vineri, august 29, 2008

STEAUA 1 X 0 GALATASARAY: a Romênia está chegando!

Como todo mundo sabe, o Steaua está em dívida com seus fanáticos suporteri. Afinal, fez uma campanha deplorável na Liga Campionilor 2007-2008, acumulando fracassos e sendo eliminado de forma melancólica na lanterna de seu grupo de classificação. Bem ou mal, a lembrança daquela jornada inesquecível contra o Barcelona em 1986 está sempre presente - e ser um dos piores times de uma competição continental não é posição que combine com um clube que já esteve na posição mais gloriosa do mesmo certame. Por isso a exigência estava compreensivelmente alta em cima dos ros-albastrii - e ainda bem que os gladiadores romenos deram conta do recado e garantiram a classificação nos qualifyings da Liga, eliminando os turcos do Galatasaray na melhor de dois jogos. Depois de um emocionante e movimentado empate em 2 a 2 na Turquia, o Ghencea teve a chance de testemunhar uma vitória magra, de 1 a 0, mas valiosíssima para as pretensões do clube de Bucuresti - e que, além da classificação, garantiu que teremos dois clubes romenos na fase principal da Liga, espalhando o fotbal romaniei com toda a classe e virulência características.

A bem da verdade, o jogo não começou nada convidativo para o Steaua: disposto a obter a vitória, o Galatasaray iniciou o cotejo com o controle total das ações, pressionando e empilhando situações claras de gol. Tanto que, logo aos quatro minutos de meci, Kewell deu um chute acrobático de dentro da área, que venceu o portar Zapata e só não resultou em gol turco porque o travessão, corajosamente, se jogou na frente da bola, impedindo assim a abertura do placar. O Steaua até tentava algumas articulações ofensivas, a maioria por meio de infiltrações do movediço Daryo Moreno, mas era o Galatasaray quem tinha maior posse da bola e criava as situações de ataque mais consistentes. Porém, aos poucos os jucatori da echipa romanesc começaram a retomar as redéas do jogo, muito devido ao animador apoio de seus suporteri - que, com seus cânticos inflamados, prometiam um suplício banhado em sangue aos atletas caso fracassassem na luta pela classificação. Foi assim que o Steaua foi se impondo, conseguindo algumas boas chances na primeira etapa - a melhor delas em um chute de Bernhardt, que passou bem perto da meta de Aykut Erçetin.




Na segunda etapa, a pressão ganhou ainda mais em intensidade, com o Ghencea lotado se transformando em um verdadeiro caldeirão. As chances de gol se empilhavam - aos oito minutos, Bernhardt mandou um testaço na trave, e Daryo Moreno continuava incomodando com seus avanços em altíssima velocidade. Mas foi aos doze minutos que a rede finalmente balançou: em lançamento excepcional de Toja, Nicolita viu-se livre, e chutou com força e precisão, matando o portar turco e garantindo o 1 a 0 para a echipa local. Prêmio merecido a um time que soube superar a perturbação inicial e que dominava em todos os setores, com grande equilíbrio defensivo (destacando-se a atuação monstruosa de Radoi, que nem parece que arrebentou a cara na Euro há pouco mais de dois meses) e boas soluções de ataque. O Galatasaray até tentou uma reação, mas parou no ferrolho defensivo dos romenos, e o placar acabou ficando em 1 a 0 mesmo, para festa da torcida e alívio dos jucatori, que escaparam de deixar algumas viúvas pelo caminho...

Com isso, garantimos a presença de duas equipes romenas na fase de grupos da Liga. O CFR Cluj, classificado com o título do Romenão 2007-2008, caiu no Grupo A - e terá pela frente nada menos que o Chelsea, time treinado pelo brazilianul Luis Felipe Scolari e um dos favoritos da imprensa ocidental para a conquista do caneco. Além dessa pedreira, os atuais campeões romenos encararão o Bordeaux e o Roma - ou seja, um grupo indigesto, no qual o time de Cluj pode sinceramente se dar por feliz se levar uma vaga para a Cupa Uefa. Não que a classificação seja inconcebível, mas sem dúvida só será alcançável com doses cavalares de arrojo e heroísmo - ainda mais se considerarmos que a echipa está inferiorizada com relação ao time campeão do meio do ano, e vem fazendo campanha não mais que modesta nessa temporada da Liga I. Já o recém-classificado Steaua pegou um grupo um pouquinho menos assustador - compondo no Grupo F, encara Fiorentina, Bayern e Lyon, times que de qualquer modo estão quase sempre na ponta de cima do futebol europeu. Analisando com frieza, a classificação é difícil - mas os ros-albastrii estão em situação bem melhor do que a da temporada anterior, e dificilmente repetirão a coleção de derrotas fiasquentas que marcou a campanha na Liga 2007-2008. O antrenor Marius Lacatus tem se mostrado com o controle do grupo - basta recordarmos a reação do time depois que o 'Fiara' assumiu como técnico, saindo do meio do bolo da Liga I direto para a disputa do título palmo a palmo com o CFR, título esse só perdido na última rodada. O plantel também está se reforçando, de modo que com muita dedicação e uma boa dose de truculência dá sim para garantir o fotbal al romaniei nas oitavas da Liga Campionilor. O CFR Cluj estréia dia 16/set em Roma contra o time local, enquanto o Steaua encara o Bayern em casa no dia seguinte. Torceremos e acompanharemos de perto, como de hábito.

EM TEMPO: outro time romanesc fez bonito durante a semana. O FC Vaslui, que vai bem na Liga I e não é de hoje que é reverenciado aqui no Bola Romena pela pujança de seu fotbal, despachou nessa última quinta-feira o pobre SK Liepājas Metalurgs da Letônia por 3 a 1, em partida válida pelas preliminares da Cupa Uefa. Antes de dez minutos de jogo, os galben-verzii já tinham duas buchas ao seu favor - assinaladas por Burduian (5') e Canu (7') - e com meia hora de meci já davam o tiro de misericórdia, por intermédio do miljocas Ousmane Ndoye. Considerando que o jogo na Letônia já havia sido 2 a 0 pró-Romania, era natural um certo relaxamento - que inclusive permitiu um golzinho de honra para os visitantes, marcado por Ferreira de Oli no decorrer da segunda etapa. De qualquer modo, está garantida a participação do Vaslui na fase quente da Cupa Uefa, ao lado de Dinamo e Unirea Urziceni. Hai Romania!

3 comentarii:

Marcelo spunea...

Neste ano os clubes romenos prometem fazer bonito nas competições continentais. Força, bravos espancadores do couro!

AsaladaMista spunea...

Posta um link da net que transmita pra cá os jogos da romenia, queria muito ver os do RAPID.

;*

Anonim spunea...

Copiando e colando a resposta dada num post mais distante:

Olá :)
Recomendo sempre dar uma olhadinha no MyP2P:

http://www.myp2p.eu/

Clica em "Live Sports", depois "Football" e tem uma lista dos jogos disponíveis naquele momento ou logo depois. Tem links para Sopcast, TVAnts e até Media Player - domingo, consegui assistir boa parte de Rapid x Dinamo por lá. É uma boa pedida, quase sempre funciona direitinho.

Obrigado e volte sempre :D


De qualquer modo, talvez seja uma boa mesmo botarmos um post do tipo "passo a passo", explicando como fazer uso desse e de outros mecanismos para assistir o fotbal al romaniei na rede. Vou pensar no assunto com carinho :)

Obrigado e volte sempre!