luni, aprilie 02, 2007

A Volta do Bola Romena - ou, chega de férias!

Comecemos o artigo de hoje com uma confissão e um pedido de desculpas. Como é fácil perceber via as datas dos posts, esse é o primeiro artigo publicado nesse portal em aproximadamente dois meses. Certamente a ausência de atualizações deve ter deixado nossos fiéis leitores preocupados com a continuidade das atividades desse portal único no país. O que se passa na redação do Bola Romena, sem subterfúgios, é a mais pura, simples e nefasta falta de tempo. Como todos podem perceber, nosso grande Marcelo Allgayer já há um certo tempo não contribui com o portal, embora seu apoio moral esteja sempre presente. Vitimado pela mesma escassez de tempo livre, esse que vos escreve tem lido pouco e se atualizado pouco sobre o fotbal romaniei, de modo que simplesmente falta segurança e conhecimento para retratar de modo digno as nuances e minudências dessa verdadeira Meca do futebol competitivo e viril. Por isso a carestia de textos e o aparente abandono do portal.

Mas não abandonamos o navio, caros leitores, pelo contrário. As dificuldades serão superadas do jeito que a Romênia ensina: aos canelaços, espantando a bola para longe, fazendo gol de joelho e colocando dez jogadores na pequena área na hora do escanteio. Infelizmente, os comentários semanais sobre as competições em curso no chão romeno e além vão ser inviáveis; mas sempre que for humanamente possível traremos as novidades, com a análise cuidadosa que sempre foi nosso diferencial. Não desanimem, leitores fiéis: o Bola Romena vive. E vai viver muito tempo ainda!

Para marcar nosso retorno, postemos aqui um breve relato sobre o andar da carruagem no Campeonatul Romanesc. Desde o fim do recesso de inverno, ocorreram quatro rodadas no Romenão. A liderança segue com o Dinamo Bucuresti, com folgados 57 ‘puncte’ em 24 ‘etapa’. No entanto, o desempenho dos ‘canii rossi’ não é nem de perto avassalador como no início do campeonatul, já que nas últimas quatro rodadas o time obteve não mais do que quatro medíocres empates, primando por um fotbal chocho e de pouca objetividade. No último embate, um 0 a 0 contra o corajoso FC Vaslui, em jogo que causou muitas discussões entre os próprios jogadores do Dinamo e parte da comissão técnica. Será que a instabilidade emocional pode estar prejudicando os ‘caniii rossi’?A vice liderança está no momento com o CFR Cluj, e agora são não mais do que 10 ‘puncte’ separando as ‘pozitia’ – diferença considerável, claro, mas que parece mais alcançável do que nunca, ainda mais depois da sensível queda de rendimento do Dinamo.

Em terceiro está o Steaua Bucuresti – que, depois de um recomeço preocupante, perdendo para Viorel Frunza e o FC Vaslui por 1 a 0 e empatando chochamente com o irregular Poli Timisoara, resolveu botar ordem na casa. Meteu 2 a 0 no frágil FC Arges, e nesse duminica realizou um dos jogos mais eletrizantes do ano, ganhando fora de casa do Rapid Bucuresti por 3 a 2. Um jogo muito tenso, com abundância de ‘cartonase galbene’ e com o gol salvador de Ochirosii ocorrendo aos 84 minutos de jogo. Sem esquecer os lindos lances de virilidade tipicamente romena, como podemos ver na foto ao lado. O Steaua tem agora 47 ‘puncte’ contra 44 do próprio Rapid, que detém a quarta posição. O Gloria Bistrita, time de grande torcida no nosso Brasil, vai em quinto com 43, e no andar de baixo os relegados vão se desenhando, com Ceahlaul Piatra-Neamt, FC Arges, FC National e Jiul Petrosani acumulando ‘infrangeri’ um atrás do outro. A situação do Jiul é especialmente dramática: com desmilingüidos 14 pontos, está 13 atrás do UTA Arad, último dos não-rebaixados de momento, e em poucas rodadas pode ter definida matematicamente sua queda para a Liga 2.

E preparem o coração, meus amigos: na próxima rodada, temos nada mais nada menos que Steaua x Dinamo, em um jogo no qual literalmente tudo pode acontecer. Se os ‘militarii’ ainda sonham em beliscar o título, só a vitória interessa – e, depois de rodadas de mediocridade, uma vitória sobre o maior rival revitalizaria o Dinamo e tornaria menos angustiante a manutenção da descendente vantagem que possui. Ligado nessa briga, o CFR Cluj, que vai até Craiova enfrentar o inconstante Universitatea local. Ainda vivo, o Rapid enfrenta o paupérrimo FC Arges, e FC Vaslui x Gloria Bistrita fazem jogo de alta importância no pelotão intermediário.


Emoções a rodo, meus amigos. E o Bola Romena vai fazer das tripas coração para acompanhar tudo de perto, do jeito que os leitores merecem. Prometemos para a próxima semana uma cobertura completa de Steaua x Dinamo, bem como panoramas do que anda acontecendo na Divizia B e na Cupa Romaniei. Permaneçam conosco, e muito obrigado pelo apoio contínuo.

3 comentarii:

Anonim spunea...

é, caro Natusch, na impossibilidade de noticiarmos o belo e cruel futebol romeno, quem mais o fará? Duvido que haja alguem mais na mídia tibiquera com preparo, quiçá estômago, para encarar tamanho desafio.

Anonim spunea...

Já estava ficando impaciente por um novo artigo! Muito bom, por sinal. Faltou só mencionar o empate da seleção amarelinha (a Romênia, é claro) contra a Holanda em casa e a vitória contra Luxemburgo, o que aliado com o tropeço da Bulgária dá grandes chances de uma classificação para a próxima EURO! Sugiro que a seleção romena, expoente máximo desse futebol nobre, seja contemplado em futuros artigos! E fico feliz que não sou o único brasileiro que gosta de futebol romeno.

Natusch spunea...

Sugestão anotadíssima, Alexandre. Seja sempre bem vindo, e sinta-se livre para contribuir sempre. Abraço!