luni, aprilie 09, 2007

STEAUA 2 X 4 DINAMO (Liga I, Aprilie 07 2007)

Certos jogos do fotbal romaniei mobilizam as multidões de tal modo que se tornam eventos extraordinários mesmo antes da bola rolar. Certamente foi o caso deste Steaua x Dinamo – uma partida simplesmente decisiva, envolvendo os dois maiores clubes do país no momento e com uma carga de tensão próxima do insuportável. Os “canii rossi”, apesar da liderança folgada, vinham em uma série de resultados pouco consistentes, e a preocupação com a reta final se tornava mais e mais palpável. Já o Steaua vinha de um desempenho marcante contra o Rapid, vencendo por 3 a 2 um jogo disputadíssimo, e contava com uma vitória no confronto direto para ainda poder cobiçar a primeira posição. A presença da torcida foi digna de nota, com os ‘suporteri’ dos dois times lotando o Ghencea e promovendo as atividades agressivas e beligerantes de sempre, que tanta beleza levam às arquibancadas romenas (foto).

O que ocorreu, no entanto, surpreendeu certamente a todos os que assistiram o embate. Desde o início do jogo, o Dinamo mandou no jogo, deixando os pobres ‘ros-albastrii’ perdidos feito baratas tontas em campo. Foi uma pressão tremenda, com os ‘jucatori’ do Steaua totalmente envolvidos pelo toque de bola rápido e preciso dos giulesteni. Assim sendo, acaba sendo previsível a abertura precoce do placar, ocorrida aos 7 mins através de belo chute de fora da área de Munteanu. Na tentativa de reagir, os ‘militarii’ abriram ainda mais sua já faceirinha defesa, e o resultado foi previsível: um Dinamo ainda mais senhor dos acontecimentos dentro do campo. Aparentemente, os ‘canii rossi’ estavam dispostos a calar a boca nos que acusavam a ‘echipa’ de estar caindo de rendimento, e a sucessão fulminante de lances de gol foi recompensada em mais duas oportunidades no primeiro tempo. Aos 24, Danciulescu faz um belíssimo voleio em levantamento na área e marca os 2 a 0 para o Dinamo, para estupefação da defesa ‘ros-albastrii’, que ficou paralisada admirando o lance. Três minutos depois, o mesmo Danciulescu completa de cabeça um cruzamento e marca o gol – anulado, no entanto, pelo ‘arbitru’, que equivocadamente assinala impedimento no lance. Nesse momento, a torcida do Steaua já estava em desespero com a apatia de seu time – sentimento que se fortaleceu ainda mais aos 33 mins, quando o matador Niculescu cobra uma falta com perfeição, vencendo completamente o ‘portar’ ‘brazilianul’ Andrey (ex-Figueirense) e assinalando o estrondoso 3 a 0 no placar.

Conclamados pela furibunda torcida a tomarem uma atitude, os ‘militarii’ começam a esboçar uma reação, e passam a empilhar lances de relativo perigo. Aos 37 mins, depois de bela intervenção do ‘portar’ Lobont, Thereau manda a bola na trave do Dinamo, por pouco não descontando naquele exato momento. Aos 43, Lobont salva de novo a pátria dos ‘giulesteni’, defendendo quase em cima da linha chute de Thereau e contando com a bicuda salvadora de Radu Stefan mandando a bola para longe. Nos descontos da primeira etapa, o Steaua finalmente alcança o primeiro gol: bate-rebate na área, e Valentin Badea faz de forma chorada o 3 a 1.

Na volta do intervalo, o Steaua manteve a pressão, e parecia até que uma reação espetacular dos ‘militarii’ era possível. No entanto, o Dinamo ainda não tinha esgotado os fogos de sua artilharia, e aos 51 mins uma bobeira lamentável da zaga do Steaua deixa Niculescu frente a frente com Andrey, tendo o ‘atacant’ apenas que superar o ‘portar’ na corrida e chutar cruzado para assinalar o 4 a 1. Era mais do que uma vitória maiúscula para o Dinamo, era um fiasco danado para o Steaua em pleno Ghencea – compreensível, portanto, que os ânimos tenham se exaltado e que os minutos seguintes tenham sido fartos em outra bela característica do fotbal romaniei: os cartonase galbene. Foram seis só na segunda ‘etapa’, com mérito especial para o ‘giulesteni’ Pulhac, que aplicou um carrinho de tamanha destreza e virulência que o fato de não ter recebido o ‘cartona rossi’ acabou sendo uma tremenda injustiça da arbitragem. Um dos destaques da partida, o ‘portar’ do Dinamo Lobont, seguiu brilhando, e fez bela intervenção aos 62 mins, defendendo à queima-roupa chute do também ‘brazilianul’ Elton. As confusões e discussões dentro do gramado fizeram com que o jogo tivesse sete minutos de acréscimo na etapa final – e foi no apagar das luzes que o completamente vencido mas ainda assim aguerrido Steaua conseguiu o segundo gol, com Thereau aparando de cabeça um levantamento na área.

De qualquer forma, o 4 a 2 acabou não só premiando a ‘echipa’ que entrou mais antenada no jogo, como encaminhando quase decisivamente os rumos da Liga I. Agora com folgadíssimos 62 ‘puncte’, o Dinamo Bucuresti mantém os dez de vantagem sobre o vice líder CFR Cluj – que nessa rodada superou fora de casa o Universitatea Craiova por 1 a 0 – e pode garantir o título com até cinco rodadas de antecedência, dependendo da combinação de resultados. O Steaua, por sua vez, se vê praticamente alijado da disputa do título: está 15 ‘puncte’ atrás dos ‘giulesteni’, somando nesse momento 47 pontos. O negócio para os ‘ros albastrii’ é tentar garantir a vaga na Cupa UEFA para a temporada 2007/2008 – e mesmo isso está complicado, pois o Rapid Bucuresti ganhou fora do FC Arges por 2 a 1 e empatou em pontos com o Steaua, sendo superado pelos ‘militarii’ apenas no saldo de ‘goluri’. Fora da zona direta de disputa, o FC Vaslui ganhou do Gloria Bistrita por 3 a 2 em um jogo eletrizante, e o Jiul Petrosani está com um pé e meio na Liga II: perdeu em casa de 1 a 0 para o modesto Unirea Urziceni e já está 14 ‘puncte’ atrás do Universitatea Craiova, o último dos não-rebaixados de momento. Haja milagre para salvar os ‘minerii’ do relegamento...

Na próxima rodada, a coisa deve evoluir ainda melhor para o Dinamo Bucuresti: enfrenta em casa o corajoso mas pouco qualificado FC Arges, em partida na qual a obtenção dos três pontos só não virá se houver muita superação da ‘echipa’ visitante. O CFR Cluj pega em casa o igualmente raquítico UTA Arad, e é nessas que o Steaua Bucuresti periga se afundar mais ainda: joga fora de casa contra o respeitável Gloria Bistrita, sedento de recuperação depois da derrota para o FC Vaslui. O Rapid Bucuresti também não terá moleza: pega em Constanta o Farul local, que está caindo pelas tabelas no Romenão mas é conhecido por sempre complicar o jogo contra os times da capital. Vamos ver o que sairá dessa situação toda.

ATUALIZAÇÃO DA LIGA II: na Seria 1, o Gloria Buzau consolida-se na liderança, vencendo o Dunarea Giurgiu por 1 a 0 e mantendo 3 ‘puncte’ de vantagem sobre o vice-líder Forex, que empatou sem gols com o Prefabricate 05. O jogo mais tenso e decisivo da rodada, Petrolul Ploiesti x Sportul Studentesc Bucuresti (foto), acabou em 1 a 1, placar que favoreceu o Gloria Buzau e dificultou as coisas para ambas as ‘echipa’, que ficaram estacionadas no pelotão intermediário da tabela. Já na Seria 2, uma surpresa: o líder isolado Universitatea Cluj perdeu por 1 a 0 para o frágil Building Vanju Mare – e, se não chegou a pôr sua bem encaminhada classificação em risco, acabou dando novo alento ao Ramnicu Valcea, que venceu fora de casa o FC Bihor por 2 a 1 e agora está a apenas seis ‘puncte’ do líder. Quem também gostou foi o Minerul Lupeni, que superou o adversário direto ISCT em um dificílimo 2 a 1 e agora está em terceiro, fungando no cangote dos líderes.

Nos próximos dias, uma atualização da Cupa Romaniei e alguns comentários sobre o desempenho romeno nas competições continentais, tanto de clubes quanto de seleções. Mantenham-se antenados, amigos (as), e até lá.

2 comentarii:

Anonim spunea...

Felicidades, Natusch, como sempre!

Podem ver os formidaveis golos aqui:

Steaua-Dinamo 0-1:
http://www.fanatik.ro/liga_i_sectiune_2/articol_19112/vezi_eurogolul_lui_catalin_munteanu.html

Steaua-Dinamo 0-2:
http://www.fanatik.ro/liga_i_sectiune_2/articol_19114/vezi___si__foarfeca__si___lui_danciulescu.html

Steaua-Dinamo 0-3:
http://www.fanatik.ro/liga_i_sectiune_2/articol_19115/vezi_golul_lui_niculescu.html

Steaua-Dinamo 1-3:
http://www.fanatik.ro/liga_i_sectiune_2/articol_19127/vali_badea_reduce_din_diferenta.html

Steaua-Dinamo 1-4:
http://www.fanatik.ro/liga_i_sectiune_2/articol_19128/niculescu_reuseste___si__dubla__si__.html

Steaua-Dinamo 2-4:
http://www.fanatik.ro/liga_i_sectiune_2/articol_19131/thereau_inchide_tabela.html

Anonim spunea...

Peço a publicação da classificação atual do campeonato, para saber como vai o Gloria Bistrita.