duminică, august 31, 2008
LIGA I 2008-2009: onde a trava da chuteira é a lei!
vineri, august 29, 2008
STEAUA 1 X 0 GALATASARAY: a Romênia está chegando!
A bem da verdade, o jogo não começou nada convidativo para o Steaua: disposto a obter a vitória, o Galatasaray iniciou o cotejo com o controle total das ações, pressionando e empilhando situações claras de gol. Tanto que, logo aos quatro minutos de meci, Kewell deu um chute acrobático de dentro da área, que venceu o portar Zapata e só não resultou em gol turco porque o travessão, corajosamente, se jogou na frente da bola, impedindo assim a abertura do placar. O Steaua até tentava algumas articulações ofensivas, a maioria por meio de infiltrações do movediço Daryo Moreno, mas era o Galatasaray quem tinha maior posse da bola e criava as situações de ataque mais consistentes. Porém, aos poucos os jucatori da echipa romanesc começaram a retomar as redéas do jogo, muito devido ao animador apoio de seus suporteri - que, com seus cânticos inflamados, prometiam um suplício banhado em sangue aos atletas caso fracassassem na luta pela classificação. Foi assim que o Steaua foi se impondo, conseguindo algumas boas chances na primeira etapa - a melhor delas em um chute de Bernhardt, que passou bem perto da meta de Aykut Erçetin.
Na segunda etapa, a pressão ganhou ainda mais em intensidade, com o Ghencea lotado se transformando em um verdadeiro caldeirão. As chances de gol se empilhavam - aos oito minutos, Bernhardt mandou um testaço na trave, e Daryo Moreno continuava incomodando com seus avanços em altíssima velocidade. Mas foi aos doze minutos que a rede finalmente balançou: em lançamento excepcional de Toja, Nicolita viu-se livre, e chutou com força e precisão, matando o portar turco e garantindo o 1 a 0 para a echipa local. Prêmio merecido a um time que soube superar a perturbação inicial e que dominava em todos os setores, com grande equilíbrio defensivo (destacando-se a atuação monstruosa de Radoi, que nem parece que arrebentou a cara na Euro há pouco mais de dois meses) e boas soluções de ataque. O Galatasaray até tentou uma reação, mas parou no ferrolho defensivo dos romenos, e o placar acabou ficando em 1 a 0 mesmo, para festa da torcida e alívio dos jucatori, que escaparam de deixar algumas viúvas pelo caminho...
Com isso, garantimos a presença de duas equipes romenas na fase de grupos da Liga. O CFR Cluj, classificado com o título do Romenão 2007-2008, caiu no Grupo A - e terá pela frente nada menos que o Chelsea, time treinado pelo brazilianul Luis Felipe Scolari e um dos favoritos da imprensa ocidental para a conquista do caneco. Além dessa pedreira, os atuais campeões romenos encararão o Bordeaux e o Roma - ou seja, um grupo indigesto, no qual o time de Cluj pode sinceramente se dar por feliz se levar uma vaga para a Cupa Uefa. Não que a classificação seja inconcebível, mas sem dúvida só será alcançável com doses cavalares de arrojo e heroísmo - ainda mais se considerarmos que a echipa está inferiorizada com relação ao time campeão do meio do ano, e vem fazendo campanha não mais que modesta nessa temporada da Liga I. Já o recém-classificado Steaua pegou um grupo um pouquinho menos assustador - compondo no Grupo F, encara Fiorentina, Bayern e Lyon, times que de qualquer modo estão quase sempre na ponta de cima do futebol europeu. Analisando com frieza, a classificação é difícil - mas os ros-albastrii estão em situação bem melhor do que a da temporada anterior, e dificilmente repetirão a coleção de derrotas fiasquentas que marcou a campanha na Liga 2007-2008. O antrenor Marius Lacatus tem se mostrado com o controle do grupo - basta recordarmos a reação do time depois que o 'Fiara' assumiu como técnico, saindo do meio do bolo da Liga I direto para a disputa do título palmo a palmo com o CFR, título esse só perdido na última rodada. O plantel também está se reforçando, de modo que com muita dedicação e uma boa dose de truculência dá sim para garantir o fotbal al romaniei nas oitavas da Liga Campionilor. O CFR Cluj estréia dia 16/set em Roma contra o time local, enquanto o Steaua encara o Bayern em casa no dia seguinte. Torceremos e acompanharemos de perto, como de hábito.
EM TEMPO: outro time romanesc fez bonito durante a semana. O FC Vaslui, que vai bem na Liga I e não é de hoje que é reverenciado aqui no Bola Romena pela pujança de seu fotbal, despachou nessa última quinta-feira o pobre SK Liepājas Metalurgs da Letônia por 3 a 1, em partida válida pelas preliminares da Cupa Uefa. Antes de dez minutos de jogo, os galben-verzii já tinham duas buchas ao seu favor - assinaladas por Burduian (5') e Canu (7') - e com meia hora de meci já davam o tiro de misericórdia, por intermédio do miljocas Ousmane Ndoye. Considerando que o jogo na Letônia já havia sido 2 a 0 pró-Romania, era natural um certo relaxamento - que inclusive permitiu um golzinho de honra para os visitantes, marcado por Ferreira de Oli no decorrer da segunda etapa. De qualquer modo, está garantida a participação do Vaslui na fase quente da Cupa Uefa, ao lado de Dinamo e Unirea Urziceni. Hai Romania!
luni, august 25, 2008
Terminam os jogos!
miercuri, august 20, 2008
Uma nação em fúria
Handbal
Nossa selecionata de futbol categoria "mãos pelos pés" vinha massacrando as adversárias, e seria a vez da Ungaria, se esta não entrasse visivelmente drogada em quadra. Sob a complacência dos organizadores, as anabolizadas úngaras subiram de produção e deram trabalho. Ainda assim, nossas meninas venciam o jogo. Nos últimos instantes, porém, cinco gols irregulares foram marcados pró-Ungaria, e o jogo terminou 34 a 30. A olimpíada não acaba aqui para nossas elegantes atletas, que mantiveram o espírito olímpico e não partiram pro quebra-pau. Mais dois jogos serão disputados pela seleção, para a definição do 5° ao 8° lugar, o que, convenhamos, não tem a menor graça.
Ping Pong
No esporte dominado pelas chinesas de todo o mundo, a dupla Daniela Dodean e Elizabeta Samara deu trabalho. Separadas, entretanto, foram mais irregulares. Dodean perdeu logo no primeiro jogo para a chinesa da Coréia do Norte Jong Kim. Já Samara ganhou da chinesa do Congo Fen Yang. No segundo jogo, sumiram as raquetes de Samara, que, desequilibrada, acabou derrotada pela sino-bielorussa Viktoria Pavlovich. As artimanhas da organização não foram problema para um atleta 100% romeno: Adrian Crişan (esq.), na disputa masculina, arrasou o sino-dominicano Ju Lin, e agora deve enfrentar o chinês naturalizado alemão Dimitrij Ovtcharov.
Box
Georgian Popescu, herói nacional e grande colecionador de ossos fraturados, decepcionou e perdeu para o flatulento cubano Ugás. Ainda que o arbitro tenha usado uma camiseta de Che Guevara durante toda a luta, e tenha fumado um charuto com o lutador após o confronto, Popescu assumiu a culpa dando cabeçadas numa parede de mármore.
Caiac-canoe
Depois dessa série de reveses, a atenção dos cidadãos romenos se volta para os caiaques. Na modalidade C-2 1000m, a dupla Constantin Popa e Niculae Flocea fez o segundo melhor tempo, e partirá para a final disputando remo a remo com os favoritos alemães. Já Florin Mironcic (abaixo) tem chances de medalha em duas categorias, nas quais já está classificado: C-1 1000m e C-1 500m.
luni, august 18, 2008
Mais meninas medalhadas
Gimnastică
Insatisfeita com o bronz por equipe, no solo Sandra Raluca Izbaşa (que a mídia tibiqüera insiste em grafar sem a cedilha no esse) arrasou as oponentes ao som da típica “Romeninho”. Foi a última a se apresentar, e, pelo que vimos, ela ainda cumpre as ordens de Nicolae Ceauşescu, que em 1967 revogou, por decreto, boa parte das leis da física, como modo de incentivar a ginástica nacional. Americanas, russas, chinesas e Daiane dos Santos se mordiam de raiva e remorso enquanto a bucurestina e atleta do Steaua Sandra gargalhava com seu ouro no topo do pódio.
Aur também para Constantina Diṭă-Tomescu, natural de Turburea, no condado de Gorj. Na versão feminina da mais emblemática prova olímpica, Constantina assumiu a ponta quando a favorita Paula Radcliffe parou pra fazer xixi numa viela da cidade proibida, e não largou o osso. Com velocidade constante, terminou a prova em menos de duas horas e meia, e calou o Ninho do Pássaro, que torcia em peso pela natural Chunxiu Zhou. Frustados, tiveram que ouvir mais uma vez “Deşteaptă-te, române!”, nosso belo hino que proclama: agora ou nunca demos as provas para o mundo, que em nossas veias corre o sangue do romano. Destaque para as também romenas Lidia Simon e Luminita Talpos, oitava e décima - oitava colocadas, respectivamente.
Canotaj
E desta vez as gurias decepcionaram. Claro, um bronz sempre é bem-vindo, mas a România não só fez o melhor tempo das eliminatórias na modalidade 8+1 do remo (ou “oito com”, como os brasileiros preferem chamar), como tinham sido ouro em Athenas e Sydney. Talvez as meninas, como eu, estejam lendo demais o Bronze Brasil. Então, fica aqui nosso parabéns a Burcică, Susanu, Şerban, Barabas, Musat, Papuc, Andrunache, Ignat e Georgescu.
Handbal
Tão bela campanha faziam as meninas romenas no futbol com as mãos, manchada agora com este tropeço. O jogo que definia o líder do Gruppo A foi emocionante, disputado ponto a ponto, esbarrão a esbarrão, cotovelaço a cotovelaço, mas não deu. Norvegia 24, România 23. Foi por um golzito! Segundo colocado, a România pega agora a Ungaria, o que não deixa de ser uma boa oportunidade de dar uma surra nestas nossas vizinhas do oeste. Já a equipe de Xana tupinicou, e, como imaginávamos, não se classificou. Nesta última rodada, vale ressaltar o jogo Angola e Kazahstan. Ambos já desclassificados, fizeram um jogo amigo e empataram em 24 gols pra cada, pra não ficar feio pra ninguém, numa atitude claramente anti-romena (talvez por isso ficaram de fora).
E o correspondente Bola Romena fica por aqui, cada vez mais confiante no desempenho da maior nação do mundo e na caridade do povo chinês.
sâmbătă, august 16, 2008
Canotoarea câştigarea titlului olimpic
Georgeta Andrunache e Viorica Susanu
Mas a participação das nossas meninas douradas não pára por aí. As duas, e mais sete belas romenas, são as favoritas ainda na classe "8+1", onde também já foram ouro em Sydney e Athenas. A final será nessa madrugada, e, nas clássificatórias, essas gurias endiabradas já fizeram, brincando, o melhor tempo: 6min05s77. Favoritaças, portanto. A Romênia já tem dois auri, uma argint e dois bronzi, é 14ª no quadro geral, bem à frente de Brazilia.
Lupte
Na luta, entretanto, a nação romena não faz tão bonito. Ana Paval perdeu o bronz para a colombiana Jackeline Renteria, na categoria livre até 55 quilos. Na luta Greco-Romana, nossos três atletas decepcionaram. Virgil Munteanu (até 55 kg) e Ion Panait (até 66) caíram na primeira fase. Eusebiu Diaconu (até 60) se esforçou um pouco mais, caiu na segunda fase, apenas para levar mais uma sova na repescagem. Como se vê, esses moços são mais grecos do que romanos. Resta torcer na categoria livre masculino, onde temos representantes de 55, 74 e 120 quilos.
Outros derrotados
Nossos tenistas Victor Hănescu e Sorana Cîrstea caíram logo na primeira fase, para o italiano Bolelli e a israelense Peer, respectivamente. No levantamento de peso, Antoniu Buci beliscou o bronz: perdeu para o indonésio Triyatno por apenas 3 quilos. A mignon Roxana Cocoş (58 kg) usou de toda sua feminilidade para levantar 115 kg, mas ficou apenas em oitava. Mas o grande tiro pela culatra até aqui vai para a Associação Romena de Atiradores de Aluguel, que mandou quatro "atletas" para Beijing, mas só chegou perto de medalha com Alin George Moldoveanu, que perdeu o bronz para o finlandês Henri Häkkinen por quatro centésimos, na modalidade rifle de ar, 10m. Ao fim da prova, Moldoveanu justificou dizendo que está "mais acostumado a atirar no meio dos olhos do alvo", e que a transição para um alvo não-animado não foi fácil.
Correspondente Bola Romena vai se despedindo por aqui, antes que o dono do laptop se dê por roubado e que o abrigo de indigentes feche.
Hai, România!
vineri, august 15, 2008
Seguem os jogos!
Handbal
Nossas meninas se pouparam no penúltimo jogo da fase de grupos e ganharam de Angola por apenas 28 a 23, o placar menos dilatado até agora, e com menor número de gols marcados e de agressões infligidas. No último jogo, a România pega a Norvegia, jogo que decidirá a líder do grupo, já que ambas já estão classificadas, empatadas com oito pontos cada, sendo que as nórdicas ganham nos critérios de desempate. Nitroglicerina pura! (modo de dizer, uma vez que as autoridades chinesas não permitiram o ingresso de torcedores romenos nos estádios com tal substância, até agora) Nas oitavas de final, será grande a possibilidade de a Romênia enfrentar Brazilia, se as canarinhas se classificarem, e então torceremos por uma transmissão na TV tupiniquim, que vem sistematicamente ocultando os sucessos romenos.
Box
Ionuţ Gheorghe decepcionou na categoria meio-médio ligeiro. Depois de esmagar o porto-riquenho Ortiz, acabou bobeando e perdeu para o iraniano Morteza Sepahvandi, e, como punição, será surrado pelos colegas de ginásio na volta à Bucuresti. No peso leve, muito pelo contrário, Georgian Popescu (dir, in stanca) segue maravilhando sua amada nação com sua sede de sangue. Demoliu o americano (suspeitamente chamado) Sadam Ali por 20:5 e trucidou o mexicano Francisco Vargas por 14:4. O próximo a experimentar os punhos de Popescu será o cubano Yordenis Ugas, que já encomendou uma nova dentadura.
Outros Esportes
No Ping Pong, depois de uma grande arrancada contra as alemãs, as meninas romenas perderam para as terríveis Hong Konguianas, 3 a 0. Fechando a fase de grupo, a equipe romena conquistou direito a participar da repescagem, ganhando da equipe austríaca, apenas para cair frente às americanas. Na modalidade, resta agora torcer pelas competições individuais de Daniela Dodean e Elizabeta Sâmara, no feminino, e Adrian Criṣan, no masculino.
Fechando as competições de Judô, nossa última esperança, o sub-cem quilos Daniel Brata, caiu na segunda fase da repescagem para o georgiano Levan Zhorzholiani, que estava visivelmente alterado por um patriotismo exarcebado, que facilitou sua vitória e por pouco não o levou ao bronz. Uma dica às autoridades romenas: durante as próximas olimpíadas, arranjemos nós também uma guerra, pode ser com os húngaros fedorentos ou os búlgaros babacas. Certamente teremos um desempenho melhor no quadro de medalhas.
Por fim, no arremesso de disco, Nicoleta Grasu ficou em segunda nas eliminatórias femininas, e nas eliminatórias dos 3000m com barreiras Cristina Casandra previu sua própria classificação e agora promete medalie. No arco e flecha, Alexandru Bodnar não passou da segunda fase, e prometeu largar o esporte, mas não as armas: voltará a atuar como caçador de vampiros na Transilvânia.
miercuri, august 13, 2008
Mais 3 medalhas romenas
Provando que o povo romeno causa estragos com qualquer arma à disposição, nas últimas 48h a jóia da Cortina de Ferro levou duas medalhas na esgrima. Ana Maria Brânză (esq.), espadachim de 23 anos, que treina no Steaua Bucureşti, inspirou-se na valentia do time de futebol e distribui touchés em húngaras, russas e japonesas, até chegar na final e confrontar a alemã Britta Heidemann, que, favorecida por uma arbitragem comprometida, ganhou por 15 a 11. Ana Maria ficou com a medalie argint na modalidade espada individual, e com mais dois nomes na sua lista negra.
Na modalidade florete masculino, uma verdadeira saga de sangue e vingança. Rares Dumitrescu foi vencido nas oitavas de final pelo francês Julien Pillet, numa luta altamente discutível, 15 a 13. Mihai Covaliu (foto à dir.), o outro espadachim romeno na competição, ouro em Sydney, jurou vingar o companheiro de equipe, e distribuiu golpes ferozes em todos os adversários. Chegando nas semifinais, Covaliu encontrou outro francês, Nicolas Lopez, enquanto Pillet enfrentava o chinês Zhong Man. Covaliu, ao ver que Pillet perdia para Man, renunciou ao ouro e entregou o jogo para Lopez, 15 a 13. Na decisão do Bronz, a nação romena viu Dumitrescu ser vingado, 15 a 11 para Covaliu, que não apenas venceu, mas humilhou o adversário. Na grande final, o chinês venceu Lopez por 15 a 9. Entretanto, na Romênia, uma vingança vale mais que uma vitória, e este bronz valeu aur.
Gimnastică
A equipe feminina de ginástica olímpica romena, ouro em Athenas, desta vez, infelizmente, ficou apenas com o bronz. Poderiamos dar várias esplicações (corretas) para este resultado pífio, como, por exemplo, a arbitragem pró-anfitriões que deu o ouro à China. Entretanto, o fato principal, aos olhos do Bola Romena, é que esta geração de atletas infanto juvenis não são, ao contrário da anterior, tão resistentes a pressões psicologicas desestruturadoras, treinos humilhantes e estafantes, e à privação da infância, condições indispensáveis na formação de uma atleta desta modalidade. Pelo menos, mesmo sofrendo este tratamento tipicamente romeno, que moldou atletas como Nadia Comăneci, nenhuma das nossas meninas derramou uma lágrima sequer, ao contrário da fraca Jade Barbosa.
Outros esportes
As meninas do Handbal venceram as francesas por incontestáveis 34 a 26. O próximo jogo é contra o lanterninha e saco de pancadas Angola, que já deve estar tendo pesadelos com nossas sanguinárias garotas. Já a equipe feminina romena de Ping Pong venceu as alemãs por 3 sets a zero, e enfrenta agora a pedreira do grupo, Hong Kong. Aguardemos este confronto que promete sangue.
O correspondente Bola Romena em Beijing se despede por aqui, prometendo novidades a qualquer momento, se a polícia política chinesa não for capaz de rastrear nossos passos, ou se não cairmos nas mãos da máfia local.
luni, august 11, 2008
Prima medalie pentru România
Alina sentiu o gosto do sangue
Saiu a primeira Aur Medalie para a Romania. E nossa heroína é Alina Alexandra Dumitru, uma garbosa jovem de 25 anos, de Ploieşti, muito bem tratada a leite de cabras desde tenra idade. Ela conquistou o aurul olimpic no judô, categoria até 48 kg.
No caminho desta histórica conquista, Alina deixou estirados pelos tatames orientais quatro corpos. A primeira a sentir os graciosos golpes mortais de nossa musa foi uma húngara, Eva Csernoviczki, que agora deve ter aprendido a não se meter a fazer piadinhas com o valoroso povo romeno. Depois foi a vez da sul-coreana Kim Yong-Ram e da japonesa Ryoko Tany (não juntas, ainda que mesmo assim não seriam páreo para Alina). Importante ressaltar que Ryoko é uma bicampeã olímpica e heptacampeã mundial.
Na final, vitória por ippon sobre a cubana Yanet Bermoy, Alina no topo do pódio, bandeira romena hasteada e nosso belo hino arrancando lágrimas furiosas da platéia. Amanhã, Alina será recepcionada por Ploieşti em festa e feriado oficial sem data para acabar. Mais uma alegria proporcionada pelas nossas meninas romenas, que só não tem seus rijos seios mais adornados com medalhas douradas pelo fato de, infelizmente, briga de bar e luta de mulheres no gel não serem reconhecidas como esportes olímpicos. Ainda.
Handbal
Mais um belo desempenho das nossas meninas. A equipe feminina romena de handbal lidera o Gruppo A após duas vitórias. Primeiro, uma surra sobre o Kazahstan: 31 a 19. Depois, impusemos uma derrota humilhante sobre as donas da casa: România 34, China 20. A România, melhor ataque, pega agora a Franţa, melhor defesa, no dia 13. O Bola Romena segue na torcida, esperando muitas unhadas, puxões de cabelo e dedos no olho.
Demais esportes
A România, cada vez mais perseguida pelo ocidente, mandou nesta olimpíada a menor delegação desde a Revolução de 1989. Seriam 104 ao invés dos atuais 102 atletas, se dois dos nossos melhores espécimes não tivessem sido pegos pelo maldito antidopping. De qualquer maneira, temos grandes chances de quebrar recordes e alguns dentes nas nossas especialidades: Judô, boxe, luta greco-romana, esgrima, ginástica, levantamento de peso e tiro, além dos outros esportes que não permitem agressões e intimidações de bastidores.
E o Bola Romena seguirá acompanhando tudo de perto, aqui da bela e brejeira Beijing, a capital da China (conhecida mundialmente por sua milenar cultura, pelo trabalho escravo de suas crianças e por não ter fuzilado seus dirigentes comunistas no final da década de 1980), assistindo ao vivo a todas as competições que conseguirmos pular o muro ou subornar o vigia.
Hai, România!