luni, noiembrie 06, 2006

Liga 1, etapa 14: pegando fogo!

Quer emoção, meu(a) caro(a) amigo(a)? O negócio para você então, sem dúvida, é o campeonatul romanesc. Essa décima quarta ‘etapa’ do romenão foi tão agitada e trepidante que chega a desafiar categorização – então se ajeite na cadeira giratória, pois o Bola Romena passa agora a relatar todas as emoções dessa rodada incomum. E acredite, foram muitas.

Para sermos honestos, devemos dizer que os jogos da vineri (03/11) foram chochos e sem qualquer indicativo do que viria nos dias subseqüentes. No Stadionul Unirea Valahorum, em Urziceni, o Unirea local empatou em zero com o FC Arges, e Iasi testemunhou o Politehnica tombar em casa por 1 a 0 diante do inconstante Gloria Bistrita (foto ao lado). Para alegria do torcedor-símbolo Fonseca, o bem batizado ‘atacant’ romeno Flavius Bad meteu a bucha aos 28 minutos, assinalando seu primeiro gol no campeonatul. O Gloria segue em sétimo, com 22 ‘puncte’, mas essa vitória fora de casa deve reanimar os Vampiros Azuis para fazerem uma campanha mais relevante nas próximas rodadas.

Já no sîmbătă (04/11) as coisas começaram a esquentar. O destaque do dia, inegavelmente, só pode ser um: o FC Vaslui e seu grande craque moldovar Viorel Frunza. Enfrentando fora de casa o FC National, inimigo direto na briga para fugir do relegamento, os guerreiros de uniforme laranja conquistaram o golo consagrador aos 30 minutos, em triangulação um tanto caótica mas efetiva que deixou impotente o ‘portar’ Eugen Nae - e entenda isso como quiser. Com essa bucha, o moldovar já está em terceiro na tabela de ‘golgheteri’, com oito ‘goluri’ assinalados, e já bufa no cangote de Nicolae Dica (Steaua) e Ionel Ganea (Dinamo), que acumulam a artilharia com 10 golos cada. Já o Vaslui ressucita aos poucos no campeonatul, e está a um ponto do Unirea e do Farul Constanta, os inimigos mais próximos na luta pela redenção. Já o National vai se afundando na tabela. O Bola Romena aposta: graças à fase exuberante de Frunza, o Vaslui sairá do grupo dos relegados e ainda vai causar muito ranger de dentes no pelotão intermediário. Esperem e verão!

Abaixo, link para o vídeo do gol de Viorel Frunza (clique no terceiro ícone com a câmera, à direita):
http://www.prosport.ro/articole/3-national-vaslui-0-1/13444

Em outro jogo do dia, o Pandurii Tg Jiu aplicou 2 a 0 sobre o UTA Arad (time do ‘antrenor’ Marius Lacatus), com direito a batalha campal. Explicamos: aos 67 minutos, quando o jogo já estava 1 a 0 pró-Pandurii, o ‘atacant’ Ilie Iordache (foto) sofreu carga ilegal dentro da área, mas mesmo assim conseguiu empurrar o esférico para o fundo das redes do UTA Arad. No entanto, o confuso ‘arbitru’ resolveu anular o gol, preferindo assinalar o pênalti – o que, compreensivelmente, provocou a insânia nos fanáticos ‘suporteri’ do ‘dragoste gorjeana’. Foi uma verdadeira carnificina nas arquibancadas, com dezenas de mortos e incontáveis feridos, só contida depois que o próprio Iordache cobrou o pênalti e venceu o ‘portar’ Marius Marne, marcando o 2 a 0 de qualquer maneira. No jogo restante do dia, empate pouco emocionante em 1 a 1 entre o Poli Timisoara e o Farul Constanta.


E o duminică (05/11) foi pródigo em acontecimentos digno de nota. Antes de qualquer coisa, citemos a perda da virgindade do Dinamo Bucuresti, deflorado pelo CFR Cluj por firmes e eficientes 2 a 1. Foi uma partida energética e combativa, com vários lances tipicamente romenos e um primeiro tempo movimentado: o ‘atacant’ do CFR Adrian Anca abriu o placar aos 21 mins, e míseros dois minutos depois Radu Stefan empatou para os ‘Câinii Roşii’. Depois de um segundo tempo de poucas chances de gol e vários ‘cartonase galbene’ (até o craque bucurestino Ionel Ganea levou o seu aos 2 mins do segundo tempo), todos julgavam que o Dinamo perderia seu primeiro ponto, mas ainda manteria o selinho intacto no romenão. Aos 43 mins, no entanto, a surpresa: Romeo Surdu (ao centro na foto acima) arrisca um chute lotérico e vence o ‘portar’ do Dinamo, marcando o 2 a 1 e enchendo as ruas de Cluj-Napoca de uma das festas mais violentas e ensandecidas que a cidade jamais viu. A vitória, além de manter o clube na melhor posição já alcançada em toda a sua história (até hoje, a melhor classificação do CFR é o quinto lugar em 1972-1973 e 2005-2006), abala a até então sólida campanha do Dinamo, que se não chega a perder tanto terreno assim (segue líder isolado com 39 ‘puncti’), acaba de perceber que a vida não é um moranguinho e que, apesar da dianteira, nada está definido ainda no campeonatul romanesc.

Já o Otelul Galati, tido até não faz muito tempo como um candidato ao caneco, está em queda livre, e depois de derrotas desagradáveis nas rodadas anteriores do romenão, conseguiu uma façanha: tomar 7 a 0 do Rapid Bucuresti, em casa, no que certamente é uma das maiores tragédias que o futebol romeno já viu. Não, caro(a) leitor(a), você não leu errado não: foram 7 a 0, em pleno Otelul Stadium. Verdade que, nos primeiros vinte minutos de jogo, houve equilíbrio, com disputas renhidas de bola e até certa supremacia do Otelul, mas a partir do primeiro gol, assinalado aos 37 mins pelo xará do Galinho de Quintino (Iannis Zicu), só deu Rapid. Foi uma lavada histórica, com destaques para o próprio Zicu e Ionut Mazilu (ambos com duas buchas cada no jogo) e uma sintomática carestia em ‘cartonase’: tão perdidos estavam os ‘garotos de aço’ que não encontravam os ‘feroviari’ nem para distribuir pancadas e cascudos. O primeiro tempo terminou 3 a 0, e o intervalo não trouxe qualquer alívio, como se vê – pelo contrário, só consolidou ainda mais uma das tenteadas mais surpreendentes do ano. Marius Stan, ‘presedinte’ do Otelul, teve trabalho para conter as tentativas de suicídio dos amargurados ‘jucatori’ quando chegaram no vestiário depois do fiasco, e Galati presenciou um dos duminică mais lúgubres que jamais se viu. Já em Bucuresti, os ‘Giuleşteni’ fizeram um festim apocalíptico, e o encontro deles com os derrotados ‘Câinii Roşii’ rendeu cenas de barbárie e infâmia que aqueceram, em mais de um sentido, a noite de tempo parcialmente nublado e sensação térmica de 1ºC em Bucuresti. Embora a quinta colocação com 24 pontos não seja lá muito ruim, o fato é que os ‘garotos de aço’ estão em uma terrível curva descendente, e precisarão fazer muito melhor do que isso nas próximas rodadas se quiserem tirar alguma coisa de bom desse vexame.

Em outros jogos do dia, o Jiul Petrosani seguiu na sua senda de derrotas e tomou 2 a 1 em casa do Universitatea Craiova (foto) – e o Steaua Bucuresti viu o cavalo passar encilhado e não montou: ficou num modorrento 0 a 0 com o frágil Ceahlaul Piatra Neamt e perdeu a melhor chance do ano de encostar no Dinamo e botar fogo no campeonatul. Com esses resultados finais, a ‘clasamentul’ segue mostrando o Dinamo na frente, agora com onze pontos de vantagem sobre o ‘ros-albastrii’, que mesmo com o escorregão segue na segunda posição com 28 ‘puncti’. O Rapid e o CFR Cluj, depois dos resultados positivos, encostaram de vez no Steaua e estão empatados na terceira posição com 26. Na 15ª ‘etapa’, pelo menos um jogo merece especial atenção: Dinamo Bucuresti x Otelul Galati, o confronto do time que sofreu a primeira ‘infranger’ da competição e do que levou a maior tunda de laço do campeonatul. Dois times em busca de recuperação: jogaço garantido. O Steaua pega em casa o fragilíssimo FC National (disparado o pior time de Bucuresti na atualidade), enquanto o Rapid recebe o não muito melhor Unirea Urziceni. Na ponta de baixo, pelo menos dois confrontos que podem redefenir a tabela (UTA Arad x Jiul Petrosani e FC Arges x Ceahlaul Piatra Neamt) e uma partida que promete bastante: FC Vaslui, em ascensão e quase fora do grupo dos relegados, e o Pandurii Tg Jiu, que está no pelotão intermediário, mas já demonstrou com vários resultados não ser flor que se cheire – entre outros, empatou nos descontos do segundo tempo com o Universitatea Craiova e deu um suadouro tremendo no ex-bicho papão Dinamo, perdendo lá em Bucuresti por míseros 1 a 0 em jogo disputadíssimo. É o campeonatul romanesc pegando fogo – e nós do Bola Romena ligados em todos os detalhes, sem medo de oferecer a cobertura mais completa em português do futebol romeno, doa a quem doer.

2 comentarii:

Anonim spunea...

Belíssimo levantamento desta rodada, sem dúvida o campeonato agora pega fogo. O Steaua perdeu uma grande chance de encostar no Dinamo, mas ainda tem muito jogo pela frente e o Cluj provou que os cães vermelhos não são imbatíveis.

Natusch spunea...

BRASILEIRO não.
Um goleiro da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO PAMPA.
=)