joi, octombrie 11, 2007

Fotbal Romaniei: hora de comer grama!

Foram cinco meses, amigos. Cinco longos meses em que o Bola Romena ficou em silenciosa hibernação, sem novidades e sem atualizações. Cinco meses nos quais, basicamente, o humilde escriba se viu mergulhado em um grande número de tarefas paralelas, em especial as referentes a seu trabalho de conclusão de curso. Bem, a monografia não está pronta, a maior parte dos problemas continua existindo, mas a redação resolveu tomar vergonha na cara e trazer de volta o único portal em língua portuguesa dedicado ao futebol romeno no planeta.

Uma boa notícia envolve a possibilidade de nosso grande Marcelo Allgayer retornar aos trabalhos no Bola Romena, depois de longo período de ausência. Sem dúvida o portal se ressentiu imensamente da ausência do genial escriba, e sua visão cristalina e tiradas inspiradas trarão novo brilho ao nosso domínio, caso de fato seu retorno se confirme. Da minha parte, vou tentar publicar aqui sempre que possível, e espero que os leitores tenham paciência conosco nesse período de retomada.

Quanto ao fotbal romaniei nesse quase meio ano de silencio, aconteceu o que todos sabiam que ia acontecer: o Dínamo sagrou-se campeão romeno. Fora isso, vamos tentar fazer aqui um resumo do andar da carruagem nas competições em curso no futebol mais aguerrido e espetacular do planeta:

LIGA 1

Não hesitamos em afirmar que a edição 2007 / 2008 da Divizia A está sendo uma das mais surpreendentes de todos os tempos. Com dez rodadas disputadas, a liderança de momento é do CFR Cluj (foto) – time que o ano passado ficou o tempo todo rondando a ponta da tabela e acabou ficando com a ‘pozitia’ 3 na ‘clasamentul’ final. O artilheiro do clube é o brasileiro Didi, que já mandou 5 buchas certeiras para as redes – uma delas na última rodada, marcando o gol da vitória fora de casa contra o Pandurii Tg Jiu por 1 a 0. O clube já está na ponta de cima há quatro rodadas, e agora conta com 24 ‘puncte’ – um a menos que o segundo lugar e grande surpresa do ‘campeonatul’, o Unirea Urziceni. O clube de Urziceni, que ficou num modestíssimo décimo lugar na temporada 2006/07, está invicto há sete rodadas, e impressiona os analistas pelo pragmatismo de seu fotbal, regado a marcação incansável e gols chorados em vitórias apertadas, mas eficientes. Um dos destaques do plantel é o ‘fundas’ brasileiro Ricardo Gomes, que tem se destacado pela virulência na marcação, que já rendeu ao atleta dois ‘cartonase galbene’. E preparem os marca-passos, leitores(as), pois adivinhem qual é o principal jogo da próxima rodada? Sim, CFR Cluj x Unirea Urziceni, que ocorrerá no sábado, 20/08, no Constantin Radulescu Stadium em Cluj. Ou o CFR Cluj se consolida na ponta, ou o surpreendente Unirea toma a dianteira – promessa de uniformes embarrados e supercílios abertos, meus amigos.

Já o atual campeão vive momentos difíceis no Romenão. O Dinamo Bucuresti está numa mui modesta sétima ‘pozitia’, com minguados 17 ‘puncte’ – e, mesmo que tenha um jogo a menos, o desempenho raquítico já começa a preocupar os dirigentes e torcedores dos ‘canii rossi’. O Steaua Bucuresti (foto) está um pouco melhor, mas não muito – tem o mesmo número de jogos do Dinamo, e um mísero ‘puncte’ a mais. Todos vocês devem ter lido na imprensa brasileira sobre as confusões que envolvem o clube, arquitetadas geralmente pelo, digamos, gênio difícil do ‘presedinte’ Gigi Becali. Parece que o homem não gosta de ‘jucatori’ que falam em português: depois dos conflitos com o ‘portar’ português Carlos Fernandes, agora é o ex-Grêmio /Atlético PR / Figueirense Andrey que tem sofrido nas mãos do dirigente, tendo sido afastado do plantel e até ameaçado publicamente de morte. Gheorghe Hagi, herói do fotbal romaniei e outrora técnico dos ‘ros-albastrii’, pediu penico e saltou fora, sendo substituído pelo italiano Massimo Pedrazzini. Apesar de vitórias minguadas nas duas últimas ‘etapa’, o time segue sendo contestado, e terá um desafio difícil contra o Gloria Bistrita, segundo time do nosso fiel leitor Vicente Fonseca, que no momento ocupa a ‘pozitia’ 8 com 15 pontos.

Em um próximo post, procederemos a atualização dos resultados do Romenão, o que nos permitirá igualmente aprofundar a análise da atual conjuntura do ‘campeonatul’. Para orientar os leitores até lá, segue abaixo a atual ‘clasamentul’, bem como a tabela da ‘etapa 11’ – que terá todos os jogos no ‘simbata’, dia 20. Lá vai:

Echipa (puncte) (victorii) (egaluri) (infrangeri)

CFR Cluj (24) (7) (3) (0)
Unirea Urziceni (23) (7) (2) (1)
Poli Timisoara (21) (6) (3) (1)
FC Vaslui (20) (6) (2) (2)
Rapid Bucuresti (19) (5) (4) (0)
Steaua Bucuresti (18) (5) (3) (1)
Dinamo Bucuresti (17) (5) (2) (2)
Gloria Bistrita (15) (4) (3) (3)
Ceahlaul Piatra Neamt (12) (4) (0) (5)
Otelul Galati (12) (4) (0) (6)
Pandurii Tg Jiu (10) (3) (1) (5)
Politehnica Iasi (10) (3) (1) (6)
UTA Arad (9) (2) (3) (5)
Universitatea Craiova (9) (3) (0) (7)
Gloria Buzau (8) (2) (2) (6)
Farul Constanta (7) (2) (1) (6)
Dacia Mioveni (6) (1) (3) (6)
Universitatea Cluj (3) (0) (3) (7)

CFR Cluj x Unirea Urziceni
Universitatea Craiova x U Cluj
Steaua Bucuresti x Gloria Bistrita
Gloria Buzau x Dacia Mioveni
Farul Constanta x UTA Arad
Ceahlaul Piatra Neamt x Vaslui
Poli Timisoara x Otelul Galati
Pandurii x Dinamo Bucuresti
Poli Iasi x Rapid Bucuresti

LIGA II

Na Seria 1, a liderança de momento é do FC Brasov, que há várias temporadas fica rondando, rondando, mas nunca consegue subir para a Liga I. O time está com 22 ‘puncte’ em oito rodadas, quatro a mais que o vice, o FC AS Botosani, e no último jogo fez extravagantes 4 a 0 contra o Concórdia Chiajna, que é terceiro lugar com 15 pontos. Dunarea Giurgiu, com os mesmos 15 ‘puncte’, e o CS Otopeni com 14 estão à espreita. Quem está mal é o Dinamo Bucuresti II, que subiu da Liga III mas agora passa por maus bocados, somando míseros seis ‘puncte’ e posicionado em 15º lugar, na rabeira do rebaixamento. Na próxima rodada, o líder Brasov vai a Calarasi entrentar o Prefabricate AS Modelu, enquanto o Botosani encara fora de casa o FC Saceli e Tulcea testemunha o titânico confronto do Delta local com o Dunarea Giurgiu.

Já na Seria 2 os que comandam o pelotão são o recentemente relegado FC Arges Pitesti e o até aqui surpreendente Muresul Deva, vindo diretamente dos campos embarrados da Liga III. Ambos estão com 17 pontos, e vêm de vitórias fora de casa: O FC Arges meteu 3 a 1 no Bihor Oradea, enquanto o Deva devastou por 1 a 0 o pobre FC Caracal, que no campeonato passado quase subiu e agora amarga a lanterna da seria com precários 2 ‘puncte’. Colado nos líderes vem o Ramnicu Valcea com 16 e o sempre ridicularizado Gaz Metan, que apesar do nome não solta ventos fedorentos diante do inimigo e atualmente sustenta dignos 15 pontos. O Jiul Petrosani, embora esteja com campanha melhor, sofre as desgraças de uma punição da Federação Romena e saiu com cinco pontos a menos, de modo que a quinta colocação com 13 ‘puncte’ acaba sendo bem respeitável. Na rodada do dia 13, o Arges encara em casa o perigoso Minerul Lupeni, enquanto o Muresul Deva vai a Timisoara enfrentar o CFR local. O perseverante Jiul Petrosani enfrenta fora de casa o Campia Turzii, e o Gaz Metan vai tentar sufocar em casa o time II do Poli Timisoara.

CUPA ROMANIEI

A primeira rodada do mata-mata mais mortífero da Europa ocorreu no fim de setembro, e garantiu 16 clubes para a disputa seguinte, que deve ocorrer ainda esse mês. Para quem não sabe, é um torneio parecido com a Copa do Brasil tupiniquim, com a crucial diferença de ser decidido sempre em jogo único. Poucas surpresas, na verdade: os times tradicionais se classificaram sem maiores sobressaltos – o Steaua meteu 4 a 0 fora de casa no Municipal Bacau, e mesmo o geralmente goleado Otelul Galati quebrou a escrita e trucidou por 6 a 0 o pobre Concordia Chiajna, na casa do inimigo. A lamentar-se, somente, a eliminação prematura do FC Vaslui (foto), time com o qual a redação do Bola Romena simpatiza sobremaneira e que levou 3 a 0 do Universitatea Cluj,e do Gloria Bistrita (time que tem seus adeptos no Brasil, e que acabou eliminado por 1 a 0 nas mãos do FC Brasov). O sorteio dos novos confrontos deve ocorrer nos próximos dias, e logo saberemos quem vai lutar contra quem. Aguardem...

LIGA CAMPIONILOR

Como sempre, o representante romeno (Steaua Bucuresti) está tomando uma surra na Liga dos Campeões. O ‘ros-albastrii’ já perdeu fora para o Slavia Prague (2 a 1) e não conseguiu resistir em casa jogando contra o Arsenal inglês: apesar de grande bravura, os ‘militarii’ foram derrotados por 1 a 0. Os guerreiros romenos jogaram bem, tiveram várias situações, mas pecaram pela inexperiência e pela falta de pontaria, sendo vitimados de vez aos 31 do segundo tempo com um gol de Robin Von Persie. E agora o bicho pega de vez, pois o Steaua vai encarar fora de casa o perigoso Sevilha, precisando de no mínimo um ‘egalur’ para poder continuar sonhando com a classificação.

CUPA UEFA

Tristeza em Bucuresti. O Rapid foi eliminado do grupo classificatório, depois de dois empates com o FC Nürnberg (foto). Na Alemanha o jogo ficou em 0 a 0, em Bucuresti acabou 2 a 2, e os teutônicos seguem em frente graças ao saldo qualificado. Triste sina do Rapid: ainda não perdeu jogo algum na temporada, e mesmo assim está fora da Cupa UEFA e num pouco animador quinto lugar na Liga I. A confusão foi grande, e depois de batalhas cruentas dentro dos vestiários, o ‘antrenor’ italiano Cristiano Bergodi pediu as contas, sendo Mircea Rednic o mais cotado para substituí-lo. Os outros romenos foram ainda pior: o Otelul Galati morreu diante do Loko Sofia (1x3 e 0x0), enquanto o CFR Cluj desabou diante do Anothorsis por idênticos placares. O Dinamo ainda tentou salvar a honra romena, mas não conseguiu passar do 1 a 0 fora de casa contra o Elfsborg – e, como havia perdido o primeiro jogo em Bucuresti por 2 a 1, o saldo qualificado eliminou os ‘canii rossi’ da competição. O resultado, infelizmente, é que não há mais clubes romenos disputando a Cupa UEFA – uma triste realidade, ainda mais se considerarmos que tanto Rapid quanto Dinamo tiveram campanhas bem decentes na competição anterior. Com o Steaua em má situação na Liga dos Campeões, parece que só as competições locais restarão para os entusiastas do fotbal romaniei.

Por enquanto é isso, amigos. Para os próximos posts, aguardem uma análise da 11ª rodada do Romenão, bem como um estudo aprofundado das profundezas da Liga III, o terreno pedregoso onde se forja o verdadeiro espírito do aguerrido e belicoso futebol romeno. E, é claro, comentários sobre o trepidante Romênia x Holanda, jogo que vai fazer a pátria romena parar. Obrigado a todos e, se tudo der certo, nos vemos lá.
Fotos: ProSport.ro e sites oficiais do Steaua Bucuresti e CFR Cluj.

7 comentarii:

Anonim spunea...

genial, Natusch, como não poderia deixar de ser. quase pude sentir o cheiro de sangue no ar, como ocorre nos estádios romenos. prometo um post para segunda, se eu me lembrar do meu login.

Anonim spunea...

(em chamas)

FINALMENTE. Os fãs do Bola Romena saúdam a volta do único portal descente sobre o podobálio do Leste Europeu. Parabéns à equipe de redação por saciar a sede dos eternos leitores.

E dale Glória Bistrita, o Grêmio romeno!

Anonim spunea...

DECENTE, sem o "s".

Anonim spunea...

PRESEDINTE é ótimo. Qualquer castigo àquele canalha do Andrey é refresco.

Tá, parei de lotar a caixa de comentários. :P

Anonim spunea...

seria esse Didi o famoso Didi "Facada", que andou pelo clube da beira-lago?

Anonim spunea...

Hehehehe. Talvez até pudesse ser, mas não é - o jogador é novo, e jogou no Íbis e no Santa Cruz antes de ser contratado por clubes menores do futebol português. Antes de ser contratado pelo CFR Cluj, estava defendendo o glorioso Paços de Ferreira.

Anonim spunea...

No campeonato romeno jogam os seguintes brasileiros:

1 Elinton Andrade (Rapid)
2 Marcos Tamandare (Rapid)
3 Carlos Cesinha (Rapid)
4 Andre De Souza Galiassi (CFR Cluj)
5 Cleidimar Silva Didi (CFR Cluj)
6 William Gerlem Atacant (Farul)
7 Ayres Cerqueira Simao (Gloria Bistrita)
8 Ricardo Gomes (Unirea)
9 Roberto Ayza (Ceahlaul)
10 Jackson Jose Lucas (Pandurii)
11 Edmilson Dos Santos (Pandurii)
12 Muller Santos Da Silva (Gloria Buzau)
13 Kleyr Viera Dos Santos (Gloria Buzau)

(http://www.liga1.ro/stranieri_detail.php/29/)

Felicidades, Natusch!