Seria um desatino não escolher o imbatível Dínamo Bucuresti como destaque da décima etapa da Liga 1, patrocinada por Burger, as delícias do ocidente no leste europeu. Dez meciuri, dez victorii, 30 puncte, 100% de aproveitamento. Com o segundo melhor ataque com 22 goluri (perde por um para o Cluj) e a segunda melhor defesa ( levou apenas 6, um a mais que o Steaua), o Dínamo tem o melhor golaveraj e ainda o golgheteri, o arisco Ionel Ganea. Mas dentro do Dínamo, e nesta rodada específica, há um jucator que se destaca, um grande nome que ainda não tinha mostrado ao que veio na România e finalmente desencantou: o angolano Zé Kalanga.
O mijlocas Paulo Batista Nsimba nasceu em 1983 em Luanda, e iniciou sua carreira nas divisões de base do principal time de seu país, o Atlético Petróleos Luanda. A base do clube era também a base da seleção angolana, com Lebo Lebo, Lamá, Delgado e o próprio Zé Kalanga, melhor jogador angolano de 2005. Depois da victoriosa participação na Copa da Alemanha, as principais características do jogador (movimentação em zigue-zague, chute de canhota em canelas e boas caídas no gramado) chamaram a atenção da direção do Dínamo, que apostou no futebol alegre do africano.
Entretanto, somente neste domingo a torcida totul-ros de Bucuresti se rendeu aos encantos de Zé Kalanga. Depois de levar um goluri aos 4 minutos, parecia que o Dinamo perderia o selinho para o tambem bucurestino Rapid, oitavo colocado. A apatia do primeiro tempo sumiu, e a echipa voltou motivada do vestiário. Depois de acertar dois chutes na trave, Kalanga deu o passe para o empate nos pés do goleador Ganea, aos 15 do segundo tempo. Dez minutos depois, Zé fez o seu, para o delírio da torcida. Mais sete minutos e Claudiu Niculescu ampliou, Dínamo 3 a 1, mas nessa altura a o nome Zé Kalanga já ecoava no estádio da Calea Floreasca 18-20, sector 2.
Aposta para a próxima rodada: Fiquem atentos para o Otelul Galati. Depois de iniciar a Liga 1 com 3 derrotas, ganhou sete meciuri seguidos, soma 21 puncte, empatado em segundo lugar com o Steaua, e promete ser uma dor de cabeça para os grandes romenos. Dia 14 de outubro o Otelul joga contra o FC Vaslui, no estádio municipal de Vaslui, às 17h, horário de Bucuresti.
Abonați-vă la:
Postare comentarii (Atom)
Un comentariu:
Testemunho há tempos o entusiasmo de nosso amigo Allgayer com o talento de Zé Kalanga, e sempre escutei com respeito suas repetidas lembranças ao craque angolano e ao sucesso evidente que o mesmo faria no futebol romeno. Eis que, aos poucos, a perspicaz inferência de Allgayer vai se confirmando. E digo mais: antes de dezembro, Zé Kalanga não só será miljocas titularíssimo do Dinamo como já começarão a mexer os pauzinhos, resgatando as origens romenas do sangue crioulo do africano e buscando a naturalização romena do jucator. Anotem, e me cobrem depois!
Trimiteți un comentariu