LIGA I
Vineri, 12 setembrie 2008
Dois meci abriram os trabalhos na etapa 7 do Romenão, envolvendo equipes em situações bastante distintas: enquanto CS Otopeni e FC Arges brigavam na ponta de baixo, Gloria Bistrita e CFR Cluj (especialmente o segundo) aspiravam por uma chance de se destacarem do pelotão intermediário e buscarem alguma chance de ascensão na tabela. Em Otopeni, o time local demonstrou que quer mesmo, e muito, voltar para a Liga II: perdeu nada menos que a sétima partida em sete jogos, mantendo os sensacionais 100% negativos de aproveitamento. Melhor para o instável FC Arges, que não perdeu a oportunidade e garantiu uma valiosa victorie de 2 a 1. O herói dos Alb-Violetii acabou sendo o miljocas Iulian Tames, que marcou as duas buchas do Arges, ambas assinaladas no primeiro tempo - na segunda etapa o CS Otopeni descontou com Ganea, mas não teve forças nem qualidade para tentar ao menos um empate. Com o placar, o FC Arges se distancia um pouco da zona da degola, enquanto o CS Otopeni arma sua barraquinha no fundo do poço e, pelo jeito, vai ficar lá por muito tempo ainda.
Já o CFR Cluj, que vinha dando sinais preocupantes de instabilidade, colocou a cabeça no lugar e conseguiu um resultado importante em pleno covil de Drácula. Era a estréia do novo antrenor, o italiano Maurizio Trombetta, e a vitória era necessária para dar um alento ao atual campeão nesse conturbado início de temporada. E a coisa começou feia, pois os Vampirii Albastri começaram ganhando, com uma bucha de Borbely em bobeira defensiva dos clujistas. Uma derrota parcial que seria catastrófica, dadas as circunstâncias anímicas e de desempenho do CFR Cluj. De qualquer maneira, mesmo com a vantagem do Gloria o jogo se mantinha equilibrado, e o placar tornou-se mais condizente com o que se via em campo aos 40mins, quando Didi aproveitou o rebote do portar bistriteni Tătăruşanu e guardou com convicção, igualando o jogo em 1 a 1. Na segunda etapa, o CFR Cluj tomou as rédeas do meci, investindo em consistentes jogadas ofensivas que acabaram recompensadas aos 22min, embora de um modo meio esquisito: o fundas Queiros deu um balão esdrúxulo para trás, com a bola caindo na área do Gloria e sobrando para a conclusão fulminante de Panin. Um 2 a 1 de virada, fundamental para reanimar os clujistas no campionatul e para dar um alento antes da dificílima estréia na Liga Campionilor no meio de semana.
Simbata, 13 setembrie 2008
De cara, citemos o jogo mais desbaratado de toda a rodada: Universitatea Craiova 1x3 Poli Timisoara. Na verdade, o confronto dos dois times deve ter sido um dos mais chatos de todo o campionatul até os 34mins do segundo tempo, quando o universitário Dina sofreu panalty, prontamente convertido por Dorel Stoica. Indignados por essa derrota parcial diante dos "campeões de um grande amor" (sim, também achamos esse apelido bizarro, mas enfim), os jucatori do clube de Timisoara protagonizaram uma belíssima reação: aos 37mins Gigel Bucur empatou, e menos de um minuto depois o costa-riquenho Winston Parks virou o placar. Aturdidos com a súbita e inesperada reviravolta, os universitários de Craiova simplesmente não conseguiram reagir, e ainda foram fulminados aos 42mins da etapa final, com um gol impiedoso de Karamian. Sem dúvida, uma belíssima vitória - e que dá contornos ainda mais épicos ao atual momento do Politehnica, envolvido em longa disputa para retomar seu nome, uniforme e conquistas, usurpados por um oportunista ex-presidente que se diz dono da marca "Poli Timisoara". No momento, o clube atua sob o nome FC Timisoara, enquanto o time do usurpadorzinho joga em outra cidade, participando da Liga III. Apesar da humilhação, e da recente perda de seis pontos como punição por não seguir as determinações da corte esportiva, o time ainda está em posição digna na tabela, e os protestos dos fanáticos Bănăţenii sacodem o país quase diariamente. Da nossa parte, continuamos chamando o time de Poli Timisoara, pois esse é seu nome e nenhum espertalhão tem direito de usurpá-lo. Que essa bonita victorie dê ainda mais alento aos alb-violetii na sua luta por justiça.
Os outros jogos do dia podem não ter sido tão simbólicos, mas certamente foram pródigos em emoção e eventos relevantes. Em Vaslui, o Dinamo Bucuresti conseguiu uma consistente e importantíssima vitória fora de casa por 2 a 1. Na verdade, o Vaslui - que vinha em bela sequência de jogos e estava lutando palmo a palmo pela liderança no Romenão - saiu ganhando, com um gol de cabeça de Jovanovic. Mas o Dinamo não se apequenou diante da dificuldade inicial, e os Câinii Roşii tiveram sua perseverança recompensada na segunda etapa, conquistando a virada em gols de Dănciulescu e Bratu - esse último assinalado já nos descontos, em contra-ataque fulminante e conclusão precisa, sem chances para o portar Kuciak. Um meci difícil, mas que acabou sendo recompensador para o Dinamo, que agora entra de vez na briga pela ponta da tabela. Dificuldades que, por sua vez, passaram longe de Constanţa, onde o Steaua superou ao natural o Farul local por folgados e tranqüilos 4 a 1. Semedo abriu o placar aos 30mins com um curioso gol olímpico, placar que foi ampliado um minuto depois, em contra-ataque armado pelo mesmo Semedo e concluído com um belo cabeceio de Stancu. Depois do intervalo, a situação manteve-se praticamente inalterada - mas, seguindo uma estranha regra do fotbal romaniei, os goluri só ocorreram no finalzinho do jogo. Aos 44mins, Pantelis Kapetanos recebeu lançamento em posição duvidosa e marcou o 3 a 0; menos de dois minutos depois, Gosic fez o gol de honra dos Marinarii; e já avançado nos descontos o Steaua ainda pôde concluir a goleada, com uma segura cobrança de pênalti de Janos Szekely.
Por fim, o meci que consolidou ainda mais a posição do atual e surpreendente líder do campionatul: Rapid Bucuresti 1x2 Unirea Urziceni. Em um jogo decisivo para ambos os clubes, o Unirea mostrou-se amadurecido e pronto para ser um sério candidato ao título maior do fotbal al romaniei. O assim chamado "Chelsea de Ialomiţa" saiu na frente já aos dois minutos, com um gol de Bilasco após lançamento excepcional de Onofraş. Mesmo surpreendidos pelo revés inicial, os Giuleştenii não se deixaram abater, e o Rapid passou a pressionar insistentemente, tentando furar o bloqueio dos Leões Azuis (que estavam de verde, mas enfim). Mas a maturidade do time do antrenor Dan Petrescu só se evidenciou ao ser posta à prova em tais circunstâncias - pois o time visitante conteve os donos da casa até os 13mins do segundo tempo, quando Cesinha aproveitou de modo oportunista um rebote do portar Arlauskis e igualou o meci. Mas o Unirea manteve o foco, e mesmo com o Giuleşti-Valentin Stănescu transformado num hostil caldeirão foi capaz de buscar o gol da vitória, assinalado aos 28mins do segundo tempo por intermédio do miljocas Bogdan Mara. Com a importante vitória (a sexta seguida), o humilde clube de Urziceni, que só a partir de 2005-2006 tornou-se disputante da Liga I, segura as pontas na liderança do campionatul - e, se lembrarmos que na temporada passada já havia feito belíssimo papel, não é fora de questão dizer que essa atual pozitia tem tudo para não ser fogo de palha...
Duminica, 14 setembrie 2008
Encerrando a sétima etapa, três jogos sem maior influência na ponta de cima da clasamentul, mas mesmo assim interessantes e dignos de registro. No mais relevante deles, o surpreendente FC Brasov conquistou um categórico 2 a 0 em cima do paupérrimo Gloria Buzau, em pleno Stadionul Crâng em Buzau. O novo clube do lendário e quase-ancião portar Stelea construiu sua vitória no segundo tempo, com gols de Romeo Surdu (54mins, concluindo com categoria depois de belo lançamento) e Sburlea (75mins) - e está no momento ocupando a quinta posição no Romenão, com 13 puncte. Algo que seria inesperado para um clube recém-ingresso da Liga II, não fossem os vários exemplos semelhantes vindos dos últimos campeonatos romenos. Nos dois últimos meciuri, nenhuma surpresa: o Poli Iaşi matou o Otelul Galati por 2 a 1 (goluri de Bratu e Bâlbă, com Silviu Ilie descontando para o Otelul), enquanto o bravo Gaz Metan triunfou por igual placar diante do Pandurii Tg Jiu (foto) - um jogo que saiu perdendo com gol de Cosmin Tilincă aos 10mins, mas que soube recuperar e acabou revertendo ainda no primeiro tempo com Curtean e Vidaković.
No momento, como já tínhamos adiantado, o Unirea Urziceni é líder isolado, com 18 pontos, enquanto os sempre temíveis Dinamo e Steaua estão no encalço, somando 16 puncte cada um. O FC Vaslui caiu um pouco e agora é quarto com 15, enquanto o FC Brasov se mantém à espreita e ocupa a quinta pozitia com 13 pontos. Na ponta de baixo, Poli Iaşi (com um jogo a menos) e Pandurii estão com 4, enquanto os convictos Gloria Buzau e CS Otopeni evitam somar um ponto que seja para não correrem o risco de perderem a Liga II na próxima temporada. Na próxima rodada - que está marcada para começar no próximo dia 20 - o Unirea tem uma tarefa teoricamente simples, enfrentando em casa o Universitatea Craiova. Steaua e Dinamo também estão com tudo para triunfarem, enfrentando em território amigo a Gaz Metan Medias e Poli Iaşi, respectivamente - enquanto o FC Vaslui tem parada duríssima em Timisoara, precisando vencer o sempre difícil Poli local para se manter perto dos líderes. FC Brasov x Rapid é outro confronto que promete doses generosas de sangue - enquanto FC Arges x Gloria Buzau e Pandurii x CS Otopeni devem garantir bom entretenimento a quem aprecia histórias de terror. Veremos a partir do próximo simbata, de qualquer modo.
LIGA II
Seria 1: a liderança de momento é dividida entre o CS Municipal FC Ploiesti e o Ceahlaul Piatra Neamt, ambos com 12 puncte e com vantagem para o primeiro nos critérios de desempate. Essas duas echipei estariam subindo para a Liga I em 2009/2010 - mas não esqueçamos do surpreendente CS Buftea, fundado em 2005 e que, recém-egresso da Liga III, liderava até a rodada passada, só tendo caído para terceiro por ter empatado em 0 a 0 com o Sportul Studentesc Bucuresti (foto). O time de Buftea tem 11 pontos, e caso vença fora de casa o frágil FC Snagov pode retomar a liderança da seria - mesmo porque seus adversários também jogam fora, e contra times teoricamente mais fortes que o Snagov. A lamentar nessa seria o desempenho pífio do nosso bem quisto Petrolul Ploiesti - com desmilingüidos cinco pontos, está em décimo quarto lugar e, pasmem, corre risco real de cair para a Liga III se mantiver esse deprimente desempenho. Considerando que os próximos dois adversários são os capacitados Ceahlaul e Delta Tulcea, dá para ver que a vida da Raposa Amarela está bastante complicada...
Seria 2: O Unirea Alba Iulia é o líder da seria, com 13 puncte e uma sólida vitória de 3 a 0 sobre o FC Drobeta Turnu Severin para realçar sua atual posição na clasamentul. O Liberty Oradea é o segundo com 11, e o FCM Targu Mures está no encalço com 10 pontos na sua conta. O UTA Arad, recém-relegado e um dos times mais queridos de toda a Romênia, está em quinto lugar com 9, e a Bătrâna Doamnă (ou "velha senhora") precisa reagir logo se pretende realmente subir para a Liga I ainda nessa temporada. Outros recém-caídos, Dacia Mioveni e U Cluj vão se arrastando com campanhas sofríveis - enquanto o Jiul Petrosani, que desde que caiu em 2007 só tem apanhado na Liga II, é o candidato a fiasco da vez e está rondando perigosamente a faixa da degola, com apenas 4 puncte somados em 5 jogos.
Por enquanto é isso, pessoal. O meio de semana promete emoções continentais para os apreciadores do fotbal romaniei - afinal, já nessa terça-feira o CFR Cluj estréia na Liga Campionilor, jogando em pleno Stadio Olimpico contra os temíveis italianos do Roma. O outro romeno envolvido com a competição, Steaua Bucuresti, recebe na quarta o perigoso Bayern Munich. Na Cupa UEFA, os romenos também terão atividades, com o Poli Timisoara enfrentando em casa os sérvios do Partizan, o Rapid indo à Germania enfrentar o Wolfsburg, o Dinamo encarando fora o NEC da Holanda, o FC Vaslui visitando o Slavia Prague e, por fim, o Unirea Urziceni também passeando pela Alemanha para encarar o Hamburgo. Todos esses jogos se darão na quinta-feira, dia 18. Em resumo, preparem-se, porque vem muito jogo importante por aí - e o Bola Romena fará o possível para cobrir tudo do melhor modo possível. Saudações a todos, e até lá.
Fotos: ProSport.ro e RomanianSoccer.ro