joi, octombrie 18, 2007

LUXEMBURGO 0x2 ROMÊNIA (miercuri, octombrie 17, 2007)


Da esq. para dir.: De pé - Niculae, Tamas, Chivu, Marica, Goian e Lobont.
Agachados - Dica, Petre, Rat, Margaritescu e Ogararu.

No simbata, tombaram os holandeses; ontem, foi a vez dos pobres luxemburgului sentirem o gosto da morte no fio da espada. Em pleno Josy Barthel, os guerreiros do fotbal romaniei aplicaram virulentos 2 a 0 nos donos da casa, em uma jornada de energia, determinação e ossos esmigalhados, como convém aos representantes do mais belo futebol do planeta. Em paralelo, os tíbios representantes da pseudo-nação búlgara escorregaram na própria incompetência, e ficaram no empate em 1 a 1 com os quase-romenos atletas da Albânia – e essa combinação de resultados sacramentou de vez a clasament da Romênia para a fase final da Euro 2008, como relataremos a partir de agora.

Não se pode dizer, a bem da verdade, que o resultado obtido pelos romenos tenha sido surpreendente. Afinal, na rodada do fim de semana Luxemburgo havia conquistado nada mais que sua primeira vitória em 12 anos de Eurocopa, batendo fora de casa o selecionado de Belarus por 1 a 0 – com gol de Leweck à traição, assinalado aos 95mins, quando os adversários já estavam descendo ao vestiário e não puderam reagir. Desacostumados a vencer, os atletas e torcedores de Luxemburgo nem sabiam como reagir diante da conquista – e, doce ingenuidade, entraram em campo bem faceiritos, achando que guerreiros romenos curvam suas espinhas a qualquer ‘bixo’ do fotbal europei. Em poucos minutos, a Naţionala României já tinha tomado conta do meci, e fustigava sem a menor piedade a assustada defesa luxemburguesa. Acuada, a zaga de Luxemburgo rebatia de qualquer maneira as investidas do ataque romeno. E, sabedora de que um time vitorioso não se faz só com toque de lado e firulinha, a Romênia não poupou na pancadaria: aos 16mins, Margaritescu chega com os dois pés em Mutsch, fazendo o pobre jucator cuspir sangue – enquanto seus companheiros, apavorados, passaram a fugir como podiam dos romenos, que queriam de qualquer jeito superar o feito do seu miljocas e mandar algum dos luxemburgului para o necrotério.

Tanta dedicação e tanta virilidade só podiam resultar em gol, e assim foi: aos 42, o jucator do Stuttgart (Ger) Ciprian Marica cruzou, a zaga de Luxemburgo falhou na hora de afastar e Florentin Petre, completamente livre, tocou com frieza, desviando do bom ‘portar’ Gillet e abrindo o placar.

Na volta do intervalo, a Romênia parecia ainda mais sedenta de sangue, e os atletas de Luxemburgo ainda mais impressionados com o fogo insano que enxergavam nos olhos dos jucatori romaniei. Aos 5mins da segunda etapa, Petre sofre um ‘panalty’ claríssimo, que o ‘arbitru’ alemão Felix Brych opta por não marcar – demonstrando, além de certa perda de acuidade visual, um considerável desapego pela própria vida. De qualquer modo, o teutônico teve sorte: dez minutos depois, o destacado Marica marcaria o 2 a 0, depois de bela triangulação que deixou de joelhos os já alquebrados (em mais de um sentido) adversários. Assistam os dois gols da Romênia e outros lances relevantes do match através do link abaixo:

http://www.prosport.ro/index.php?section=articole&screen=index&id=63148

A partir daí, a partida se tornou mera formalidade. Os romenos, com o ‘triunf’ já assegurado, trataram de se resguardar e passaram a reter a bola – enquanto os luxemburgueses, já acostumados a mais de uma década de derrotas continentais, preferiram esquecer o gosto da vitória do fim de semana e adotaram uma prudente postura não-ofensiva, garantindo pelo menos as tíbias intactas e os maxilares no lugar. O que interessava a partir daí era o desfecho do jogo Albânia x Bulgária, e por mais de um motivo. Além de uma não-vitória búlgara garantir a volta da Romênia à fase decisiva da Eurocopa, havia um incontido sentimento de ódio por parte dos romenos, depois das acusações esdrúxulas de ‘blat’ realizadas pelos levianos representantes da Bulgária. Qualquer apreciador do fotbal romaniei sabe que o ‘blat’ faz parte do passado romeno, e acusações do tipo são praticamente uma declaração de guerra, ainda mais quando realizadas por uma nação rival como no caso. Pusilânimes como só eles, os búlgaros perdiam em Tirana por 1 a 0, auto-gol marcado de modo espalhafatoso por Kishishev – que, não duvidemos, talvez até tenha algumas gotas de sangue romeno a purificar suas veias. Mas, vejam só: a echipa búlgara empatou aos 43 do segundo tempo, com gol chorado de Berbatov – e, aos 45mins, o albanês Skela cobra um ‘panalty’ nas mãos do goleiro Petkov, desperdiçando a chance de cavar de vez a cova dos búlgaros e de oferecer alguma dignidade à fraquíssima campanha albanesa na Euro. Coincidência? Quem terá que penar com acusações de ‘blat’ agora, hein?

De qualquer modo, a ‘egalitate’ em Tirana era o suficiente, e tão logo se encerrou o jogo na Albânia uma violenta e radiante celebração tomou conta de todos os grotões da pátria romena, em uma festa que não tem hora para acabar. Depois de quase oito anos de jejum, finalmente o fotbal romaniei alcança a fase principal de uma competição internacional. Com 26 ‘puncti’, oito ‘victori’ e duas ‘egaluri’ em dez jogos, a nação romena faz uma das melhores campanhas de sua história e chega embalada para disputar o turneul final da competição européia. E preparem-se, leitores: a coroação da campanha pode ser em noiembre 17, um simbata, quando Bulgária e Romênia se enfrentam cara a cara, cotovelo contra cotovelo, chuteira contra chuteira. Daí, meus amigos, falar não vai ser suficiente para os choraminguentos búlgaros – e temos certeza que uma névoa vermelho-sangue tomará conta do gramado, na medida em que os atletas romenos forem saciando sua sanha assassina sobre os ossos e músculos de seus frágeis adversários. Se ainda pretende algo na Eurocopa, a Bulgária precisa vencer os dois jogos restantes (Romênia e Eslovênia) e torcer por duas derrotas da Holanda; na opinião da redação, melhor fariam os jucatori da seleção búlgara se começassem a revisar seus testamentos desde já, pois muitos podem não sair vivos do encontro que terão com a morte transilvaniana. E nós lá estaremos, para trazer o relato do confronto e, se possível, alguns dentes ou orelhas dos búlgaros como souvenir. Aguardem pelos desdobramentos.

Fotos: ProSport.ro e site oficial da UEFA

3 comentarii:

Marcelo spunea...

búlgaros boçais, bravateadores babacas, batráquios! Biltres, bolas-murcha, BAITAS BOSTAS! Hai, România!

Anonim spunea...

Poderiam me informar quanto foram as partidas entre Romênia x Bulgária, por favor?

Lembro-me de uma válida pela Euro '96, no duelo Hagi x Stoitchkov. Deu Romênia, 2 a 1.

Parabéns aos amigos pelo trabalho e pela classificação romena. Já aguardo ampla cobertura da Euro no ano que vem.

Anonim spunea...

O primeiro jogo, disputado na Rom�nia, ficou no 2 a 2. Jogo desagrad�vel, no qual a seletionata romaniei dominava e metia 2 a 0 at� os 35mins, quando Petrov meteu duas buchas e empatou o cotejo. Li�o dura, mas que foi aprendida - pois j� estamos na Euro 2008, e temos plenas condi�es de devolver com juros a afronta que sofremos em Constanta.

Pode esperar uma cobertura extensa da participa�o romena na Euro 2008, meu amigo. Muito obrigado pela qualificad�ssima presen�a, e um abra�o!