No sîmbătă, noiembrie 11, tivemos cinco jogos de trepidantes emoções. Comecemos pelas reviravoltas no andar de baixo da clasamentul, e visitemos Arges para relatarmos a vitória de 1 a 0 do FC local sobre o Ceahlaul Piatra Neamt. A ‘echipa’ aos poucos vai encontrando seu melhor fotbal, e sob o comando seguro do jovem ‘miljocas’ Andrei Prepelita (autor da bucha definidora aos 39 mins) conquistou uma vitória pouco glamourosa, mas que o retirou temporariamente da lanterna do romenão. Posição inglória agora ocupada pelo Jiul Petrosani, que experimentou toda a pujança de Marius Lacatus e seus ‘jucatori’ e tomou 3 a 0 do UTA Arad (foto). Foi um jogo marcado pela superioridade absoluta da ‘velha senhora’ sobre os ‘minerilori’, muito embora o lance mais plástico do cotejo tenha sido do Jiul: Dumitru Hotoboc, revoltado com o segundo gol do UTA assinalado por Bogdan Apostu, aproveita a próxima dividida para a revanche, partindo ao meio o adversário com uma tesourada de rara perícia. Enquanto os padioleiros usavam pás para juntar os destroços do pobre Apostu, Hotoboc era homenageado com um ‘cartona rossi’, e já estava destruindo o vestiário quando Danalache marcou a derradeira bucha do match.
Já o FC Vaslui mantém sua espiral ascendente, e conquistou uma suada, mas importante vitória de 1 a 0 sobre o perigoso Pandurii Tg Jiu, que no meio de semana eliminara fora de casa o Dinamo Bucuresti da Copa Romaniei. O gol da vitória foi feito logo aos 5mins, e mais uma vez contou com a marca do fulgurante moldovar Viorel Frunza – embora, sejamos justos, não tenha sido ele o autor direto da bucha. Na verdade, o ‘fundas’ do Pandurii Florin Popete recebeu ordens expressas de seu ‘antrenor’ para evitar a todo o custo uma bucha de Frunza – e, quando se viu em situação periclitante em um levantamento na área do Pandurii, não hesitou: desferiu ele mesmo o balaço, marcando o gol contra, mas evitando corajosamente que o moldovar fizesse o lance fatal. Um gesto de profunda dedicação, sem dúvida. Com esse placar, o Vaslui está finalmente fora da lista dos relegados, deixando a posição para o Unirea Urziceni, que perdeu por um tento a zero para o ascendente Rapid Bucuresti, golo do aguerrido Mugurel Buga. Confira no link abaixo o ‘autogol’ de Popete e alguns outros lances de Vaslui x Pandurii Tg Jiu:
http://www.prosport.ro/articole/fc-vaslui-pandurii-1-0/14404
E o Dinamo Bucuresti, depois das últimas derrotas, resolveu se reequilibrar antes que fosse tarde, e aplicou impiedosos 3 x 0 no pobre Otelul Galati (foto acima), que ainda lambia as feridas da acachapante goleada de 7 a 0 sofrida semana passada contra o Rapid. Já aos 15mins Adrian Cistea abria os trabalhos, e o trauma recente aterrorizou os comandados de Marius Stan, que passaram a distribuir botinadas a torto e a direito, geralmente recebidas pelo ‘arbitru’ com a condescendência de praxe. Na segunda etapa, a coisa ficou mais feia, e Niculescu ampliou aos 17mins – para desespero de Marius Baciu, que se indignou com a apatia de seus colegas de Otelul e passou a agredir todo ser de duas pernas que visse pela frente, sendo finalmente expulso aos 25. Já nos descontos, Danciulescu resolveu treinar a pontaria, e um chute lotérico acabou selando a partida e garantindo ainda mais os ‘cães vermelhos’ na liderança, agora com invejáveis 14 ‘victorii’ e 42 ‘puncte’ em 15 jogos.
O duminică, noiembrie 12, teve quatro pelejas de alta tensão e grandes acontecimentos em mais de um sentido. O CFR Cluj, algoz do outrora virgenzinho Dinamo na semana passada, não conseguiu sustentar o bom momento, e perdeu de 3 a 2 para o redivivo Gloria Bistrita (foto), que depois de momentos difíceis parece estar se reencontrando no campeonatul. Foi uma jornada, com o perdão do trocadilho, gloriosa para os ‘vampiros azuis’, que terminaram o primeiro tempo perdendo de 2 a 0, culpa dos impiedosos Cristian Coroian e Romeo Surdu. De fato, o primeiro tempo foi todo da águia bordô, e o segundo tempo começou na mesma tocada, dando a entender que o Cluj construiria uma vitória importante e cresceria sobremaneira na clasamentul. Aos 71mins, porém, o ‘miljocas’ Dorel Zaharia descontou, e a partir daí a reação foi fulminante. Aos 82, Razvan Paduretu empata a partida, e nesse momento o Gloria Stadium era uma verdadeira arena em ebulição. Já nos descontos, enfim, o milagre: Flavius Bad mostra que é ‘bad’ mesmo, e com uma bucha certeira liquida a fatura, presenteando Bistrita com uma das noites de duminică mais selvagens que jamais se viu. Uma bonita jornada de superação que só o campeonatul romanesc poderia nos proporcionar.
Em outros jogos, o Poli Timisoara conquistou uma importante vitória fora de casa sobre o Universitatea Craiova, 1 a 0 apertado assinalado pelo ‘atacant’ Gigel Bucur, e o Farul Constanta não tomou conhecimento do Poli Iasi, aplicando ao natural sonoros 3 a 0 nos azuizinhos de Iasi. Nessa partida, destaque para Marius Nae, autor de duas buchas – o outro gol foi de Tibor Moldovan, artilheiro dos ‘marinarii’ na competição com cinco ‘goluri’.
Por fim, a tunda de laço da rodada: o Steaua Bucuresti, que representa a Romênia na Copa dos Campeões e faz campanha bastante boa no romenão, enfrentou o FC National Bucuresti, uma das mais frágeis ‘echipa’ do campeonatul e que já há sete ‘etapa’ não conhecia o sabor da ‘victori’. Resultado? Um passeio dos ‘militarii’, que fizeram impiedosos 6 a 0 sobre os apáticos Bleu-Albaştrii. Na verdade, o placar foi quase todo construído no primeiro tempo, com direito a 4 a 0 e atuação estelar de Cyril Thereau, que marcou nada menos que três golos em treze minutos – para desespero dos ‘bancarii’, que rezavam desesperados para que o ‘arbitru’ acabasse logo aquele suplício. Na segunda etapa, o Steaua resolveu administrar, e segurando o ímpeto acabou fazendo apenas mais duas buchas. Uma delas deveras simbólica, diga-se: gol de ‘panalty’ de Mirel Radoi, o ídolo dos ros-albaştrii, que ainda não acertou de vez com o Real Madrid e finalmente voltou aos gramados depois de longa ausência. O derradeiro gol foi marcado por Stanciu, nos descontos. Confira em vídeo o emocionante gol de Mirel Radoi no link abaixo (clique no quarto ícone, o primeiro da segunda fila à esquerda):
http://www.prosport.ro/articole/steaua-national/14531
Finda a etapa 15 do campeonatul romanesc, o Dinamo segue disparado na frente, mantendo a vantagem de 12 ‘puncti’ sobre o Steaua, que é vice com 31. O Rapid está na cola, com 29, e a partir daí é um embolamento tremendo, com apenas dois pontos de diferença do quarto (CFR Cluj, 26) para o sétimo colocado (Otelul, 24). Na ponta de baixo, como dissemos, o FC Vaslui está se safando, e agora é o Unirea Urziceni quem faz companhia a FC National, FC Arges e Jiul Petrosani no indesejável clube dos relegáveis. Na próxima rodada, os confrontos diretos entre National x Arges e Jiul Petrosani x FC Vaslui devem esquentar ainda mais essa disputa do andar de baixo. Já o recentemente ‘promovido’ Urziceni enfrenta em casa o poderoso Dinamo, e parece seguro afirmarmos que a coisa não anda muito alvissareira para os lados do Unirea Valahorum. O Rapid enfrenta fora de casa o Ceahlaul Piatra Neamt, e Pandurii Tg Jiu x Steaua Bucuresti também prometem um grande jogo, mas acreditamos que a peleia braba da rodada deve ser mesmo Otelul Galati x Gloria Bistrita – dois clubes que, embora atualmente no pelotão intermediário, precisam de um bom resultado para aspirar coisas melhores no campeonatul. Desnecessário dizer que o Bola Romena lá estará, cobrindo tudo para vocês.
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu