaria em uma campanha espetacular do Cluj, conjugada a uma série implausível de tropeços do Dinamo. Problema é que, enquanto o Dinamo pega confrontos teoricamente fáceis contra times como Otelul Galati e Unirea Urziceni, o CFR Cluj encara pedreiras como o Steaua e o Rapid Bucuresti, equipes tinhosas e dispostas a pleitear ao menos vagas nas competições continentais. O jogo decisivo, mesmo, deve ser o confronto direto entre Dinamo e Cluj, que ocorrerá na rodada 31 em pleno Dinamo Stadium de Bucuresti. Triunfando, os ‘canii rossi’ colocam a mão na taça, se é que já não a levam de vez; conseguindo fazer o crime, o CFR Cluj tira pontos importantes do adversário direto e dependendo das circunstâncias pode colocar fogo no campeonatul. A conta, de qualquer modo, é simples: dez ‘puncte’ em vinte e um e o Dinamo é campeoníssimo, sem qualquer chance para o Cluj mesmo que ele vença todos os seus jogos. Numa perspectiva realista, sete ou mesmo seis pontos acabam de vez com a conversa. Em resumo: o Dinamo só perde a taça se quiser, e olhe lá.

Em outros jogos importantes da ‘etapa’ 27 do Romenão, o Steaua Bucuresti superou o Poli Iasi por um apertado 1 a 0, enquanto o Gloria Bistrita tropeçou e levou 2 a 0 do relegável FC Arges Pitesti, com os gols de Nastasie e Tanase sendo marcados no finalzinho do jogo – 38 e 43 mins do segundo tempo, respectivamente. Na ponta de baixo, o Jiul Petrosani ganhou do FC National por 2 a 0, não saindo da lanterna mas ao menos afundando mais ainda o clube de Bucuresti nas águas turvas do descenso. A pedido de alguns leitores, a tabela atualizada do Romenão, com o número de ‘puncte’, ‘victorii’, ‘egaluri’, ‘infrangeri’ e o saldo de ‘goluri’:
Echipa - Puncti - Victorii - Egaluri - Infrangeri - Golaveraj
01. Dinamo Bucuresti 68 21 5 1 38
02. CFR Cluj 56 17 5 5 25
03. Steaua Bucuresti 50 14 8 5 26
04. Rapid Bucuresti 50 14 8 5 23
05. Gloria Bistrita 46 14 4 9 9
06. Poli Timisoara 40 11 7 9 3
07. Otelul Galati 40 12 4 11 -3
08. FC Vaslui 39 10 9 8 -4
09. Unirea Urziceni 38 11 5 11 1
10. Pandurii Târgu Jiu 38 11 5 11 -4
11. Poli Iasi 36 9 9 9 1
12. UTA Arad 29 7 8 12 -13
13. Universitatea Craiova 29 6 11 10 -16
14. Farul Constanta 28 6 10 11 -4
15. Ceahlaul Piatra-Neamt 26 7 5 15 -19
16. FC Arges Pitesti 21 5 6 16 -15
17. FC National Bucuresti 18 4 6 17 -24
18. Jiul Petrosani 17 4 5 18 -24

Os próximos jogos serão os seguintes:

Farul Constanta x Dinamo Bucuresti
CFR Cluj x Steaua Bucuresti
Gloria Bistrita x Rapid Bucuresti
Unirea Urziceni x UTA Arad
Pandurii TG Jiu x Jiul Petrosani
Poli Iasi x FC Arges Pitesti
Otelul Galati x FC Vaslui
Ceahlaul x Universitatea Craiova
FC National x Poli Timisoara

Estaremos atentos, evidentemente – e, na medida do possível, passando todos os dados para vocês. Felicidades a todos, e até breve.

luni, aprilie 09, 2007

STEAUA 2 X 4 DINAMO (Liga I, Aprilie 07 2007)

Certos jogos do fotbal romaniei mobilizam as multidões de tal modo que se tornam eventos extraordinários mesmo antes da bola rolar. Certamente foi o caso deste Steaua x Dinamo – uma partida simplesmente decisiva, envolvendo os dois maiores clubes do país no momento e com uma carga de tensão próxima do insuportável. Os “canii rossi”, apesar da liderança folgada, vinham em uma série de resultados pouco consistentes, e a preocupação com a reta final se tornava mais e mais palpável. Já o Steaua vinha de um desempenho marcante contra o Rapid, vencendo por 3 a 2 um jogo disputadíssimo, e contava com uma vitória no confronto direto para ainda poder cobiçar a primeira posição. A presença da torcida foi digna de nota, com os ‘suporteri’ dos dois times lotando o Ghencea e promovendo as atividades agressivas e beligerantes de sempre, que tanta beleza levam às arquibancadas romenas (foto).

O que ocorreu, no entanto, surpreendeu certamente a todos os que assistiram o embate. Desde o início do jogo, o Dinamo mandou no jogo, deixando os pobres ‘ros-albastrii’ perdidos feito baratas tontas em campo. Foi uma pressão tremenda, com os ‘jucatori’ do Steaua totalmente envolvidos pelo toque de bola rápido e preciso dos giulesteni. Assim sendo, acaba sendo previsível a abertura precoce do placar, ocorrida aos 7 mins através de belo chute de fora da área de Munteanu. Na tentativa de reagir, os ‘militarii’ abriram ainda mais sua já faceirinha defesa, e o resultado foi previsível: um Dinamo ainda mais senhor dos acontecimentos dentro do campo. Aparentemente, os ‘canii rossi’ estavam dispostos a calar a boca nos que acusavam a ‘echipa’ de estar caindo de rendimento, e a sucessão fulminante de lances de gol foi recompensada em mais duas oportunidades no primeiro tempo. Aos 24, Danciulescu faz um belíssimo voleio em levantamento na área e marca os 2 a 0 para o Dinamo, para estupefação da defesa ‘ros-albastrii’, que ficou paralisada admirando o lance. Três minutos depois, o mesmo Danciulescu completa de cabeça um cruzamento e marca o gol – anulado, no entanto, pelo ‘arbitru’, que equivocadamente assinala impedimento no lance. Nesse momento, a torcida do Steaua já estava em desespero com a apatia de seu time – sentimento que se fortaleceu ainda mais aos 33 mins, quando o matador Niculescu cobra uma falta com perfeição, vencendo completamente o ‘portar’ ‘brazilianul’ Andrey (ex-Figueirense) e assinalando o estrondoso 3 a 0 no placar.

Conclamados pela furibunda torcida a tomarem uma atitude, os ‘militarii’ começam a esboçar uma reação, e passam a empilhar lances de relativo perigo. Aos 37 mins, depois de bela intervenção do ‘portar’ Lobont, Thereau manda a bola na trave do Dinamo, por pouco não descontando naquele exato momento. Aos 43, Lobont salva de novo a pátria dos ‘giulesteni’, defendendo quase em cima da linha chute de Thereau e contando com a bicuda salvadora de Radu Stefan mandando a bola para longe. Nos descontos da primeira etapa, o Steaua finalmente alcança o primeiro gol: bate-rebate na área, e Valentin Badea faz de forma chorada o 3 a 1.

Na volta do intervalo, o Steaua manteve a pressão, e parecia até que uma reação espetacular dos ‘militarii’ era possível. No entanto, o Dinamo ainda não tinha esgotado os fogos de sua artilharia, e aos 51 mins uma bobeira lamentável da zaga do Steaua deixa Niculescu frente a frente com Andrey, tendo o ‘atacant’ apenas que superar o ‘portar’ na corrida e chutar cruzado para assinalar o 4 a 1. Era mais do que uma vitória maiúscula para o Dinamo, era um fiasco danado para o Steaua em pleno Ghencea – compreensível, portanto, que os ânimos tenham se exaltado e que os minutos seguintes tenham sido fartos em outra bela característica do fotbal romaniei: os cartonase galbene. Foram seis só na segunda ‘etapa’, com mérito especial para o ‘giulesteni’ Pulhac, que aplicou um carrinho de tamanha destreza e virulência que o fato de não ter recebido o ‘cartona rossi’ acabou sendo uma tremenda injustiça da arbitragem. Um dos destaques da partida, o ‘portar’ do Dinamo Lobont, seguiu brilhando, e fez bela intervenção aos 62 mins, defendendo à queima-roupa chute do também ‘brazilianul’ Elton. As confusões e discussões dentro do gramado fizeram com que o jogo tivesse sete minutos de acréscimo na etapa final – e foi no apagar das luzes que o completamente vencido mas ainda assim aguerrido Steaua conseguiu o segundo gol, com Thereau aparando de cabeça um levantamento na área.

De qualquer forma, o 4 a 2 acabou não só premiando a ‘echipa’ que entrou mais antenada no jogo, como encaminhando quase decisivamente os rumos da Liga I. Agora com folgadíssimos 62 ‘puncte’, o Dinamo Bucuresti mantém os dez de vantagem sobre o vice líder CFR Cluj – que nessa rodada superou fora de casa o Universitatea Craiova por 1 a 0 – e pode garantir o título com até cinco rodadas de antecedência, dependendo da combinação de resultados. O Steaua, por sua vez, se vê praticamente alijado da disputa do título: está 15 ‘puncte’ atrás dos ‘giulesteni’, somando nesse momento 47 pontos. O negócio para os ‘ros albastrii’ é tentar garantir a vaga na Cupa UEFA para a temporada 2007/2008 – e mesmo isso está complicado, pois o Rapid Bucuresti ganhou fora do FC Arges por 2 a 1 e empatou em pontos com o Steaua, sendo superado pelos ‘militarii’ apenas no saldo de ‘goluri’. Fora da zona direta de disputa, o FC Vaslui ganhou do Gloria Bistrita por 3 a 2 em um jogo eletrizante, e o Jiul Petrosani está com um pé e meio na Liga II: perdeu em casa de 1 a 0 para o modesto Unirea Urziceni e já está 14 ‘puncte’ atrás do Universitatea Craiova, o último dos não-rebaixados de momento. Haja milagre para salvar os ‘minerii’ do relegamento...

Na próxima rodada, a coisa deve evoluir ainda melhor para o Dinamo Bucuresti: enfrenta em casa o corajoso mas pouco qualificado FC Arges, em partida na qual a obtenção dos três pontos só não virá se houver muita superação da ‘echipa’ visitante. O CFR Cluj pega em casa o igualmente raquítico UTA Arad, e é nessas que o Steaua Bucuresti periga se afundar mais ainda: joga fora de casa contra o respeitável Gloria Bistrita, sedento de recuperação depois da derrota para o FC Vaslui. O Rapid Bucuresti também não terá moleza: pega em Constanta o Farul local, que está caindo pelas tabelas no Romenão mas é conhecido por sempre complicar o jogo contra os times da capital. Vamos ver o que sairá dessa situação toda.

ATUALIZAÇÃO DA LIGA II: na Seria 1, o Gloria Buzau consolida-se na liderança, vencendo o Dunarea Giurgiu por 1 a 0 e mantendo 3 ‘puncte’ de vantagem sobre o vice-líder Forex, que empatou sem gols com o Prefabricate 05. O jogo mais tenso e decisivo da rodada, Petrolul Ploiesti x Sportul Studentesc Bucuresti (foto), acabou em 1 a 1, placar que favoreceu o Gloria Buzau e dificultou as coisas para ambas as ‘echipa’, que ficaram estacionadas no pelotão intermediário da tabela. Já na Seria 2, uma surpresa: o líder isolado Universitatea Cluj perdeu por 1 a 0 para o frágil Building Vanju Mare – e, se não chegou a pôr sua bem encaminhada classificação em risco, acabou dando novo alento ao Ramnicu Valcea, que venceu fora de casa o FC Bihor por 2 a 1 e agora está a apenas seis ‘puncte’ do líder. Quem também gostou foi o Minerul Lupeni, que superou o adversário direto ISCT em um dificílimo 2 a 1 e agora está em terceiro, fungando no cangote dos líderes.

Nos próximos dias, uma atualização da Cupa Romaniei e alguns comentários sobre o desempenho romeno nas competições continentais, tanto de clubes quanto de seleções. Mantenham-se antenados, amigos (as), e até lá.

vineri, aprilie 06, 2007

LIGA II: o pau come solto!

Em muitos territórios do globo, as divisões menores de um campeonato nacional de futebol são vistas como eventos menores e sem graça, sendo até tratadas como vergonha por alguns times que eventualmente sejam forçados a disputá-las. Não é, certamente, o caso da Liga II do Romenão. Torneio dos mais encardidos, com nada menos que 36 clubes divididos em Seria 1 e Seria 2, a Divizia B é talvez a arena onde mais claramente são visíveis os traços do mais puro estilo romeno de jogar. É lá, nos campos de grama rala e diante das arquibancadas semi-vazias, que o pau come solto e a virilidade é lei. A raça e a rispidez não são opções: são necessidades inadiáveis para a sobrevivência em um torneio onde só os mais corajosos e resistentes podem aspirar o grande prêmio – no caso, a ascensão gloriosa à Liga I, acessível ao final dos embates a apenas quatro dos participantes. Daremos, aqui, um breve resumo do andar da carruagem na Liga II, acentuando os pontos mais interessantes dessa competição onde o mais puro fotbal romaniei se mantém a salvo das recaídas ocidentalizadas que eventualmente acometem a divisão principal do Romenão.

SERIA 1

No momento, o líder é o surpreendente Gloria Buzau – que, depois de várias rodadas rondado o pelotão de cima da tabela, resolveu partir para cima e já está invicto há cinco jogos. Na rodada do dia 31 de março, venceu com autoridade o Sportul Studentesc Bucuresti, fazendo 3 a 2 na casa do adversário. Foi uma partida de fortes emoções, com direito a vários ‘cartonase galbene’ e o gol decisivo de Ionescu marcado já nos descontos do segundo tempo (foto). Derrotando fora de casa um adversário direto na clasamentul, o Buzau conquistou a ponta da tabela (40 ‘punte’ em 22 ‘meciuri’) e ainda jogou o Sportul Studentesc para a sétima ‘pozitia’, com 34.




A ascensão do Gloria Buzau ao topo acabou sendo facilitada pela vitória de 2 a 1 do Petrolul Ploiesti sobre o Forex Brasov, em jogo ocorrido dia 24 de março. Ambos candidatíssimos à classificação para a Divizia A, os times fizeram uma partida renhida, repleta de lances viris e jogada em campo alagado devido a uma forte chuva antes do cotejo (foto acima). Mesmo que na rodada seguinte o Forex tenha esmagado o FC Snagov por 3 a 0, acabou somando apenas três ‘puncte’ em seis nas duas últimas ‘etapa’ – mesma coisa para o Petrolul, que folgou na rodada. Enquanto isso, o Gloria amassou tanto o Sportul Studentesc quanto o FC Campina (3 a 2), tendo somado seis ‘puncte’ e subido rapidamente na tabela.

No momento, o Gloria tem 40 ‘puncte’, o Forex 38 e o Petrolul, com um jogo a menos, 37. Se vencer o frágil FC Campina no jogo atrasado, o Petrolul Ploiesti vai a 40 e embola tudo de vez. E a coisa não acaba aí, pois na seqüência temos Otopeni (36), Dunarea Giurgiu (35), Dunarea Galati (34, que venceu o próprio Otopeni fora de casa por 2 a 0 e entrou na briga) e Sportul Studentesc Bucuresti (34). Ou seja, apenas seis ‘puncte’ separam o líder do sétimo colocado, numa demonstração eloqüente de que tudo pode acontecer na Seria 1. A decepção de momento é o Delta Tulcea, que chegou a estar na zona de classificação e agora está perdendo para todo mundo, ocupando a pouco honrosa nona posição com 32 ‘puncte’.

E preparem o coração, pois entre os jogos da rodada de amanhã (07/04) estão nada menos que Gloria Buzau x Dunarea Giurgiu e Petrolul x Sportul Studentesc, dois confrontos diretos pelas chances de classificação. Otopeni e Forex jogam fora contra adversários supostamente mais frágeis (CF Braila e Prefabricate 05, respectivamente), mas a necessidade desses clubes escaparem das quatro últimas posições e do poço lamacento da Liga III pode fazer com que as coisas fiquem bem mais complicadas. Ou seja, tem tudo para ser uma rodada elétrica, daquelas que fervem o sangue de qualquer admirador do fotbal romaniei.

SERIA 2

No segundo grupo, a liderança até o momento incontestável está com o Universitatea Cluj, que ostenta no momento respeitáveis 48 ‘puncte’ em 22 ‘meciuri’. Na rodada do dia 31 de março, venceu de modo simples mas categórico o modesto Caracal por 1 a 0, e mantém seguros nove ‘puncte’ de vantagem sobre o Ramnicu-Valcea, que está em segundo com 39. No entanto, o segundo colocado escorregou na rodada passada, limitando-se a um empate sem gols contra o frágil Building, candidato seríssimo à Liga III em 2007/2008. Foi o desperdício de uma chance de ouro, pois o terceiro colocado Dacia Mioveni havia igualmente empatado – com o bem mais capacitado Chindia Târgoviste, atual sétimo colocado na Seria 2 – e vencendo seu frágil adversário o time de Valcea poderia ter construído uma vantagem importantíssima. Como só dois dos 18 clubes da Seria sobem para a Divizia A, a briga pela segunda vaga está encarniçada – afinal, ainda faltam doze ‘etapa’, e tudo pode acontecer.

No geral, a Seria 2 tem mostrado um grande equilíbrio, com vários clubes que ganham bem numa rodada e perdem feio na outra e vice-versa. O Minerul Lupeni, por ex, havia vencido o Unirea Dej na rodada anterior, mas nessa última escorregou, perdendo fora para o time II do Poli Timisoara por 3 a 2. Ainda assim, está em quarto lugar, e segue vivíssimo na disputa. Já o ISCT (ou Industria Sarmei Campia Turzii, para os não-íntimos) recuperou-se de uma desastrada goleada de 4 a 1 sofrida na rodada anterior para o mesmo Poli II e venceu o CFR Timisoara por 1 a 0, voltando também para a briga. O próprio time II do Poli Timisoara é exemplo dessa realidade: vinha sendo o saco de pancadas da competição, esteve na zona de relegamento à Liga III, e agora está em franca recuperação, estando em oitavo lugar e tendo perdido apenas um dos seus últimos oito jogos.

Na rodada de amanhã (07/04), a tendência é de que o inexpugnável Universitatea Cluj some mais pontos – embora jogue fora de casa, seu adversário é o desmilingüido Building Vanju Mare, já citado acima como provável disputante da Liga III na próxima temporada. O Ramnicu Valcea pega outra galinha morta fora de casa (o FC Bihor), e Minerul Lupeni x ISCT promete ser o jogo mais eletrizante da rodada, em uma disputa direta pela zona de classificação.

Por enquanto é isso de Divizia B, amigos. Manteremos os leitores fiéis atualizados sobre os rumos dessa competição com a maior freqüência possível, sem arredarmos um milímetro de nossa característica: falar tudo sobre o fotbal romaniei, doa a quem doer. Até lá!

luni, aprilie 02, 2007

A Volta do Bola Romena - ou, chega de férias!

Comecemos o artigo de hoje com uma confissão e um pedido de desculpas. Como é fácil perceber via as datas dos posts, esse é o primeiro artigo publicado nesse portal em aproximadamente dois meses. Certamente a ausência de atualizações deve ter deixado nossos fiéis leitores preocupados com a continuidade das atividades desse portal único no país. O que se passa na redação do Bola Romena, sem subterfúgios, é a mais pura, simples e nefasta falta de tempo. Como todos podem perceber, nosso grande Marcelo Allgayer já há um certo tempo não contribui com o portal, embora seu apoio moral esteja sempre presente. Vitimado pela mesma escassez de tempo livre, esse que vos escreve tem lido pouco e se atualizado pouco sobre o fotbal romaniei, de modo que simplesmente falta segurança e conhecimento para retratar de modo digno as nuances e minudências dessa verdadeira Meca do futebol competitivo e viril. Por isso a carestia de textos e o aparente abandono do portal.

Mas não abandonamos o navio, caros leitores, pelo contrário. As dificuldades serão superadas do jeito que a Romênia ensina: aos canelaços, espantando a bola para longe, fazendo gol de joelho e colocando dez jogadores na pequena área na hora do escanteio. Infelizmente, os comentários semanais sobre as competições em curso no chão romeno e além vão ser inviáveis; mas sempre que for humanamente possível traremos as novidades, com a análise cuidadosa que sempre foi nosso diferencial. Não desanimem, leitores fiéis: o Bola Romena vive. E vai viver muito tempo ainda!

Para marcar nosso retorno, postemos aqui um breve relato sobre o andar da carruagem no Campeonatul Romanesc. Desde o fim do recesso de inverno, ocorreram quatro rodadas no Romenão. A liderança segue com o Dinamo Bucuresti, com folgados 57 ‘puncte’ em 24 ‘etapa’. No entanto, o desempenho dos ‘canii rossi’ não é nem de perto avassalador como no início do campeonatul, já que nas últimas quatro rodadas o time obteve não mais do que quatro medíocres empates, primando por um fotbal chocho e de pouca objetividade. No último embate, um 0 a 0 contra o corajoso FC Vaslui, em jogo que causou muitas discussões entre os próprios jogadores do Dinamo e parte da comissão técnica. Será que a instabilidade emocional pode estar prejudicando os ‘caniii rossi’?A vice liderança está no momento com o CFR Cluj, e agora são não mais do que 10 ‘puncte’ separando as ‘pozitia’ – diferença considerável, claro, mas que parece mais alcançável do que nunca, ainda mais depois da sensível queda de rendimento do Dinamo.

Em terceiro está o Steaua Bucuresti – que, depois de um recomeço preocupante, perdendo para Viorel Frunza e o FC Vaslui por 1 a 0 e empatando chochamente com o irregular Poli Timisoara, resolveu botar ordem na casa. Meteu 2 a 0 no frágil FC Arges, e nesse duminica realizou um dos jogos mais eletrizantes do ano, ganhando fora de casa do Rapid Bucuresti por 3 a 2. Um jogo muito tenso, com abundância de ‘cartonase galbene’ e com o gol salvador de Ochirosii ocorrendo aos 84 minutos de jogo. Sem esquecer os lindos lances de virilidade tipicamente romena, como podemos ver na foto ao lado. O Steaua tem agora 47 ‘puncte’ contra 44 do próprio Rapid, que detém a quarta posição. O Gloria Bistrita, time de grande torcida no nosso Brasil, vai em quinto com 43, e no andar de baixo os relegados vão se desenhando, com Ceahlaul Piatra-Neamt, FC Arges, FC National e Jiul Petrosani acumulando ‘infrangeri’ um atrás do outro. A situação do Jiul é especialmente dramática: com desmilingüidos 14 pontos, está 13 atrás do UTA Arad, último dos não-rebaixados de momento, e em poucas rodadas pode ter definida matematicamente sua queda para a Liga 2.

E preparem o coração, meus amigos: na próxima rodada, temos nada mais nada menos que Steaua x Dinamo, em um jogo no qual literalmente tudo pode acontecer. Se os ‘militarii’ ainda sonham em beliscar o título, só a vitória interessa – e, depois de rodadas de mediocridade, uma vitória sobre o maior rival revitalizaria o Dinamo e tornaria menos angustiante a manutenção da descendente vantagem que possui. Ligado nessa briga, o CFR Cluj, que vai até Craiova enfrentar o inconstante Universitatea local. Ainda vivo, o Rapid enfrenta o paupérrimo FC Arges, e FC Vaslui x Gloria Bistrita fazem jogo de alta importância no pelotão intermediário.


Emoções a rodo, meus amigos. E o Bola Romena vai fazer das tripas coração para acompanhar tudo de perto, do jeito que os leitores merecem. Prometemos para a próxima semana uma cobertura completa de Steaua x Dinamo, bem como panoramas do que anda acontecendo na Divizia B e na Cupa Romaniei. Permaneçam conosco, e muito obrigado pelo apoio contínuo.