E o nossas últimas esperanças olímpicas naufragaram. Florin Mironcic, que tinha se classificado para duas finas na categoria C-1 (500 e mil metros), não se focou em nenhuma e ficou em posições intermediárias em ambas (7° e 6°, respectivamente). Na categoria C-2 1000m, a dupla Constantin Popa e Niculae Flocea, uma das favoritas, bateu no píer e ficou em quarto. Com remos femininos, pelo menos, faturamos duas medalhas: aur nas duplas (esq.), bronz no 8+1. E se sobre a água decepcionamos, o que dizer do desempenho subaquático? O povo romeno não costuma ter maiores intimidades com o elemento líquido, e é conhecido por afundar mais rápido que bruxa algemada no Delta do Danúbio. Nos saltos ornamentais, amargamos o 23° no masculino, com Constantin Popovici, e o 24° no feminino, com Ramona Ciobanu. E na natação propriamente dita, como os amigos devem ter notado, o Bola Romena se absteve de comentar.
Rareş Chintoan, nosso último representrante a lutar em Beijing, na categoria quase-sumo (120kg), decepcionou e perdeu de cara para o cubano cartunesco Disney Rodriguez (direita). Uma das especialidades nacionais, o quebra-pau generalizado, trouxe-nos apenas uma medalha, o aur no judô de Alina Dumitru (abaixo). No quebra-pau com instrumentos, duas medalhas: argint para Ana Maria Brânză e bronz para Mihai Covaliu, na esgrima. Aliás, Mihai foi o único medalhista romeno, as demais conquistas foram femininas.
Alina detonando uma cubana qualquer
No Ping-Pong, como esperado, Adrian Crişan foi derrotado pelo teuto-chinês Dimitrij Ovtcharov, mas por pouco: 4 sets a 3. Com a raquete pequena até fizemos bonito, visto que o esporte é dominado por coreanos do mundo todo, enquanto que com a raquete grande o vexame foi grande. No atletismo, a cigana vidente Cristina Casandra não previu bem a estratégia de seus oponentes no 3.000 metros com barreiras, ou então não soube mudar a escrita: seu destino foi a quinta colocação. A dj bucurestina Nicoleta Grasu na final do arremesso de disco não repetiu a bela performance das eliminatórias, queimou dois lançamentos seguidos e ficou em último entre doze, mas prometeu voltar à pick-ups. Felicia Tilea-Moldovan também foi a final apenas para ficar em último, no lançamento de dardo. Aparentemente a culpa foi de um erro de tradução, já que Felicia é uma frequentadora assídua de bares em Timişoara. E na marcha ridícula, Ana Maria Groza ficou em 24ª, e agora voltará a ser estivadora. Limpando a barra romena no atletismo, a balzaquiana Constantina Diṭă-Tomescu (acima) venceu a maratona feminina, graças a uma parada no banheiro da britânica favorita.
Por fim, na ginástica, modalidade onde a Romênia já foi a maior potência mundial, continuamos gerando algumas garotinhas problemáticas, mas muito persistentes e flexíveis: Sandra Izbaşa (dir.) foi aur no solo e, junto com o restantre da equipe feminina, bronz. Pouco em comparação a outros anos, mas hoje está dificíl competir com chinesas, ainda patrocinadas pelo comunismo internacional, e americanas, imersas na competitividade capitalista, não inteiramente absorvida na Romênia. Mas o importante é que, superando todas as adversidades, conquistamos 8 medalhas, 4 auri, 1 argint e 3 bronzi, ficando em 17° no quadro de medalhas - longe do 2° lugar de 1984, quando, corajosamente, a Romênia vermelha foi competir na meca capitalista de Los Angeles - mas ainda superior àquele país-pimpão que adoramos esculachar aqui neste espaço virtual.
Chega a hora então de deixarmos Beijing. Foram 3 semanas respirando o delicioso ar puro chinês, confraternizando e trocando bordoadas com pessoas das mais diferentes crenças e cores, sendo achacado pelas autoridades e desfrutando das mordomias do trabalho escravo infantil. Junto o que não foi roubado da bagagem com o melhor dos produtos piratas chineses, pego o dinheiro conseguido pendurando meu rim numa loja de penhores e monto no iaque que será meu transporte de volta à amada pátria romena, do belo futbol, das brigas de bares, da caça a vira-latas e das formosas garotas faca-na-bota.
4 comentarii:
o marcelo vai e pa puta que pariu da tua mae e ve sa te metas nacona da tua tia que ja precebi abriram la um novo bar e os desportistas romaenos tao afreqventala.
De longe se vê que temos um público leitor realmente inteligente e diferenciado.
Muito obrigado pelos elogios, amigo(a). Desejo, do fundo do coração, o mesmo para a senhora sua mãe e para todo o resto de sua família. Hai Romania!
Aliás... Para usar "cona" deve ser português. Não duvido que seja parente daquele goleiro frangueiro do Steaua, cuja triste memória impede até que citemos o nome por aqui ¬¬
Por vezes ficamos na dúvida, se é pertinente nosso árduo trabalho mantendo o site. Entretanto, a dúvida sempre se dissipa quando recebemos fervorosos elogios, como este do anonim. Aliás, minha tia tem lucrado muito com o bar que ela abriu na cona. Muito obrigado pela visita e volte sempre.
Trimiteți un comentariu