sâmbătă, august 16, 2008

Canotoarea câştigarea titlului olimpic


Canotaj

Que as meninas romenas estão fazendo bonito em Beijing, os amigos leitores já devem ter notado. Agora, que os romenos são exímios remadores, provavelmente vocês não sabiam. Georgeta Andrunache e Viorica Susanu, como seus ancestrais pescadores, navegaram pelo Danúbio desde tenra idade. Ambas são da região da Moldávia, da qual o país homônimo deveria fazer parte. Georgeta é de Botoşani, e Viorica, de Galaţi. Acostumadas às águas revoltas do Marea Neagra, as plácidas e límpidas águas chinesas não foram nenhum obstáculo em mais uma conquista olímpica na classe "Dois sem", já que o formoso busto de ambas já havia sido medalhado antes. Juntas, venceram a mesma prova em Atenas, e para Georgeta é o tri-olímpico: ela foi campeã também em Sydney. Favoritas, fizeram a prova em 7min20s60, larga vantagem sobre as chinesas e bielorussas que remavam esbaforidas no seu rastro.

Georgeta Andrunache e Viorica Susanu

Mas a participação das nossas meninas douradas não pára por aí. As duas, e mais sete belas romenas, são as favoritas ainda na classe "8+1", onde também já foram ouro em Sydney e Athenas. A final será nessa madrugada, e, nas clássificatórias, essas gurias endiabradas já fizeram, brincando, o melhor tempo: 6min05s77. Favoritaças, portanto. A Romênia já tem dois auri, uma argint e dois bronzi, é 14ª no quadro geral, bem à frente de Brazilia.

Lupte

Na luta, entretanto, a nação romena não faz tão bonito. Ana Paval perdeu o bronz para a colombiana Jackeline Renteria, na categoria livre até 55 quilos. Na luta Greco-Romana, nossos três atletas decepcionaram. Virgil Munteanu (até 55 kg) e Ion Panait (até 66) caíram na primeira fase. Eusebiu Diaconu (até 60) se esforçou um pouco mais, caiu na segunda fase, apenas para levar mais uma sova na repescagem. Como se vê, esses moços são mais grecos do que romanos. Resta torcer na categoria livre masculino, onde temos representantes de 55, 74 e 120 quilos.

Outros derrotados

Nossos tenistas Victor Hănescu e Sorana Cîrstea caíram logo na primeira fase, para o italiano Bolelli e a israelense Peer, respectivamente. No levantamento de peso, Antoniu Buci beliscou o bronz: perdeu para o indonésio Triyatno por apenas 3 quilos. A mignon Roxana Cocoş (58 kg) usou de toda sua feminilidade para levantar 115 kg, mas ficou apenas em oitava. Mas o grande tiro pela culatra até aqui vai para a Associação Romena de Atiradores de Aluguel, que mandou quatro "atletas" para Beijing, mas só chegou perto de medalha com Alin George Moldoveanu, que perdeu o bronz para o finlandês Henri Häkkinen por quatro centésimos, na modalidade rifle de ar, 10m. Ao fim da prova, Moldoveanu justificou dizendo que está "mais acostumado a atirar no meio dos olhos do alvo", e que a transição para um alvo não-animado não foi fácil.

Correspondente Bola Romena vai se despedindo por aqui, antes que o dono do laptop se dê por roubado e que o abrigo de indigentes feche.

Hai, România!

Niciun comentariu: