vineri, octombrie 06, 2006

POLI IAŞI 1 x 1 STEAUA

Jogo válido pela décima rodada, se deu duminică, octombrie 01, mas o narramos agora devido ao desaquecimento do campeonatul romanesc, uma vez que neste domingo a gloriosa seleção tricolor entrará em campo. Além disso, foi um jogo romeno prototípico: um egaluri cheio de cartonase galbene e rosii, 4 jucatores expulsos e nenhuma economia de sangue.

O Steaua Bucuresti, segundo do ranking e precisando ganhar pra não deixar o arquirival Dínamo disparar, foi até Iaşi, na fronteira com a Moldávia, enfrentar a Politehnica local, que oscila ali pelo centro da tabela. Entretanto, a estrela bucurestina encontrou o estádio Emil Alexandrescu lotado com 12 mil fanáticos torcedores, apoiando um time que, mesmo jogando em casa, ficou fechadinho e marcou forte. O primeiro tempo ficou embolotado alí pelo meio campo, e o juiz não economizou cartonase galbene: três para a Poli (Toma, Onut e Sfarlea) e um pra Ovidou Petre, do Steaua. Todas as faltas foram criminosas, do jeito que deus fez o fotbal da România.

No segundo tempo, não satisfeitos, os dois times entraram ainda mais agressivos. Dorin Goian, da echipa visitante, faz falta violenta aos 8 minutos, entrando com ambos os pés no croata Martin Saric, que fica atirado no gramado. Punido apenas com o galbene, Goian vê crescer seu xenofobismo, e apenas 5 minutos mais tarde dá um carrinho por trás no checo Martin Cernoch. Mesmo com a derrota da Miss Romênia para a Miss Checa no Miss Mundo, não tem jeito, Goian leva o cartonasi rossi. Com os ânimos ainda mais exaltados, e a falta de pulso do juiz, o caldo engrossa. Como diria Aldir Blanc, o corpo estendido no chão, de frente pro crime, não deixa dúvidas. Radu Ciobanu derruba Nicolae Dica dentro da pequena área e é expulso, aos 25. O próprio Dica cobra, sem chances para o portar Cristian Branet, e faz Steaua um a zero.



Sem a vantagem numérica e perdendo, os alb-albaştrii partem pra cima dos rós-albaştrii com vigor. Cinco minutos depois do golo, o capitão da Poli, Bogdan Onut, se desentende com Gigel Coman, e o que se segue são cenas típicas do pugilato, para a alegria da torcida que adora ver o sangue jorrar, lembrando as batalhas contra os turcos otomanos. Em conseqüência, o jogo é interrompido e ambos são mandados pro chuveiro limpar as feridas. Com 9 cada, o jogo segue, e, aos 48 do segundo tempo, o mijlocas australiano Srecko Mitrovic surpreende a defesa bucurestina e empata. Na comemoração, tira a camisa, pula pras gerais e, na volta ao campo, leva o último galbene do jogo.



Balanço: Tanto a Poli quando o Steaua mantêm suas posições, mas deixam o Dínamo abrir uma distância de nove puncte pro segundo lugar. Onut e Coman foram julgados pelo comitê disciplinar da Liga 1, novidade importada do ocidente e lamentada pelos torcedores em geral, e pegaram 2 e 3 jogos de suspensão, respectivamente. Além disso, 3 jucatores do Steaua se machucaram: Mihai Nesu está com o joelho esquerdo lesionado; Valentin Badea, o direito; e Stelian Stancu deslocou o ombro direito, todos em belas jogadas desleais da Poli. A comissão técnica torce pra que se recuperem até o confronto com o Cluj, dia 13, inimigo direto na luta pela consolidação do segundo lugar.

Un comentariu:

Natusch spunea...

Post antológico não só pela perspicaz e aguda análise, mas pelo acréscimo extraordinário dos gols da partida, retirados diretamente da TV romena. Saudações, caro Allgayer, pela brilhante sacada - e pelo aniversário, que se deu durante o dia de ontem. Um brinde!