sâmbătă, noiembrie 25, 2006

Dinamo e Rapid na UEFA Cupei: baita 1 a 1

Club Brugge 1 x 1 DINAMO
Os bravos cães vermelhos demoraram meia hora para abrir o placar com uma bela bucha de Claudiu Niculescu, mas desde antes do apito inicial os bravos suporteri do Dinamo que foram até a Bélgica já depredavam alegremente o estádio Jay Breydel, e juravam de morte todo e qualquer belga bunda-mole que passasse pela frente. Num jogo um tanto quanto morno, em que os donos da casa empataram num pênalti marcado de forma duvidosa, e convertido por Sven Vermant aos 17’ do segundo tempo, quem brilhou mesmo foram os valentes ultras da Nuova Guardia. Se os Câinii Roşii vem decepcionando em campo, onde minguam as vitórias, os ossos quebrados e as luxações, a torcida não deixa por menos: se não bastassem os prejuízos materiais causados pela torcida, e o clima de terror provocado no estádio (o jogo foi interrompido duas vezes pelo juiz, que acabou por dar 5 minutos de prorrogação), a România e o Dinamo foram envolvidos num incidente diplomático internacional.

Mais um tropeço do Dinamo Bucuresti

Na volta para a România, a torcida, embarcada num avião da Blue Air, companhia romena nos moldes da companhia Gol de Piratininga, comportou-se como se estivesse num ônibus voltando de Arges. Contrabandearam bebidas, cantavam hinos insultuosos à mulheres, padres e cabras o tempo todo, pulavam para ver se a o avião balançaria... A tripulação, apavorada, nada fazia, até que, enfim, acharam que os suporterilor dinamovişti haviam passado dos limites. E isso quando os ultras notaram que no avião haviam passageiros turcos indo para Istambul, e resolveram atacá-los violentamente. Em questão de instantes, o avião havia sido tomado por uma batalha digna da idade média, numa rivalidade que parece não ter cessado.

Apavorados, os pilotos fizeram um pouso de emergência em Constanta, e a polícia, avisada por rádio, interviu. Dois líderes da Nuova Guardia foram detidos, o restante da torcida seguiu viagem de ônibus, e o avião da Blue Air enfim pode seguir viagem tranquilamente (apesar de depredado, foto ao lado). O diretor-executivo do Dinamo Cristian Borcea declarou que o "Incidentele cu suporterii sunt regretabile", mas, quando os torcedores chegaram a Bucuresti, eles foram recebidos com festa pela direção do clube, e os dois que foram presos ganharam passe livre nos jogos do time para o resto da vida. A embaixada da Turquia, que já havia sido incendiada após o jogo do Dinamo conta o Beşiktaş, protestou veementemente na EU, mas o governo romeno parece pouco se importar com as possíveis sanções internacionais.

Por fim, após o empate, o Dinamo está em segundo no grupo B da UEFA Cupei, e só precisa de uma vitória nos dois jogos restantes para sacramentar a classificação. Os adversários serão o Bayer Leverkusen (29/11) e o líder Tottenham Hotspur, já classificado (14/12).


RAPID 1 x 1 Mladá Boleslav
Em vineri, noiembrie 03, dissemos que o Rapid teria que fazer mais do que não perder para seguir vivo na competição. Ainda não o fez. Empatou novamente, desta vez em casa, contras os tchecos do Mladá Boleslav, que também ainda não venceu. De todo, não há qualquer fato que nos leve a falar sobre o jogo, soporífero do início ao fim, sem atos de vandalismo, seja da torcida ou dos jucatori. Inclusive os cartonasi galbene foram poucos, apenas um para o Rapid, enquanto o Mladá Boleslav conseguiu levar quatro condecorações. Destaque especial para o tcheco Jaromir Smerda que jogou com a virulência balcânica que faltou aos Giuleşteni, que refreiam nesta competição a sede de sangue que apresentam na Liga 1. Grande Smerda! (foto abaixo, de branco)

O Rapid tem mais um jogo, dia 30 de novembro, contra o líder Panathinaikos. Os gregos estão virtualmente classificados, precisando apenas de um ponto para formalizar a passagem para a próxima fase. Os ferroviari, que tem 3 pontos em 3 jogos, precisam ganhar este jogo para passar para a rodada dos 16; se perder, podem dar adeus a competição; se empatar terão de torcer por uma série de resultados favoráveis, inclusive na última rodada dia 13 de dezembro, em que folgará.


Em tempo: Depois de sair perdendo por 13 a 11 no primeiro tempo, a reprezentativa de handbal feminin da România VENCEU a selectionata Braziliei no primeiro jogo da Turcin Cupei, disputada na Ucrânia. Cá na Botocúndia, nenhuma palavra da imprensa esportiva especializada sobre a fragorosa derrota. Sâmbata, as meninas da România enfrentam as donas da casa, e duminica será a vez da reprezentativa Austriei ser derrotada.

Un comentariu:

Natusch spunea...

Os 'ultra' do Dinamo são conhecidos por seguirem à risca as regras de conduta para torcidas do fotbal romaniei, pouco se lixando para modernidades ocidentais como civilidade e respeito entre torcidas. Há um toque poético em todo esse vandalismo, e a sensacional descrição do amigo Allgayer realça ainda mais esse belo e edificante panorama.

Em outras frentes:
1) Belo recorte do handebol feminino romeno. É o Bola Romena diversificando sua área de atuação de modo ousado e pertinente, como de praxe.
2) GRANDE SMERDA!