luni, octombrie 30, 2006

Liga 1: 13ª rodada, surpresas e confirmações

A décima terceira rodada do campeonatul romanesc foi sem dúvida pródiga em emoções e em eventos interessantes. Para começo de conversa, o Dinamo Bucuresti segue sendo o estraga-prazer do campeonato: meteu 5 a 0 no pobre Politehnica Iasi e mantém os 100% de aproveitamento na Liga 1. Foi uma atuação luxuosa, com o primeiro gol saindo aos míseros 7 mins de jogo, e um show de bola do volante Andrei Margaritescu, que até bucha fez. Outro que marcou foi o ‘atacant’ Ionel Ganea, artilheiro do campeonatul com 10 ‘golgheteri’, dividindo a posição com Nicolae Dica, do Steaua. Para o Poli Iasi, resta o consolo de ter dado uma goleada nos ‘cartonase galbene’: 4 a 0, com destaque para o ‘fundas’ Adrian Toma, que fez jus ao sobrenome e garantiu o seu ‘cartona’ aos 83 mins, através de uma tesourada de encher os olhos de qualquer torcedor romeno.


O Steaua, depois de tropeços desagradáveis na semana passada (ainda estamos tentando esquecer o jogo contra o Real Madrid, mas é complicado), reagiu consideravelmente bem nos dois últimos jogos: além de meter 3 a 0 contra o Forex na Cupa României, derrotou pelo mesmo placar também o Unirea Urziceni, em jogo válido pela Divizia A. Depois de um primeiro tempo tenso, empatado em zero a zero, os comandados de Cosmin Olariou voltaram com gana de matar e consolidaram o significativo placar de 3 a 0 (na foto acima, o primeiro gol, assinalado por Valentin Badea). Destaque para a atuação segura do ‘portar’ Cornel Cernea, que fechou a meta e fez Carlos Fernandes parecer ainda mais culpado da derrota para o Real Madrid do que já é. Afastado do ‘ros-Albaştrii’, o português já está fazendo as malas e dificilmente continua no Steaua até o final do ano que seja.

A surpresa da rodada, sem a menor dúvida, é o FC Arges. Lanterninha orgulhoso do campeonato, o clube simplesmente melou a vida do Otelul Galati, que bem ou mal é postulante ao título, e enfiou consideráveis 3 a 1 sobre o clube rubro-negro. Comandados pelo ‘miljocas’ Andrei Prepelita (foto, que além de distribuir canelaços e cotoveladas abriu o placar aos 37 mins), o Arges surpreendeu até a minúscula torcida presente, conquistando uma vitória que, à princípio, não faz diferença (continuam lanternas do campeonatul, agora com 6 ‘puncti’), mas que diminui para 2 pontos a diferença para o Jiul Petrosani. O alvinegro perdeu para o Poli Timisoara por 1 a 0, gol feiíssimo mas efetivo de Gigel Bucur aos 86 minutos.

Uma pedra que o Bola Romena vem cantando há tempos é a importância incrível de Viorel Frunza (foto) para o FC Vaslui. Depois de maus resultados nas últimas partidas, o Vaslui venceu o Ceahlaul Piatra Neamt por 3 a 1, com dois belos ‘goluri’ do ‘miljocas’ moldovar. Agora, o clube está em 15º lugar, com 12 ‘puncti’, e começa a vislumbrar a luz no fim do túnel e a saída do grupo de relegamento.

E o confronto entre Universitatea Craiova e Pandurii Tg Jiu, que profetizávamos como um evento trepidante pelo potencial bélico envolvido, acabou correspondendo às expectativas – embora não exatamente pelos motivos apontados. A ‘egalitate’ em 2 a 2 das duas ‘echipa’ foi movimentadíssima, e o placar abriu a favor do time de Craiova aos 6 mins, com gol espírita do australiano Michael Baird. Aos 8, o ‘miljocas’ bósnio Vojislav Vranjkovic ganhou o ‘cartona galbene’ e, energizado pela punição, empatou o jogo para o Pandurii aos 17 mins. No final do jogo, adrenalina pura: aos 89, Bornescu marca de pênalti para o Craiova, e já nos descontos o heróico Vranjkovic reestabeleceu a igualdade, em um jogo absolutamente emocionante. Nos ‘cartonase galbene’ também houve fartura, em um total de nove punições – destaque, no Craiova, para o próprio Bornescu, que tirou a camiseta para comemorar o gol, e no Pandurii para Alin Rus, que conseguiu ser punido aos 92 minutos, quando o juiz já estava com o apito na boca e a iluminação do Stadionul Ion Oblemenco estava prestes a ser apagada. Jogaço, sem dúvida.


Agora, o Dinamo Bucuresti é mais líder do que nunca, com impressionantes 39 ‘puncti’ em 13 jogos, 100% de aproveitamento e saldo de 23. Na verdade, o campeonatul romanesc vai aos poucos perdendo a graça, pois cada vez mais a vantagem dos ‘cães vermelhos’ se torna inexpugnável. Com os tropeços do Otelul Galati e do CFR Cluj (que perdeu para o Rapid por 3 a 1 e deu novo alento aos bucurestinos), o Steaua fica isolado na vice-liderança com 27 ‘puncti, e a briga das posições intermediárias fica bastante embolada, com apenas 4 pontos de diferença entre o terceiro (Otelul, com 24) e o oitavo colocado (Gloria Bistrita, com 19). Na rodada do próximo fim de semana, é o CFR Cluj que terá a chance de tirar o selinho do Dinamo, em casa – e precisa ganhar se não quer perder terreno na briga pelas primeiras posições. Otelul Galati x Rapid Bucuresti é outro jogaço entre adversários diretos, e o Steaua joga fora contra o Ceahlalu Piatra Neamt enquanto torce por um tropeço do líder. Confronto direto também no andar de baixo, com FC National enfrentando Fiorel Frunza e o reanimado FC Vaslui, e o FC Arges tenta manter o ânimo enfrentando fora de casa o cambaleante Unirea Urziceni. Rodada elétrica, como se vê – e o Bola Romena, claro, lá estará, fazendo a melhor cobertura em português do campeonatul romanesc.

Niciun comentariu: