luni, aprilie 23, 2007

Fotbal Romaniei: tempo de definições

Saudações, leitores fiéis. Seguimos com nosso esforço em cobrir da melhor forma que nos é possível todos os acontecimentos do futebol mais aguerrido e emocionante do mundo. Abaixo, um resumo do que de melhor (e pior) ocorreu no fotbal romaniei nos últimos tempos.

Lá vai:

CUPA ROMANIEI

Definiu-se durante a semana os dois finalistas da competição. Um deles será o Rapid Bucuresti, que venceu fora de casa o Pandurii Tg Jiu por 2 a 0 (foto), gols de Zicu e Moldovan. Agora é que a crise cai mesmo na cabeça dos dirigentes do Pandurii, - afinal, o desempenho na Cupa Romaniei de certo modo estava segurando as pontas da má figura que o clube faz na Liga I, onde está desagradavelmente pairando no pelotão intermediário. Agora, perdendo em casa a classificação e sem ter mais onde se agarrar, a tendência é de dias difíceis para os lados de Târgu-Jiu. No outro jogo, uma razoável surpresa: o Steaua Bucuresti, cada vez mais desmilingüido, foi eliminado pelo Poli Timisoara por 1 a 0 e abandona de vez o único título que parecia alcançável nessa temporada. McKain, no fim da primeira etapa, foi o responsável pela eliminação do Steaua e pela classificação do Poli, que está qualificado para buscar o título que não conquista desde 1980. Estaremos ligados, é claro.

LIGA II

Seria 1: O Gloria Buzau segue firme na frente, tendo na última rodada empatado sem gols com o CF Braila (foto). A segunda ‘pozitia’ agora é do velho e bravo Petrolul Ploiesti, que meteu 4 a 2 no Chimia Brazi e agora tem 44 ‘puncti’, um a mais que o Otopeni, que também ficou no 0 a 0 contra o FC Brasov. Dunarea Galati (42) e Forex Brasov (40) também estão no encalço das duas vagas.

Seria 2: O Universitatea Cluj segue líder isolado da seria e virtualmente qualificado para a Divizia A em 2007/2008, mas o mediano CFR Timisoara tem motivos para festa – afinal, na rodada do fim de semana superou o líder por movimentados 5 a 3 (foto), em partida cheia de gols esdrúxulos e lances de estupenda virilidade, como sói ocorrer no fotbal romaniei. O CSM Ramnicu-Valcea está abocanhando no momento a outra vaga – mas, vejam só, também perdeu nessa rodada, tenho sofrido 3 a 1 diante do CSM Resita, Quem venceu foi o Dacia Mioveni, que depois dos 2 a 0 fora de casa contra o Caracal soma 43 ‘puncti’ e está a apenas dois do vice-líder. O Minerul Lupeni ainda está na volta, mas o empate sem gols contra o Târgoviste prejudicou consideravelmente as chances do atual quarto colocado.

LIGA I

Faltam ainda sete ‘etapa’, mas a essa altura do campeonato só os menos crédulos ainda duvidam que o Dinamo Bucuresti será campeão romeno nessa temporada. Os ‘canii rossi’ retomaram o frescor do início do campeonatul, que andava meio perdido depois das longas férias de inverno, e voltaram a patrolar impiedosamente os adversários. Depois de executar o FC Arges por 2 a 1, simplesmente carneou o Rapid Bucuresti, impondo aos ‘giulesteni’ uma acachapante derrota de 4 a 1 em pleno Valentin Stănescu Stadium (foto acima). Destaque para Niculescu, autor dos quatro gols do Dinamo, e para Constantin, atleta do Rapid que em dez minutos fez faltas viris em quantidade suficiente para receber dois ‘cartonase galbene’ e ser agraciado com o ‘rossi’ consagrador.

Percebam agora o drama, amigos(as). Nesse momento, o Dinamo soma assustadores 68 ‘puncti’ em 27 ‘etapa’, e tem 12 a mais que o vice-líder CFR Cluj, que ficou no ‘egaluri’ de 0 a 0 contra o brioso FC Vaslui. O próprio CFR Cluj, por sua vez, tem outros seis a diferenciá-lo do terceiro colocado Steaua. Como faltam apenas 21 ‘puncte’ a disputar, só o próprio CFR Cluj ainda tem condições minimamente plausíveis de alcançar os ‘canii rossi’ – e, mesmo para eles, seria uma façanha digna de ser cantada em prosa e verso pelos séculos que virão. A chance real de sonhar com um milagre estaria em uma campanha espetacular do Cluj, conjugada a uma série implausível de tropeços do Dinamo. Problema é que, enquanto o Dinamo pega confrontos teoricamente fáceis contra times como Otelul Galati e Unirea Urziceni, o CFR Cluj encara pedreiras como o Steaua e o Rapid Bucuresti, equipes tinhosas e dispostas a pleitear ao menos vagas nas competições continentais. O jogo decisivo, mesmo, deve ser o confronto direto entre Dinamo e Cluj, que ocorrerá na rodada 31 em pleno Dinamo Stadium de Bucuresti. Triunfando, os ‘canii rossi’ colocam a mão na taça, se é que já não a levam de vez; conseguindo fazer o crime, o CFR Cluj tira pontos importantes do adversário direto e dependendo das circunstâncias pode colocar fogo no campeonatul. A conta, de qualquer modo, é simples: dez ‘puncte’ em vinte e um e o Dinamo é campeoníssimo, sem qualquer chance para o Cluj mesmo que ele vença todos os seus jogos. Numa perspectiva realista, sete ou mesmo seis pontos acabam de vez com a conversa. Em resumo: o Dinamo só perde a taça se quiser, e olhe lá.

Em outros jogos importantes da ‘etapa’ 27 do Romenão, o Steaua Bucuresti superou o Poli Iasi por um apertado 1 a 0, enquanto o Gloria Bistrita tropeçou e levou 2 a 0 do relegável FC Arges Pitesti, com os gols de Nastasie e Tanase sendo marcados no finalzinho do jogo – 38 e 43 mins do segundo tempo, respectivamente. Na ponta de baixo, o Jiul Petrosani ganhou do FC National por 2 a 0, não saindo da lanterna mas ao menos afundando mais ainda o clube de Bucuresti nas águas turvas do descenso. A pedido de alguns leitores, a tabela atualizada do Romenão, com o número de ‘puncte’, ‘victorii’, ‘egaluri’, ‘infrangeri’ e o saldo de ‘goluri’:
Echipa - Puncti - Victorii - Egaluri - Infrangeri - Golaveraj
01. Dinamo Bucuresti 68 21 5 1 38
02. CFR Cluj 56 17 5 5 25
03. Steaua Bucuresti 50 14 8 5 26
04. Rapid Bucuresti 50 14 8 5 23
05. Gloria Bistrita 46 14 4 9 9
06. Poli Timisoara 40 11 7 9 3
07. Otelul Galati 40 12 4 11 -3
08. FC Vaslui 39 10 9 8 -4
09. Unirea Urziceni 38 11 5 11 1
10. Pandurii Târgu Jiu 38 11 5 11 -4
11. Poli Iasi 36 9 9 9 1
12. UTA Arad 29 7 8 12 -13
13. Universitatea Craiova 29 6 11 10 -16
14. Farul Constanta 28 6 10 11 -4
15. Ceahlaul Piatra-Neamt 26 7 5 15 -19
16. FC Arges Pitesti 21 5 6 16 -15
17. FC National Bucuresti 18 4 6 17 -24
18. Jiul Petrosani 17 4 5 18 -24

Os próximos jogos serão os seguintes:

Farul Constanta x Dinamo Bucuresti
CFR Cluj x Steaua Bucuresti
Gloria Bistrita x Rapid Bucuresti
Unirea Urziceni x UTA Arad
Pandurii TG Jiu x Jiul Petrosani
Poli Iasi x FC Arges Pitesti
Otelul Galati x FC Vaslui
Ceahlaul x Universitatea Craiova
FC National x Poli Timisoara

Estaremos atentos, evidentemente – e, na medida do possível, passando todos os dados para vocês. Felicidades a todos, e até breve.

2 comentarii:

Anonim spunea...

Chances remotas de irmos à Liga dos Campeões, mas a Copa da UEFA é possível!

Anonim spunea...

Acabou o blog poxa?