vineri, iunie 06, 2008

EURO 2008: Hai Romania!

Está chegando o momento, caros leitores/as do maior portal sobre o fotbal romeno em atividade no Brasil. A partir do próximo simbata, viveremos as emoções trepidantes da Euro 2008 – e, depois de uma ausência decepcionante em 2004, eis que os nobres e valentes guerreiros romenos lá estarão, dispostos a defender com galhardia a camisa galbene que tanto temor e fraturas expostas já espalhou pelo mundo. Faremos nesse artigo uma breve descrição das circunstâncias que envolvem o torneio, bem como já anteciparemos alguns detalhes do sensacional meci do dia 09, quando a echipa nationala enfrentará a França em um evento que promete ser histórico e emocionante.

A atual edição da Euro Cupa será sediada na Áustria e na Suíça, e se estenderá do dia 07 ao dia 29 de junho, envolvendo dezesseis seleções classificadas durante os 'qualifyings', ocorridos no ano passado. Como nada é fácil na vida romena, o selecionado romanesc caiu no Grupo C, teoricamente o mais difícil da competição. Geralmente essa coisa de "grupo da morte" acaba sendo meio que negada mais tarde pela realidade dos confrontos, e exemplos disso não nos faltam - mas faz-se mister admitir que, de fato, os adversários prometem impor certas dificuldades, para dizer o mínimo. Basta dizer que, pelo ranking de seleções da Fifa, temos o 3º colocado (Itália), o sétimo (França) e o décimo (Holanda), todos se preparando para enfrentar o 12º lugar do ranking - que, se você ainda não adivinhou, vem a ser a echipa nationala que tanto idolatramos. Se vamos pelo ranking da Elo (para muitos mais acurado e representativo do que o da Fifa), a coisa fica ainda mais dramática, já a que a relação se torna 3º (Itália), 4º (França), 6º (Holanda) e 10º (Romênia). E isso que nem citei que a última final da Copa do Mundo foi Itália vs. França... Seja como for, adversários complicados - e uma chance histórica para nossos guerreiros mostrarem ao mundo que o mainstream não ganha jogo e que na hora do verdadeiro fotbal o furo é mais embaixo... Abaixo, a tabela de jogos do Grupo C:

09-06-2008 - 13h - Romênia x França
09-06-2008 - 15h45 - Holanda x Itália
13-06-2008 - 13h - Itália x Romênia
13-06-2008 - 15h45 - Holanda x França
17-06-2008 - 15h45 - Holanda x Romênia
17-06-2008 - 15h45 - Itália x França

Os dois primeiros meci dos romenos (contra França e Itália) dar-se-ão no Letzigrund Stadiom de Zurich, Suíça, estádio que curiosamente é sede temporária de dois clubes - além do FC Zurich, o Glasshopper está exercendo suas atividades por lá, enquanto a sua nova casa está sendo construída. O estádio não é dos mais espaçosos (comporta cerca de 30 mil pessoas), mas sofreu uma série de reformas recentemente e encontra-se preparado para sediar os meci da Euro. O jogo derradeiro contra os holandeses ocorrerá no Stade de Suisse Wankdorf em Berna. Trata-se do segundo maior estádio da Suíça, com 32 mil lugares, e atualmente sedia os jogos do BSC Young Boys, atual vice-campeão suíço e que em março último comemorou os 110 anos de existência.

Quanto ao grupo de jucatori, acreditamos que há tempos a Romênia não vinha com um plantel tão qualificado para uma competição internacional. Quem duvidar, pode pegar como evidência as eliminatórias para a própria Euro, na qual a seleção romena ficou com a liderança do Grupo G, somando uma única infrangeri e superando inclusive os atuais adversários holandeses - nos confrontos diretos, um empate sem gols na Holanda e um 1-0 no Stadionul Farul em Constanta sacramentaram a superioridade dos 'tricolorii' sobre a sempre lembrada 'laranja mecânica'. Com uma boa média de 26,3 anos de idade, o plantel congrega a experiência de jucatori como o portar Lobont (30) e o miljocas Florentin Petre (32, foto acima) com a energia e disposição para matar de jovens como o fundas Radu (21) e o atacant Marica (23), uma das maiores esperanças de gol do time romeno. Do mesmo modo, se por um lado o grupo é formado por vários atletas de projeção internacional empregados em alguns dos maiores times da Europa, por outro o mais puro espírito do fotbal romaniei é mantido imaculado pela grande presença de atletas atuantes nos campionatul locais - com destaque para o Steaua Bucuresti, que cede cinco de seus mais destacados jucatori para a seleção de seu país. Curiosamente, o atual dono do fotbal romeno, o CFR Cluj, tem apenas um atleta na seleção - Eduard Stăncioiu, que teoricamente será o terceiro goleiro da equipe e dificilmente deverá entrar em campo durante a competição.

O destaque do plantel, de qualquer modo, só pode ir mesmo para Adrian Mutu, sem dúvida o mais destacado jogador do país desde os tempos gloriosos de Marius Lacatus e Gheorghe Hagi. Mutu, como a maioria dos leitores/as deve saber, viveu um drama pessoal em 2004, ao ser flagrado em um exame antidoping por uso de cocaína - o que custou ao atleta sete meses de suspensão e o emprego no Chelsea. Depois de uma breve passagem pela Juventus, o atleta está em grande fase na Fiorentina, e é uma das maiores esperanças da Romênia na competição que começa no simbata. E para comandar esse grupo, a experiência de Victor Piturca, atacant titular na histórica conquista da Liga Campionilor 1985-1986 pelo Steaua e respeitado em seu país pelos já quatro anos de trabalho sério e dedicado à frente da echipa nationala. Abaixo, a lista completa de jucatori:

1 Bogdan Lobonţ (portar) 30 anos - F.C. Dinamo Bucureşti
2 Cosmin Contra (fundas) 32 anos - Getafe CF (Espanha)
3 Răzvan Raţ (fundas) 27 anos - Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
4 Gabriel Tamaş (fundas) 23 anos - Auxerre (França)
5 Cristian Chivu (fundas) 27 anos - Internazionale (Itália)
6 Mirel Rădoi (miljocas) 27 anos - Steaua Bucureşti
7 Florentin Petre (miljocas) 32 anos - CSKA Sofia (Bulgária)
8 Paul Codrea (miljocas) 27 anos - A.C. Siena (Itália)
9 Ciprian Marica (atacant) 22 anos - Stuttgart (Alemanha)
10 Adrian Mutu (atacant) 29 anos - Fiorentina (Itália)
11 Răzvan Cociş (miljocas) 25 anos - FC Lokomotiv Moscow (Rússia)
12 Marius Popa (portar) 29 anos - Politehnica Timisoara
13 Cristian Săpunaru (fundas) 24 anos - Rapid Bucureşti
14 Sorin Ghionea (fundas) 29 anos - Steaua Bucureşti
15 Dorin Goian (fundas) 26 anos - Steaua Bucureşti
16 Bănel Nicoliţă (miljocas) 23 anos - Steaua Bucureşti
17 Cosmin Moţi (fundas) 23 anos - Dinamo Bucureşti
18 Marius Niculae (atacant) 27 anos - Inverness Caledonian Thistle (Escócia)
19 Adrian Cristea (miljocas) 24 anos - Dinamo Bucureşti
20 Nicolae Dică (miljocas) 28 anos - Steaua Bucureşti
21 Daniel Niculae (atacant) 25 anos - Auxerre (França)
22 Stefan Radu (fundas) 21 anos - Lazio (Itália)
23 Eduard Stăncioiu (Portar) 27 anos - CFR Cluj

Mas vamos direto ao ponto: quais seriam, falando concretamente, as chances do escrete canarinho da Walachia na Euro 2008? À primeira vista, parece um páreo dos mais complicados, como dissemos - mas, analisando com calma, a coisa acaba ganhando contornos bem menos amedrontadores. Primeiramente, pelos adversários. A Holanda, como já vimos, jogou duas vezes contra a Romênia, empatando uma e perdendo a outra - ou seja, não só pode ser superada como já experimentou o fio da espada romena mais de uma vez. A Itália vive algumas mudanças meio dramáticas no plantel, e não contará com dois dos seus maiores jogadores no passado recente, Inzaghi e Cannavaro. Ainda é uma equipe fortíssima e, afinal das contas, é a atual campeã do mundo - mas vive um momento de alguma instabilidade, de modo que não é exatamente imbatível. E a França, primeira adversária, teve uma atuação elogiada contra a Colômbia no último amistoso pré-Euro - mas ficou num chocho 1 a 0, que não é exatamente o placar mais empolgante do mundo. O grande perigo é Ribery, que vive uma fase esplêndida - mas o antrenor Raymond Domenech tem sido criticado por algumas decisões de escalação, e o passado recente mostra uma classificação dificílima nas eliminatórias, sofrendo para superar a Escócia no apagar das luzes. Em resumo, o bicho até é feio, mas também não é do tipo que desanime demais por antecipação. E a echipa romena, em si mesma, está mais do que capacitada para surpreender - como já dissemos, tem um grupo de qualificação que há tempos não se via, com um antrenor competente no comando e jucatori capazes de desequilibrar no individual. Mesmo porque, convenhamos, uma echipa com Mutu, Marica, Chivu, Nicolita e Niculae, entre outros, não pode ser tida como uma zebra nem aqui nem no Principado de Malta. "Grupo da Morte", sim senhor - afinal, os romenos chegam com sede de sangue e prontos para a carnificina, tudo pela vaga na segunda fase.

Para não ficarmos em cima do muro: a redação do Bola Romena aposta na classificação da Romênia para a próxima fase da Euro, sim senhor. Tudo passa por um bom resultado contra a França, na estréia em Zurich - uma eventual vitória permitiria aos tricolorii jogar com maior tranquilidade o segundo meci contra a Itália, e talvez pegar uma Holanda desmotivada no terceiro jogo, quem sabe? A questão é neutralizar especialmente Rivery e os perigosos atacantes franceses - e contar com a força ofensiva de Mutu e cia. para passar os Bleus no fio da espada, num estilo capaz de deixar o libertador nacional Vlad Tepes orgulhoso. Veremos segunda, a partir das 13h - e veremos mesmo, pois a Rede Record já programou a transmissão dos dois primeiros jogos da Romênia, e a Sportv fará uma cobertura completa do evento, com jogos ao vivo e reprises na madrugada. Rara chance de ver o fotbal mais emocionante do mundo na TV brazilianul - aproveitemos, pois.


Por enquanto, é isso. Infelizmente, os compromissos profissionais deste humilde escriba impedirão de acompanhar os jogos completos da Romênia na primeira fase - dos dois primeiros meci só verei a primeira etapa, e o terceiro só acompanharei via sopcast, dependendo do movimento no serviço. Infelizmente a cobertura incansável do fotbal romaniei não é valorizada como deveria e a redação é forçada a ter empregos paralelos para ir se virando, mas enfim. Como não pretendo publicar nada aqui antes de ter visto cada meci na íntegra, talvez a resenha de cada jogo demore um pouco mais do que o desejável para ser publicada - mas garanto aos leitores fiéis um relato no capricho, fugindo da superficialidade da maioria da imprensa local e mantendo o espírito leve, aguerrido e quebra-canela que já se tornou nossa marca registrada. Muito obrigado a todos, e até logo.

5 comentarii:

Juliano spunea...

Natusch, não sei bem se tu vais acreditar, mas sou leitor assíduo do Bola Romena já há pelo menos um ano. Nunca postei, a bem da verdade, por uma pontinha de ciúme: há muito tempo (desde a Copa de 1994, acho eu, ou antes ainda, quando virei fã do Drácula), sou um romeno de coração. Quando descobri teu blog, foi um misto de satisfação e inveja. Hehehe. E ainda por cima sou ex-fabicano. E, como se não bastasse, temos um amigo em comum: Juliano Tatsch.

Enfim, tô escrevendo apenas para oferecer meus préstimos jornalísticos ex-fabicanos como observador de nossa querida "echipa nationala". Assistirei a todos os jogos e postarei pequeníssimos comentários aqui, ok?

P.S.: caso um dia veja alguém de camisa da Romênia na rua, pode interpelar que as chances de ser eu são altíssimas. Grande abraço.

Pati Benvenuti spunea...

lamento decepcioná-los, mas torcerei, como sempre, pela concorrente de grupo holanda nesta euro :P

Vicente Fonseca spunea...

Boa estréia da echipa, hein Natusch? Romania com consciência das limitações, anulou a França e até teve mais chances de vencer. Mas ainda falta um miljocas tipo o Hagi para auxiliar o Mutu na criação de jogadas.

Natusch spunea...

Juliano: é uma satisfação e um orgulho contar com tão qualificada leitura. Fico feliz e animado de saber que esse humilde blog é bem recebido, e as manifestações positivas são o maior incentivo para mantê-lo ativo. Sinta-se livre para postar o que quiseres por aqui, será um prazer. E vamos preparando o coração, que a Itália vem aí! Abraço!

Pati: um dia te descobrirás, minha cara, e verás que nas tuas veias também corre o ancestral sangue romeno. Aguardamos, sem pressa :)

Vicente: Hagi foi indicado recentemente como o melhor jucator romeno dos últimos 50 anos, coisa que considero merecidíssima. Sem dúvida alguém com a genialidade do homem faz uma falta danada no meio campo romaniei, mas creio que uma maior aproximação com o ataque e uma atuação mais inspirada de Mutu já nos serão de grande valia. Abraço, presidente!

wildsonferreira@gmail.com spunea...

Olá sou fã da Seleção Romena desde 1994, quem sabe 1 dia eles venham aqui p\ o Brasil fazer um amistoso com A seleção do Dunga. No Playstation só consigo Jogar com a Seleção da Romênia, pois é muito bom golear a França ou a Italia com Cocis e Marica no Ataque! Um abraço!! Wildson - Belém\ PA