joi, octombrie 05, 2006

PETROLUL PLOIESTI: vida longa à raposa amarela!


Depois de fazermos um panorama da Liga I e relatarmos a atual situação do romenão, nada mais justo que voltemos nossos olhos para a Divizia B, evento via de regra ignorado de modo cruel pela mídia esportiva internacional, que dirá então pelos pelegos que constituem a imprensa esportiva da província. Nem deveria nos surpreender, na verdade: para quem não transmite os jogos do Steaua na Liga dos Campeões e comete o descalabro de ignorar completamente a campanha magnífica do Dinamo Bucuresti, a omissão sobre a divisão de acesso é no mínimo esperada. Mas, se eles tiram o pé na hora da dividida, o Bola Romena vai firme na canela – e podem ter certeza que periodicamente traremos atrações da Divizia B aqui nesse portal. Comecemos, pois, com um breve resgate da situação do Petrolul Ploiesti, uma história de superação que se desenvolve aos poucos e que merece a nossa atenção.



Um dos maiores clubes da Romênia no período pré-Segunda Guerra Mundial, o clube nasceu em Bucuresti em 1924, usando o nome Juventus Bucuresti. Nascido da junção do Triunf e do Romcovit, o jovem clube conquistaria em 1930s eu primeiro título nacional, ainda sobre o nome Juventus. Esse título, no entanto, sempre esteve em controvérsia, e muitos hoje não reconhecem esse campeonato. Mudou-se para a cidade de Ploiesti em 1952, fundiu-se ao Partinazul e assumiu o nome de Flacara Ploiesti. Somente em 1957 o clube assumiria o Petrolul Ploiesti, e essa mudança de nome deu sorte à agremiação, com a conquista imediata de dois campeonatos romenos seguidos (1957-1958 e 1958-1959), além de um novo título em 1965-1966 e participações sempre destacadas na Divizia A.

Com o tempo, infelizmente, veio a decadência, e a ‘raposa amarela’ já há tempos encontra-se afundada em confusões e reviravoltas. Em 2003, a fusão com o Astra Ploiesti criou muita confusão, e gerou uma situação inaceitável, com dois Petrolul existindo simultaneamente. Na verdade, acusa-se o Astra de ter simplesmente adquirido os direitos de uso do nome Petrolul, o que criou um grande problema legal, posto que ambos os clubes (o original e o ‘novo’) disputavam a segunda divisão romena, e evidentemente não pode haver dois clubes idênticos disputando a mesma competição. Assim, o Petrolul ‘real’ foi forçado a cair voluntariamente para a quarta divisão, de modo que seu negócio com o Astra não fosse anulado, e dois Petrolul existiram simultaneamente por um tempo considerável. Em 2005, a Rompetrol (empresa de combustíveis proprietária do nome Petrolul e do patrimônio do clube) resolveu pôr ordem na casa, e o ‘impostor’ voltou a usar o nome Astra Ploiesti. Na atual temporada, tudo finalmente entrou nos eixos, e temos enfim um único Petrolul Ploiesti, para a alegria de sua fiel e um tanto confusa torcida, que devia sofrer o diabo com toda essa situação.

Atualmente, o Petrolul está na terceira posição da Liga II, com 16 ‘puncti’ em 9 jogos, perdendo para o Delta Tulcea no saldo de gols. O Forex lidera a competição com 21 pontos. Como são quatro clubes que ascendem à Divizia A na temporada 2007-2008, são muito boas as chances de finalmente o combalido Petrolul voltar ao convívio dos grandes, disputando com galhardia a Liga I. Mesmo temporariamente sediado em Mogosoaia, devido a reformas no Ilie Oana, a torcida está empolgada, e o Bola Romena fica na sincera torcida pela volta por cima da ‘raposa amarela’, para alegria de todos os apreciadores do futebol romeno.

4 comentarii:

Anonim spunea...

Espero que entre os "pelegos que constituem a imprensa esportiva da província" NÃO esteja o Carta na Manga.

Anonim spunea...

Ah, mais uma coisa. Parabéns Natusch! O trabalho de pesquisa está realmente impressionante.

Natusch spunea...

Da expressão "pelegos que constituem a imprensa esportiva da província", são poucos que se salvam - e o CARTA NA MANGA sin duda está entre eles. Grato pelos elogios, caro professor.

Anonim spunea...

Sim, eu sabia, foi só pra valorizar um pouco o meu passe.