miercuri, octombrie 25, 2006

Uma semana conturbada

Foi uma semana deveras conturbada para a redação do Bola Romena. Não bastasse a enorme quantidade de compromissos alhures sugando o tempo das mentes pensantes por aqui, o Steaua Bucuresti ainda inventa de cair de quatro diante do Real Madrid, situação acachapante e posição inaceitável para uma ‘echipa’ que defende o valeroso futebol romeno. Resta-nos, agora, tentar colocar a cabeça no lugar, recuperar o foco e tentar dar algum sentido aos eventos da semana que passou.

Evidentemente, o triste jogo de terça no Ghencea não pode de modo algum ser ignorado. Não me deterei tão profundamente nesse triste evento, posto que já foi brilhantemente dissecado por nosso mui competente Allgayer em artigo logo abaixo. Pessoalmente, acho que o primeiro fato triste do dia foi anterior ao jogo: o anúncio da venda do portentoso ‘miljocas’ Mirel Radoi, herói bucarestino e ídolo inconteste do Steaua – e o que é pior, para o mesmo Real Madrid que seria adversário horas depois. O efeito psicológico dessa revelação chocante foi evidente e imediato – não só sobre os jogadores como sobre a própria torcida, de tal modo chocada com esse golpe duríssimo que não entoou os cânticos de morte e terror com a empolgação habitual. O estádio pode ter parecido vibrante para os destreinados olhos ocidentais, mas um conhecedor do ‘fotbal româniei’ sabe que o Ghencea da noite de terça mais parecia uma pira funerária do que o caldeirão que é costumeiramente.

No jogo, foi o que se viu: um Real Madrid superior, aproveitando a falta de vibração dos romenos e jogando absolutamente ao natural. Carlos Fernandes teve atuação lamentável, incapaz de transmitir qualquer segurança para a defesa, e merece ficar no banco até que o Steaua se desfaça dele, de preferência antes do fim do ano. Os ‘fundas’, embora sempre atuando com a truculência necessária, foram envolvidos o tempo inteiro, e nem mesmo uma atuação dedicada do pelotão de frente (em especial do sempre aguerrido ‘atacant’ Dica) foi suficiente para evitar o vexame. Agora, só um milagre de guerra comparável às atrocidades de Vlad Tepes pode reviver os ‘militarii’ no campeonato europeu – e a pedreira da vez é lá em Madrid, em pleno Santiago Bernabeu. Sem a especulada volta de Mirel Radoi, que ao invés disso pode estar assinando o contrato com seu novo clube espanhol. Nada animador o cenário, como se vê.

E é claro que esse momento terrív daria frutos nada saborosos para a torcida bucurestina. Na rodada do fim de semana do romenão, o rubro-azul perdeu por 2 a 1 para o Otelul Galati, adversário direto nas peleias pela vice-liderança, e ainda viu o Dinamo passar o ferro em mais um, desta vez no pobre Gloria Bistrita. Guiados por uma atuação destacadíssima do ‘fundas’ Marius Baciu (até bucha o homem fez, pelo amor de Deus) e com a participação digna de registro de Ramses Gado (com um nome desses, é impossível não merecer destaque), os alvi-rubros passaram os alquebrados bucurestinos no fio da espada, e o futuro do Steaua é incerto na competição depois dessas dolorosas e quase simultâneas traulitadas – ainda mais com a lesão de Nicolae Dica, que o transforma em dúvida para os cotejos que virão a seguir.


Já o bicho papão do campeonatul romanesc segue fazendo vítimas. Para desconsolo do ilustre Fonseca, folclórico torcedor dos ‘vampiros azuis’, o Gloria Bistrita perdeu em casa para o Dinamo Bucuresti por 1 a 0, gol do movediço Claudiu Niculescu (ao centro na foto acima) aos 76 minutos de bola rolando. Ao que consta, foi uma partida feia, com poucos lances viris e uma única jogada de maior beleza: logo depois de seu time tomar o gol, o ‘miljocas’ Joszef Peres resolve tirar as caras com o juiz e parte para o carrinho desleal sobre o árbitro, para delírio da torcida e em uma ação justamente recompensada com um portentoso ‘cartona rossi’.

O destaque pessoal da rodada, na opinião do cronista, vai para Mariko Daouda (foto), ‘fundas’ do FC Arges. O atleta, nascido na Costa do Marfim, recebeu o ‘cartona galbene’ aos 42 minutos, por uma falta desleal de encher de orgulho qualquer morador do leste europeu. Decepcionado por não ter sido expulso, no entanto, o atleta voltou do intervalo babando de raiva, e em míseros 4 minutos cometeu atos violentos em quantidade suficiente para justificar um novo ‘galbene’ e, por conseqüência, um ‘rossi’ consagrador. A derrota para o CFR Cluj afundou o clube de Arges na lanterna, com míseros 3 pontos ganhos, mas pelo menos a torcida teve o prazer de alguns lances do mais puro traquejo romanesco.

No romenão, a liderança cada vez mais isolada é do Dinamo, com impressionantes 36 ‘puncti’ e 100% de aproveitamento. Steaua Bucuresti e Otelul Galati estão empatados com 24, e o CFR Cluj está no encalço, com 23 pontos. Na próxima rodada, o Dinamo enfrenta em casa o inconstante Politehnica Iasi, que por enquanto está na sexta posição da tabela com 20 ‘puncti’. É seguro afirmarmos que os ‘lobos vermelhos’ são favoritos no confronto contra os selvagens de azul e branco. O Otelul Galati viaja a Arges para enfrentar o frágil lanterna do campeonato, enquanto o Steaua tenta recuperar sua honra derramando o sangue do ‘leão azul’ (Unirea Urziceni) no regresso dos ‘militarii’ à arena do Ghencea. Um confronto interessante a ser cobrido é Universitatea Cravoia vs. Pandurii Tg Jiu – dois clubes que estão bastante mal na tabela, mas que não economizam na virilidade (juntos, somam 42 ‘cartonase’, entre ‘galbene’ e ‘rossi’), o que deve garantir um empate sem gols mas repleto de violentas emoções. Podem ter certeza que o Bola Romena, agora recuperado do baque, estará lá, cobrindo tudo para vocês.

Niciun comentariu: