duminică, noiembrie 19, 2006

Fotbal României: uma semana movimentada

A semana foi meio silenciosa aqui no Bola Romena. Atucanada com toneladas de trabalhos paralelos, a redação do portal acabou produzindo pouco no decorrer da semana, e agora nos resta dar um apanhado geral na coisa toda, de modo que o leitor fiel não se sinta perdido demais entre tantos eventos e emoções.

ESPANHA 0 x 1 ROMÊNIA (amigável, 15/11/2006)


Comecemos pela bela vitória de 1 a 0 da seleção romena em amigável contra a Espanha, disputado miercuri em Cádiz. Em uma noite de muita chuva no Ramón de Carranza, os espanhóis começaram com certo controle da partida, mas as condições do tempo prejudicaram o futebol enfeitadinho dos comandados de Luís Aragonés e aos poucos a maior efetividade do fotbal româniei em situações extremas foi se evidenciando. O ferrolho romeno impediu maiores investidas dos espanhóis, e o anti-jogo dos comandados de Victor Piturca foi recompensado aos 58 minutos: depois de belo cruzamento de Razvan Rat, o ‘atacant’ do Shaktar Ciprian Marica cumprimentou para as redes, marcando o golo definidor do match. Com esse resultado, a Romênia encerra bem o ano futebolístico, no qual somou bons resultados e no momento é terceira colocada no grupo G da Eurocopa 2008, com 7 ‘puncti’ em 3 jogos e um jogo a menos que os líderes Bulgária (8) e Holanda (10). Agora, os gladiadores romenos aguardarão até 24 de março do ano que vem, quando visitarão os Países Baixos para enfrentar a Holanda em seu próprio covil. Já os espanhóis amargaram a eliminação prematura na Copa do Mundo, arrastam-se na Eurocopa (medíocres 3 pontos em 3 jogos) e têm seu treinador com a cabeça a prêmio, podendo experimentar a guilhotina a qualquer momento. Mas enfim, cada um com seus problemas.

LIGA II

A pedido de alguns leitores, daremos uma passada de olhos também pela Liga II, que aliás anda bastante disputada e movimentada. Na Seria 1, a liderança está com o CS Otopeni, que no sîmbătă empatou fora de casa em 1 a 1 com o Prefabricate 05. Com 16 ‘etapa’, o clube lidera com 31 ‘puncte’, dois a mais que o Petrolul Ploiesti, que depois de algumas acusações mal-explicadas de estar arranjando resultados resolveu ganhar de todo mundo para calar a boca da oposição. A raposa amarela meteu 3 buchas a 0 no pobre Precizia Sacele (foto), com destaque para o belo gol de longa distância de Puchea. O Forex, líder da Seria 1 até duas rodadas atrás, tropeçou diante do frágil Dunarea Giurgiu, empatando em 1 a 1 e ficando agora na ‘pozitia 3’ da ‘clasamentul’, com 28.

Na Seria 2, o Universitatea Cluj lidera com folgados seis ‘puncte’ de vantagem, e se deu ao luxo de empatar sem gols contra o time B do Poli Timisoara. A vice liderança é do Dacia Mioveni, que meteu 1 a 0 no estranhamente batizado Gaz Metan, um dos rebaixáveis de momento. Dividindo a vice-liderança em 29 pontos com o Dacia está o Minerul Lupeni, que venceu o CSM Ramnicu-Valcea por minguados mas efetivos 1 a 0. Perto deles, com 28, está o Caracal, que chegou a ser vice líder mas perdeu em casa para o Industria Sarmei Campia Turzii (ou ISCT para os íntimos) por um chorado 0 a 1. Todos, no entanto, bastante longe do U. Cluj, que tem 35 pontos e por enquanto passeia no ‘campeonatul’.

LIGA 1

E, como de hábito, muita tensão e caneladas a granel na Divizia A. No vineri, noiembre 17, o destaque vai para o FC Arges, que aos poucos vai se reabilitando e agora conquistou uma importante vitória fora de casa no confronto direto contra o cambaleante FC National. O 2 a 0, gols de Ciprian Tanasa e Alin Nastasie, coloca o clube de Arges com 13 ‘puncte’ – ainda pouco para sair da zona de relegamento, mas bem mais do que os 3 que o clube ostentava até quatro rodadas atrás. Já o pobre National estacionou nos 10 pontinhos, não ganha há nove rodadas e está se tornando sério candidato a representar Bucuresti na próxima Liga II. Nos outros jogos do dia, o Otelul Galati apenas empatou em casa com o Gloria Bistrita (1 a 1, com Flavius Bad mantendo a tradição e fazendo o gol salvador do Gloria aos 40 do segundo tempo) e vai despencando na ‘clasamentul’ (foto ao lado), enquanto o Universitatea Craiova suou para ganhar de 1 a 0 do Farul Constanta, gol de Saceanu, que curiosamente é artilheiro dos “campeões amorosos” tanto em ‘goluri’ (3, ao lado de Mihai Dina) quanto em ‘cartonase galbene’ (nada menos que seis condecorações).

No link abaixo, um vídeo com o resumo de FC National x FC Arges:
http://www.prosport.ro/articole/national-arges-0-2/15341

No sîmbătă ocorreram os confrontos mais significativos da 16ª ‘etapa’ do Romenão. O CFR Cluj manteve a ascensão, e conseguiu boa vitória de 2 a 1 sobre o Politehnica Iasi, com direito a golo do ‘fundas’ português Pedro Oliveira aos 73mins. Foi um jogo movimentado, com direito a nada menos que dez ‘cartonase galbene’ (quatro para o Cluj e seis para o Poli Iasi) e gol nos descontos finais, marcado para o Poli Iasi por Ciprian Dianu. O outro gol do CFR Cluj foi marcado por Coroian, de ‘panalty’. Já o Poli Timisoara não seguiu o exemplo de seu xará de Iasi, e venceu em casa o UTA Arad por pragmáticos 2 a 0 (foto). Apesar de uma linda jogada de Valentin Simion, que ainda aos 16mins arrebentou um adversário e acabou consagrado com o ‘cartona rossi’, o time do ‘antrenor’ Marius Lacatus segue caindo pelas tabelas, e começa a se aproximar perigosamente da zona de relegamento, ostentando no momento 20 ‘puncte’, apenas 3 a mais que o primeiro relegado, o Unirea Urziceni.


Unirea Urziceni que, aliás, protagonizou a surpresa da rodada, segurando ninguém menos que o Dinamo Bucuresti e impondo aos ‘canii rossi’ um inesperado empate em 1 a 1. O líder do ‘campeonatul’ saiu na frente, gol do artilheiro do ‘campeonatul’ Ionel Ganea aos 41 da primeira etapa, mas o Unirea arrancou o empate aos 65mins com Gheorghe Rohat e a partir daí armou eficientíssimo ferrolho, ao ponto de seu ‘fundas’ Negoita receber o ‘rossi’ aos 93mins, estraçalhando um oponente nanossegundos antes do ‘arbitru’ trilar o apito e acabar o cotejo. Quem poderia ter aproveitado esse tropeço dos ‘cães vermelhos’ é o Steaua Bucuresti – dizemos poderia, pois os ‘militarii’ mais uma vez deixaram de montar no cavalo encilhado e ficaram num modorrento 0 a 0 contra o sempre complicado Pandurii Tg Jiu (foto ao lado). O jogo foi tenso, especialmente na segunda etapa (seis ‘galbene’ e dois ‘rossi’, para Dragomir do Pandurii e para Goian do Steaua), mas o placar sem gols acabou não sendo interessante para nenhum dos dois, que seguem estacionados na tabela.

Enfim, o duminică, noiembre 19, teve apenas dois jogos, mas alguns relevantes desdobramentos. O FC Vaslui mantém sua ascensão irresistível na ‘clasamentul’, e despachou o desmilingüido Jiul Petrosani com categóricos 3 a 1. O Vaslui abriu o placar logo aos 5mins, por intermédio do ‘fundas’ Sebastian Ivan, e o Jiul chegou a empatar aos 16mins com um pênalti convertido por Voicu. A partir daí, no entanto, só deu Vaslui – e o destaque, como de hábito, vai para o craque moldovar Viorel Frunza, que mesmo tendo um golo seu injustamente anulado aos 27mins não desanimou e comandou a vitória do seu time, marcando inclusive o seu (agora legal) aos 56mins. O FC Vaslui, depois de momentos difíceis na tabela, agora já está em décimo lugar com 20 ‘puncte’, e começa a vislumbrar o grupo dos que lutam por vagas nas competições continentais. Já o Jiul Petrosani está abraçado na lanterna com 8 ‘puncte’. No outro ‘meciuri’ do dia, o Rapid Bucuresti conquistou importantíssimo resultado, vencendo fora de casa o Ceahlaul Piatra Neamt por 3 a 0, golos do predestinado Mazilu (2) e do xará do Galinho, Zicu.

No fim das contas, as primeiras posições da ‘clasamentul’ se mantiveram, mas diminuiu a diferença dos líderes (Dinamo, com 43, e Steaua com 32) para os concorrentes diretos Rapid (31), CFR Cluj e Poli Timisoara (ambos com 29). Na próxima rodada, Steaua e Rapid são favoritaços contra Jiul Petrosani e FC National, respectivamente, e espera-se dois placares bastante elásticos nesses ‘meciuri’. O Dinamo Bucuresti pega em casa o inconstante Ceahlaul Piatra Neamt, e dificilmente deixará de também somar seus três ‘puncte’. Mais emoções promete o confronto entre o ascendente CFR Cluj e o decadente Farul Constanta, que chegou a ser quarto colocado e hoje já está na beira do precipício. Agora, o jogão da décima sétima ‘etapa’ do Romenão tem tudo para ser FC Vaslui x Poli Timisoara: a mais recente sensação do ‘campeonatul’ contra um dos aspirantes à ponta de cima da tabela. Acompanharemos de cima, como sempre.

Un comentariu:

Natusch spunea...

Caro Allgayer, sou um torcedor confesso do Steaua Bucuresti, mas concordo que a bonita campanha de recuperação do Vaslui me comove imensamente. Não disfarço a torcida por sucessos ainda maiores para os guerreiros de uniforme laranja. Grato pelos elogios.