joi, noiembrie 02, 2006

Real Madrid 1 x 0 STEAUA BUCURESTI (Copa dos Campeões, 01/nov/2006)

Depois do desastroso resultado do dia 17 de outubro, eram bastante desanimadoras as perspectivas para o Steaua Bucuresti nesse confronto. Para quem não sabe ou bloqueou da memória, os ‘militarii’ tomaram 4 a 1 do Real Madrid em pleno Ghencea, time que agora seria confrontado em pleno Santiago Bernabeu, diante de uma pequena multidão de adeptos espanhóis. Além do mais, a situação dos romenos na tabela da Copa dos Campeões era dificílima, e apenas o triunfo em Madrid manteria vivas as chances de classificação para a próxima fase. Bom, o triunfo não veio, mas a derrota de 1 a 0 para os espanhóis acabou sendo, de certo modo, um resultado digno, pelas circunstâncias nas quais se deu.


Ciente das dificuldades envolvidas no match, Cosmin Olariou armou uma ‘echipa’ bastante resguardada atrás, fincando os ‘fundas’ na área da meia-lua e promovendo uma guerra de trincheiras no meio de campo, conquistando terreno palmo a palmo no campo do Real Madrid. A tática surtiu, pelo menos no começo, forte efeito: os espanhóis ficaram acuados, e era o Steaua quem tomava as iniciativas de jogo. Enquanto os ros-albastrii investiam em estocadas pelas laterais e rondavam perigosamente a meta de Casillas, os madrilenos eram forçados a chutar de longe, sem conseguirem superar o cruento ferrolho bucurestino. Foi um primeiro tempo de superioridade do Steaua, que só não se concretizou em buchas porque o arqueiro espanhol estava inspirado, e fez pelo menos duas defesas de ótimo nível.

Na volta do vestiário, o Real Madrid finalmente lembrou que estava em casa, e começou aos poucos a impor seu futebol cheio de nhém-nhém-nhém sobre os romenos, que no entanto mantiveram controle razoável do meio de campo. De qualquer maneira, os ‘merengues’ estavam pouco inspirados, e raras vezes conseguiram de fato arrematar contra a meta do seguro ‘portar’ Cernea. Aparentemente, se alguém fosse abrir o placar, seria o Steaua – e, infelizmente, assim foi. Aos 25 minutos da etapa final, o ‘miljocas’ Banel Nicolita (na foto ao lado, desconsolado depois do gol) acabou errando feio no recuo de bola, vencendo Cernea e marcando contra o 1 a 0 para o Real Madrid. Em resposta a algumas afirmações de nossos leitores, opinamos: Cernea não teve culpa no golo, causado por uma fatalidade do até então firme e destacado Nicolita, e teve atuação destacada no embate, intervindo de modo sempre seguro e até mesmo fazendo espetacular defesa com os pés na primeira etapa, em chute de Van Nilsterooy que foi disparado a melhor chance de bola rolando que o Real Madrid teve no jogo. O recuo foi de longa distância, completamente inesperado, e pegou o ‘portar’ no contra pé. Abaixo, o vídeo, de modo que qualquer um possa formar sua própria opinião (como brinde, o vídeo é proveniente de uma emissora árabe, e tem narração curiosíssima):

http://www.youtube.com/watch?v=qqIHK37CK7k

Para deixar ainda mais clara essa verdade, citemos o que se deu aos 28 minutos da segunda etapa, pouco depois do gol. Van Nilsterooy, aproveitando o instante de perturbação do Steaua, entra na área a dribles, e o ‘portar’ não hesita em voar direto nas suas pernas como todo bom goleiro da Walachia faria, cedendo a penalidade máxima para os espanhóis. Incorporando o estilo do maior pegador de pênaltis que o planeta Terra já viu – Helmuth Duckadam, o herói de Sevilha – Cernea encarou violentamente o holandês na hora da cobrança, perscrutando com seu olhar até as profundezas da alma de seu oponente, e nem o craque calejado nas lutas continentais pôde resistir: bateu por cima, ficando o jogo no placar simples.

Com esse resultado final, o Steaua está praticamente eliminado da Copa dos Campeões, estando Real Madrid e Lyon virtualmente classificados pelo grupo E para a próxima fase da competição. Só uma combinação esdrúxula de resultados, na qual nem o mais fanático ‘ros-albastrii’ acreditaria, poderia dar a vaga ao clube bucurestino, que no caso teria que superar o próprio Real Madrid no saldo de golos. De qualquer modo, o fato de ter conseguido encarar de igual para igual o time que muitos dizem ser o mais qualificado do planeta, na casa do adversário, já é um incentivo considerável para o Steaua, que volta fortalecido aos confrontos locais e enfrentará na próxima rodada da Copa dos Campeões o frágil Dinamo Kiev, em Bucuresti, no dia 21. A briga, agora, é contra o próprio Dinamo, por uma vaga na Taça UEFA – e o Bola Romena, obviamente, fará a cobertura desse embate, trazendo para vocês todas as informações sobre esse emocionante cotejo.

Un comentariu:

Anonim spunea...

Já pensaram Steaua x Dinamo na final da Copa da UEFA? O Ste-namo do Século!