duminică, august 31, 2008

LIGA I 2008-2009: onde a trava da chuteira é a lei!

Sim, já estávamos demorando demais para começarmos a falar do Romenão 2008-2009. Mas antes tarde do que nunca, amigos/as. Ajeitem-se nas cadeiras giratórias, pois vamos resumir a sexta etapa da Liga 1 em todos as suas truculentas emoções, doa a quem doer - e acreditem, vai doer (ou já doeu) em muita gente. Preparem-se, porque lá vai:

Vineri, 29 august 2008

- FC BRASOV 2x0 CS OTOPENI: No confronto de dois dos times egressos da Liga II, os donos da casa acabaram triunfando com relativa facilidade. A pressão da echipa local foi constante desde o início, e o maior mérito do CS Otopeni foi justamente ter conseguido armar um ferrolho eficiente por quase metade do jogo, até que Romeo Surdu abrisse o placar para os 'stegarii' aos 40 mins. A expulsão do fundas Nicolae Musat aos 44 não foi muito interessante para o Otopeni, que se viu forçado a ficar ainda mais retrancado na segunda etapa para evitar um placar mais elástico. Deu relativamente certo, pois só no apagar das luzes Attila Hadnagy deu o golpe final e sacramentou o 2 a 0. O FC Brasov vai sustentando-se na zona intermediária, enquanto o Otopeni parece com saudades da Liga II: só sofreu infrangeri até agora, e mantém-se impávido na lanterna do campionatul.

- FC ARGES 2x0 GAZ METAN MEDIAS: no outro confronto entre recém-subidos da Segundona Romena, outro triunfo da echipa local. Mas a vitória dos Alb-Violeţii nada teve de tranqüila: foi um meci difícil, cruento, repleto de rispidez e lances de plasticidade tipicamente romena. As duas echipa vivem situação periclitante, e queriam igualmente a victori - mas quem finalmente conseguiu abrir o placar foi o time da casa, aos 26 da segunda etapa, através de Nastasie. Desesperadamente, o Gaz Metan tentou reagir, mas acabou sendo vitimado oito minutos depois, quando Adrian Voiculet aproveitou um contra-ataque e deu números finais à partida.

- CFR CLUJ 0X0 POLITHENICA IASI: O atual super-campeão romeno - além da Liga I, o time é o detentor da última Cupa Romaniei - vive um momento de inferno astral. Embora tenha mantido boa parte do plantel campeão, os jucatori não estão conseguindo o mesmo desempenho da temporada passada - e depois da chocha egalitate sem goluri contra o Poli Iasi, já somam quatro meciuri sem vitória. Não vimos o jogo, mas os relatos que a nós chegaram dão conta de uma partida sem graça, arrastada e quase sem chances de gol de lado a lado. Com isso, o time que liderou nas duas primeiras rodadas despenca na clasamentul, e agora ocupa uma modestíssima pozitia 11, com pouco animadores 8 puncte em seis rodadas. E nem vamos falar muito no grupo que o CFR Cluj recebeu na Liga Campionilor para não deprimir ainda mais os admiradores brazilianul do time de Cluj-Napoca...

Simbata, 30 august 2008

- FARUL CONSTANTA 2X1 GLORIA BISTRITA: para surpresa de muitos, esse meci entre duas echipa intermediárias no Romenão acabou sendo o mais emocionante de toda a rodada. As emoções começaram aos oito minutos, quando o miljocas Ioan Hora aparou um cruzamento com a pélvis, encoxando a bola e marcando o 1 a 0 para a echipa visitante. Nos minutos seguintes, os vampiros azuis mantiveram a pressão, e parecia mesmo que o Farul ia desandar feio na frente de sua torcida. Mas os marinarii aos poucos recuperaram a tranquilidade, e passaram a pressionar os filhos de Drácula de maneira cada vez mais insistente. Insistência que foi coroada aos 24mins, quando Rusmir saiu em desabalada carreira e, de modo um tanto afobado mas altamente efetivo, desferiu um balaço contra a meta adversária, empatando o jogo e botando fogo no Stadionul Constanta. A partir daí, o controle das ações foi do time da casa, com os vampiros azuis se defendendo como podiam das investidas dos marinarii. Tiveram sucesso até o finzinho do jogo - mas aos 45 do segundo tempo, com o arbitrul já colocando o apito na boca para encerrar o cotejo, eis que o miljocas Florin Maxim faz jogada espetacular e coloca o português Chico na cara do gol, para desferir um chutaço com toda a falta de elegância que Deus lhe deu e virar a partida em 2 a 1 para o Farul. Festa na ruas de Constanta - e, como os marinarii estão com um meci a menos (seu jogo com o Poli Iasi foi adiado para data incerta e não sabida), periga o time surpreender todo mundo e dar um calor nos líderes do campionatul.

- DINAMO 1x0 UNIVERSITATEA CRAIOVA: Infelizmente, não pudemos assistir esse meci do modo devido - mas, a julgar pelas informações que recebemos, foi um jogo bem menos tranqüilo do que se poderia supor, com os Canii Rossii sofrendo o diabo para furar a retranca empedernida promovida pelos "campeões de um grande amor" (provavelmente, o apelido menos romeno que um clube romeno jamais recebeu, mas enfim). O solitário gol foi assinalado por Marius Niculae, e os alb-rossii terão problemas na próxima rodada, posto que dois de seus jucatori foram premiados com o cartona rossi - Julio Cesar, em uma discussão não-verbal que levou de arrasto também o universitário Mitchell, e Adrian Ropotan, que não se contentou com o galbene e não descansou até receber o sempre honroso rossi. Dois desfalques é um problema considerável, ainda mais sabendo que o próximo jogo é fora de casa contra o FC Vaslui, que é (para os outros) a surpresa do Romenão - embora nós aqui estejamos cantando essa pedra desde 2006, como os leitores/as de boa memória podem comprovar. Vamos ver o que vai sair dessa batalha...

Duminica, 31 august 2008

- OTELUL GALATI 0x1 FC VASLUI: E falando nos galben-verzii, eis que somaram mais um importante rezultate, vencendo fora de casa o Otelul Galati por módicos mas efetivos 1 a 0. Eficiente na defesa, o Vaslui simplesmente não ofereceu chances de gol para a echipa local - confirmando sua campanha como clube menos vazado do campionatul, com apenas 3 goluri sofridos em seis jogos. O gol da vitória saiu aos 23mins da etapa final, cortesia de Mike Temwanjera, o africano mais romeno que já tivemos a oportunidade de ver. O jucator, nascido no Zimbabwe, deu números finais ao placar com uma bucha certeira, enchendo de alegria a torcida dos galben-verzii. Agora, o FC Vaslui está na vice-liderança, perdendo para o Unirea apenas na golaveraj - nada mal para um clube que foi fundado no nada distante ano de 2002, convenhamos...

- UNIREA URZICENI 2x1 GLORIA BUZAU: Falando em renovação no fotbal al romaniei... Eis que o atual líder é o Unirea Urziceni, time que já tinha dado um suadouro nos grandes na temporada passada, sagrando-se vice-campeão da Cupa Romaniei e mantendo-se durante todo o Romenão na ponta de cima da clasamentul. Na atual temporada, a eficiência dos leões azuis - que estão recém na sua terceira temporada entre os grandes - mantém-se, e no momento o clube lidera a Liga I, superando o Vaslui pelos critérios de desempate. A vitória sobre o Gloria Buzau começou a ser construída logo a 1min de meci, com um gol do ídolo Cristian Danalache. O time visitante ainda esboçou uma reação, com um gol de panalty assinalado por Tudose aos 33mins - e a partir daí partiu para o ferrolho defensivo, feliz da vida com o empate parcial. Porém, o Unirea foi incansável, pressionando sem piedade - e alcançou a vitória no final da segunda etapa, com um petardo salvador do atacant Marius Onofras.

- POLI TIMISOARA 1x0 RAPID BUCURESTI: Outro que vem surpreendendo os menos atentos ao fotbal al romaniei é o Poli Timisoara. Depois de anos a fio servindo de saco de pancadas dos grandes e lutando sempre para não cair para a Liga II, eis que os banatenii fizeram uma boa campanha em 2007-2008, rondando os grandes e com bons resultados em várias partidas. Na atual temporada, a campanha sólida mostra que não foi fogo de palha - e apesar do tropeço de 5 a 1 diante do Gaz metan, ocorrido na segunda rodada, soma 13 puncte e uma das melhores campanhas do Romenão. Azar do Rapid, que amargou diante dos alb-violetii a sua segunda derrota no campionatul. Foi um jogo dos mais cruentos, de muitas jogadas violentas e doses animadoras de deslealdade, como convém ao melhor fotbal do mundo. O Poli, inclusive, viu-se diminuído em campo (embora reforçado em sua fama sangrenta) com o cartona rossi aplicado no fundas sérvio Sretenovic - mas acabou premiado quase no fim do meci, com um gol de pura feíura de Dejan Rusic assinalado aos 41mins da etapa final.

Luni, 01 setembrie 2008

- STEAUA BUCURESTI 1x0 PANDURII TG JIU: No encerramento da sexta etapa, o Steaua conquistou uma vitória simples sobre o sempre perigoso Pandurii - time que adora complicar contra os grandes do fotbal romeno. Empolgados com a vitória sobre o Galatasaray pelos qualifyings da Liga Campionilor, os suporteri lotaram o Ghencea, oferecendo um belo espetáculo de cânticos, coreografias e mutilações sobre os incautos torcedores da echipa visitante. No campo, a superioridade dos militarii foi nítida, mas um tanto quanto modorrenta - poucas foram as chances de gol, e boa parte disso deve-se não só ao ritmo mais leve dos jucatori do Steaua, mas também à falta de qualidade geral do plantel do Pandurii, que foi incapaz de impor qualquer dificuldade à meta defendida por Zapata. O solitário gol foi marcado por Florin Lovin no finalzinho do primeiro tempo, e a partir daí os ros-albastrii ficaram cozinhando o jogo em banho-maria, sem tomar maiores iniciativas para ampliar o placar mas tampouco sofrendo qualquer assédio mais temível por parte dos minerii. Um jogo tranqüilo, sem maiores palpitações, mas que rendeu lucrativos três puncte ao atual vice-campeão.

Rezumat din clasamentul:

No momento, como já adiantamos, duas echipa sem maiores tradições (na verdade, sem tradição nenhuma) estão ponteando o Romenão: Unirea Urziceni e FC Vaslui, ambas com 15 puncte e separadas apenas pelo saldo de goluri (10 para o Unirea, 5 para o Vaslui). Apesar de liderarem o campionatul, a situação dos dois times longe está de ser tranqüila - afinal, nada menos que três outras echipa (Dinamo, Steaua e Poli Timisoara) estão com 13 puncte, podendo assumir a liderança já na próxima rodada, dependendo do caso. O Rapid vem em sexto, com 12 pontos, e também não está muito atrás, longe estando portanto de ser uma carta fora do baralho. Surpreende, negativamente, a posição do atual campeão CFR Cluj: com minguados 8 pontos, está na décima primeira pozitia e mais próximo da zona de descenso do que da disputa pelo título ou por torneios continentais. Quem esperaria por isso, antes do início da competição?... Seja como for, a zona da degola por enquanto está sendo ocupada por CS Otopeni, Gloria Buzau (ambos sem somar um único puncte até o momento), Poli Iasi (3) e Pandurii Tg Jiu (4). Os recém egressos da Liga II, Gaz Metan Medias e FC Arges Pitesti, estão rondando o lamaçal, mas ainda não enfiaram o pé no atoleiro.

Para a próxima rodada, teremos alguns jogos de alto potencial emocional e destrutivo. A começar por Rapid Bucuresti x Unirea Urziceni e FC Vaslui x Dinamo Bucuresti, dois confrontos diretos entre postulantes da ponta de cima da clasamentul. O Poli Timisoara viaja a Craiova para encarar o eternamente instável Universitatea local, enquanto o Steaua vai a Constanta para mais um dos conhecidos confrontos de morte com o Farul - sabidamente, uma das maiores rivalidades de todo o fotbal romeno, acreditem ou não. Dos confrontos menos cotados, recomendamos uma atenção especial a Gaz Metan x Pandurii, jogo que pode causar reviravoltas na ponta de baixo da tabela, e Gloria Bistrita x CFR Cluj, que dependendo do rezultate pode jogar o atual campeão de vez em uma crise retumbante, às vésperas da estréia na Liga Campionilor. Revigorados (e, agora, com um pouco mais de tempo livre), prometemos aos leitores fiéis uma cobertura detalhada de mais essa rodada da Liga I, doa na canela de quem doer! Obrigado a todos/as, e até lá.

Niciun comentariu: