O Dinamo Bucuresti faz, como sabemos, campanha extraordinária na Divizia A do campeonato romeno. Com acachapantes 100% de aproveitamento, os “cães vermelhos” já estão há 11 rodadas sem tomar conhecimento dos adversários – e, convenhamos, tal desempenho no mais disputado e sangrento campeonato nacional do planeta não é pouca coisa. A vítima da vez foi o pobre Farul Constanta, e apesar de toda a coragem e virilidade os “tubarões” nada puderam fazer frente ao melhor futebol do adversário.
Os 15300 lugares do Dinamo Stadium estavam tomados por ‘suporteri’, e os “Nuova Guardia” comportaram-se como de hábito, sem parar de cantar e pedir sangue um minuto sequer. Como resultado, os ‘jucatori’ vieram a campo com a sofreguidão habitual, armando desde o início violenta pressão sobre os visitantes. Os “marinarii”, corajosos como todo bom grupo de guerreiros romenos, respondiam à pressão como podiam, distribuindo golpes baixos e certamente tomando algumas lições com o bem-sucedido time de rúgbi da agremiação. Aos 21 minutos, porém, o aguerrido atleta Ionel Ganea encarregou-se de acabar com a brincadeira, metendo uma bucha certeira e assinalando seu nono golo na competição. Agora, o ‘atacant’ divide a artilharia com Nicolae Dica, do Steaua Bucuresti. Desnecessário dizer que a festa dos cães vermelhos foi selvagem, e algumas dezenas de torcedores devem ter cometido suicídio involuntário durante o frenesi da comemoração.
No entanto, os ‘marinarii’ são famosos, se não pela pujança do futebol, pela coragem dentro do campo de batalha futebolística, e empataram de modo surpreendente aos 34 minutos, em bela jogada individual do ‘miljocas’ Liviu Mihai. Na seqüência, um silêncio ominoso caiu sobre o Dinamo Stadium, silêncio quebrado apenas pelo som surdo das travas das chuteiras contra canelas, costelas e mandíbulas. No intervalo, o ‘antrenor’ Mircea Rednic deve ter cobrado mais atitude de seus comportados ‘jucatori’, e os ‘fundas’ Radu Stefan e Cosmin Moti seguiram à risca a cartilha, recebendo ‘cartonase galbene’ após entradas violentas tipicamente romenas. De qualquer modo, esse abandono de rococós futebolísticos ocidentalizados e o resgate da verdadeira tradição romena de ‘fotbal’ acabaram rendendo dividendos, e os “cães vermelhos” enfim alcançaram a vitória aos 64 minutos, com um gol chorado de Claudiu Niculescu. O Farul ainda tentou emparelhar as coisas, senão no placar de ‘goluri’ no de ‘cartonase’, e Tibor Moldovan levou o seu aos 84 minutos. Mas aí já era tarde, e o Dinamo já tinha na mão a décima primeira vitória em onze jogos, para o delírio dos ensandecidos ‘suporteri’, que não deixaram pedra sobre pedra em Bucuresti durante sua vigorosa comemoração.
A questão que se ergue agora é: quem tirará a virgindade do Dinamo na Divizia A? Na próxima rodada, os alvi-rubros vão até Bistrita enfrentar o Gloria, time do coração de nosso leitor emérito Fonseca. Considerando que dois dos adversários mais próximos do Dinamo terão confronto direto na rodada que vem (Otelul Galati x Steaua Bucuresti), é de se crer que uma décima segunda vitória deixaria os ‘cães vermelhos’ em situação extremamente cômoda na competição. No entanto, o Gloria Bistrita ainda não perdeu em casa (são quatro ‘victorii’ e um ‘egalur’), de modo que as coisas podem complicar no fim de semana que vem. Veremos.
DESTAQUE DA RODADA: FC National. Embora esteja entre os rebaixados e tenha empatado em 1 a 1 com o Poli Timisoara em jogo chocho e de poucas jogadas de emoção, demonstra pelos números estar achando seu melhor futebol: nada menos que seis ‘cartonase galbene’ e um ‘rossi’, para o aplicadíssimo ‘atacant’ Roberto Iancu. Se continuar essa reação espetacular, não há dúvida que sai da zona do relegamento em poucas rodadas. Fiquemos de olho.
Abonați-vă la:
Postare comentarii (Atom)
3 comentarii:
O Dinamo tem a campanha mais impressionante de todos os campeonatos europeus em 2006/07 até agora. Penso que pouca coisa será capaz de evitar seu título este ano. Tomara que comece a perder logo, para dar mais emoção no campeonato. Fico imaginando se o Dinamo estivesse na Champions League este ano. Chsnces de título garantidas.
O nobilíssimo Allgayer é um colunista diferenciado e profundo conhecedor do fotbal româniei - e mais do que isso, sabe da minha paixão pelo futebol tipicamente romeno, aguerrido, pegado e agressivo. E, no caso do FC Nacional, os números não mentem. Depois de uma exuberante exibição contra o Farul Constanta na rodada 8 (1x1, sem graça, mas quatro 'cartonase galbene' e dois 'cartonase rossi'), o National vinha em queda livre: três 'galbene' contra o Pandurii Tg Jiu na rodada 9 e medíocres dois 'galbene' no empate sem gols contra o Jiul Petrosani na 'etapa' 10. Fácil perceber que os seis 'galbene' e um 'rossi' da rodada passada são um progresso, mostra de que o FC National está reencontrando seu melhor futebol e dignos de lembrança em meu mui humilde artigo. O que, claro está, não diminui os feitos de Rapid Bucuresti e Viorel Frunză, que de fato brilharam na etapa 11.
Só uma pergunta, sem querer dar uma de ignorante: o que diabos significa "miljocas"?
Trimiteți un comentariu